Fibromialgia e Medicina Tradicional Chinesa

De 4 de agosto de 2017Pesquisas

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points).
Várias pesquisas indicam que anormalidades na recepção dos neurotransmissores são frequentes, em pacientes com fibromialgia. Essas alterações podem ser o resultado de estresse prolongado grave. Depressão maior e transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de estresse pós-traumático, são comorbidades comuns. Dentre os vários prováveis responsáveis pela dor constante estão problemas no sistema dopaminérgico, no sistema serotoninérgico, no hormônio de crescimento, no funcionamento das mitocôndrias e/ou no sistema endócrino.
Um estudo recente realizado pela American Academy of Pain Medicine sugere que a medicina tradicional chinesa tem um papel fundamental no tratamento da fibromialgia por ser um modulador de neurotransmissores potente na remissão da patologia.

Referências:

Pain Medicine, Volume 18, Issue 8, 1 August 2017, Pages 1582–1592,

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This