A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É MAIS EFICAZ QUE TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS CONVENCIONAIS PARA COMPROMETIMENTO COGNITIVO

De 3 de outubro de 2019Sem categoria

Os pesquisadores concluíram que a MTC é mais eficaz do que o inibidor seletivo da acetilcolinesterase, o cloridrato de donepezil, para o tratamento do comprometimento cognitivo. Pesquisadores do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin determinaram que um método específico de acupuntura, Xing Nao Kai Qiao (acordando o cérebro e abrindo os orifícios), é mais eficaz do que os medicamentos comuns no tratamento do comprometimento cognitivo vascular. Os resultados foram medidos 4 e 8 semanas após o tratamento. Os pacientes que receberam acupuntura com Xing Nao Kai Qiao relataram uma taxa efetiva total de 74,51% (4 semanas após o tratamento) e 91,11% (8 semanas após o tratamento), enquanto os do grupo controle relataram taxas de 54,05% e 72,72%, respectivamente. [1]

Vários instrumentos subjetivos e objetivos foram usados ​​para medir os resultados dos pacientes em vários pontos de dados: antes do tratamento (T0), 4 semanas (T1) e 8 semanas (T2) após a conclusão do tratamento. Primeiro, os escores da Escala de Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA) foram registrados.O MoCA é uma ferramenta de avaliação amplamente usada para disfunção cognitiva. Segundo, foram calculados os escores da Escala de Capacidade de Vida Diária (AVD). Terceiro, foram registrados os níveis séricos do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1) e da proteína semelhante à visinina 1 (VILIP-1). IGF-1 e VILIP-1 são dois biomarcadores diagnósticos e prognósticos de comprometimento cognitivo e demência. Quarto, a expressão de mRNA de IGF-1 e VILIP-1 foi medida por reação em cadeia da polimerase em tempo real (PCR).

Não houve diferenças significativas em relação aos escores MoCA e ADL em T0 nos dois grupos (p> 0,05). Após o tratamento, ambos os grupos observaram aumentos nesses escores em T1 e T2 (p <0,05), com aumentos significativamente maiores no grupo de acupuntura (p <0,05). Os níveis séricos de IGF-1 e VILIP-1, bem como suas expressões de mRNA, diminuíram em T1 e T2. Houve diferença estatisticamente significante antes e após o tratamento (p <0,05) e o grupo de acupuntura superou significativamente o grupo controle de drogas em T1 e T2 (p <0,05).

desenhar
Pesquisadores (Xu et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 94 pacientes foram tratados e avaliados neste estudo. Os pacientes foram diagnosticados com comprometimento cognitivo vascular entre abril de 2017 e junho de 2018. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e um grupo controle, com 56 e 38 pacientes em cada grupo, respectivamente. Para os pacientes do grupo controle, o cloridrato de donepezil foi administrado. O grupo de tratamento recebeu acupuntura.

A discriminação estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento foi composto por 29 homens e 27 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 57,73 anos. O curso médio da doença no grupo de tratamento foi de 1,86 anos. O grupo controle foi composto por 20 homens e 18 mulheres. A idade média no grupo controle foi de 56,97 anos. O curso médio da doença no grupo controle foi de 1,83 anos. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e curso da doença relevantes para as medidas de resultados dos pacientes inicialmente admitidos no estudo.

Procedimento de tratamento
Para os dois grupos, os pacientes receberam terapia geral de acordo com as Diretrizes da China 2014 para Prevenção e Tratamento Secundário de AVE Isquêmico e Ataque Isquêmico Transitório, incluindo a administração de 100 mg de comprimidos de aspirina a cada dose por dia e 20 mg de comprimidos de cálcio de atorvastatina a cada dose por dia . A aspirina foi usada para reduzir a formação de coágulos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo. A atorvastatina cálcica pode melhorar os níveis de colesterol e prevenir o AVC. Os pacientes do grupo controle de drogas também receberam 5 mg de comprimidos de cloridrato de donepezil cada dose por dia

O tratamento foi iniciado com os pacientes em decúbito dorsal. Após a desinfecção dos locais de ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,25 mm x 40 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Para Shuigou, a agulha foi inserida obliquamente em direção ao septo nasal, atingindo uma profundidade de 5 a 10 mm. Após a obtenção da sensação de deqi, as agulhas foram estimuladas manualmente com a técnica de manipulação de Zhong Que Zhuo. Para Neiguan, a agulha foi inserida perpendicularmente a uma profundidade de 10 a 15 minutos. Depois de obter uma sensação de deqi, a agulha foi mantida por 10 minutos. Para Sanyinjiao, a agulha foi aplicada com a técnica Bu (tonificante) após atingir uma sensação de deqi. A técnica de Bu deveria ser aplicada até que o espasmo do membro inferior fosse observado três vezes.As agulhas foram retidas por 20 minutos. Para os dois grupos, os tratamentos foram realizados 2 vezes por dia (uma vez às 9h e o outro às 15h), 6 dias por semana, durante um total de 8 semanas. Após a conclusão do tratamento para pacientes em ambos os grupos, a eficácia do tratamento para cada paciente foi categorizada em 1 de 4 camadas:

  • Recuperação: as pontuações na escala MoCA aumentaram em mais de 5 pontos; Escores da escala ADL acima de 7 pontos
  • Significativamente eficaz: as pontuações na escala MoCA aumentaram de 3 a 5 pontos; A pontuação na escala de AVD aumentou de 3 para 6 pontos
  • Efetivo: as pontuações na escala MoCA aumentaram de 1 a 3 pontos; o escore da escala de AVD aumentou de 0 a 3 pontos
  • Não é eficaz: não houve alteração significativa nos escores de MoCA e ADL antes e após o tratamento.

Sumário
Os resultados indicam que a acupuntura é mais eficaz que o protocolo de cloridrato de donepezil como monoterapia. Xu et al. concluímos que a acupuntura é segura e eficaz para o alívio do comprometimento cognitivo vascular.

Referência:
Xu GC, Zhang R. Estudo clínico da acupuntura Xingnao Kaiqiao no tratamento de comprometimento cognitivo vascular sem demência [J]. Jornal de Acupuntura Clínica e Moxabustão, 2019 (08): 8-12.

 

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This