A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA MELHORA ZUMBIDO NO OUVIDO

De 20 de outubro de 2019Sem categoria

Pesquisadores do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Luoding City (Guangdong, China) determinaram que a acupuntura combinada com a fórmula herbal Liu Wei Di Huang Wan alivia os sintomas e melhora a qualidade de vida de quem sofre de zumbido. O estudo comparou acupuntura e ervas com tratamento com oxigênio hiperbárico. A acupuntura mais as ervas produziram uma taxa efetiva de 77,5% em comparação com 50% no grupo controle de oxigênio hiperbárico. [1] As medidas de resultados do estudo incluíram a gravidade dos sintomas, a duração e o impacto do zumbido no sono, humor e atenção.

Um total de 80 pacientes com zumbido e um diagnóstico de deficiência de yin de fígado e rim no TCM (Medicina Tradicional Chinesa) foram recrutados para o estudo e foram aleatoriamente designados para receber acupuntura e ervas ou tratamento com oxigênio hiperbárico. O grupo de acupuntura foi composto por 23 pacientes do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com idades entre 45 e 67 anos (idade média de 54,3 anos), com duração da doença de 1 a 12 anos (duração média de 3,8 anos). O grupo controle foi composto por 24 pacientes do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com idades entre 46 e 70 anos (idade média de 55,4 anos), com duração da doença de 2 a 13 anos (duração média de 4,1 anos). Não houve diferenças estatisticamente significativas nas características basais entre os dois grupos no início da investigação (p> 0,05).

Os critérios diagnósticos biomédicos incluíam zumbido ou perda auditiva sem alterações patológicas óbvias na membrana timpânica ou no canal auditivo externo e uma sensação auditiva reduzida. Os critérios de diagnóstico da MTC incluíam: diagnóstico da MTC de deficiência de yin no fígado e nos rins, zumbido presente dia e noite com piora dos sintomas durante a noite, calor nas cinco palmas das mãos, dores de cabeça, tontura, sono perturbado pelo sonho, dor e fraqueza dos sintomas. joelhos e região lombar, suores noturnos, ressecamento da boca e garganta, noctúria, corpo de língua vermelha com revestimento esparso e pulso fino.

Outros critérios de inclusão foram duração da doença> 12 meses, capacidade de comunicação clara e consentimento informado. Os critérios de exclusão foram distúrbios cardíacos, cerebrais, hepáticos, renais, hemopoiéticos ou imunológicos concomitantes, outros distúrbios auditivos e baixa adesão ao tratamento.

Tratamento
Os pacientes designados para o grupo controle receberam tratamento com oxigênio hiperbárico administrado a 0,2 MPa. As sessões eram realizadas diariamente e duravam 80 minutos, com dois intervalos de cinco minutos cada vez. Cada curso foi composto por 10 tratamentos e um total de 30 tratamentos foram administrados.

Os pacientes designados para o grupo de acupuntura receberam Liu Wei Di Huang Wan (Shu Di Huang, Shan Zhu Yu, Shan Yao, Fu Ling, Mu Dan Pi e Ze Xie) na dose de 6 gramas duas vezes ao dia. A acupuntura foi administrada no lado afetado nos seguintes pontos de acupuntura:

  • Tinggong (SI19)
  • Tinghui (GB2)
  • Ermen (TB21)
  • Wangu (SI4)
  • Fengchi (GB20)
  • Taichong (LV3)
  • Hegu (LI4)
  • Zusanli (ST36)
  • Shenshu (BL23)

O tratamento foi administrado usando agulhas filiformes número 28 com uma técnica de reforço de redução equilibrada. Para pacientes com padrões de excesso, foi empregado um método de redução para empurrar, girar e girar. Para pacientes com padrões de deficiência, este foi substituído por um método de reforço de empurrar, empurrar, girar e girar. O tratamento foi administrado diariamente com um ciclo compreendendo 10 tratamentos. Um total de 30 tratamentos foram administrados.

Resultados
O desfecho primário para o estudo foi a taxa efetiva total que foi calculada da seguinte forma. A gravidade dos sintomas de cada paciente foi classificada de acordo com as subcategorias de: gravidade do zumbido, duração do zumbido, impacto no sono, impacto na atenção e impacto no humor. Cada subcategoria foi classificada como ausente, leve, moderada ou grave e recebeu 0, 2, 4 ou 6 pontos, respectivamente.

Os pacientes com uma pontuação geral <6 foram classificados como grau 1. Os pacientes com uma pontuação geral de 7 a 10 foram classificados como grau 2. Os pacientes com uma pontuação geral de 11 a 14 foram classificados como grau 3. Os pacientes com uma pontuação geral de 15–18 foram classificados como grau 4. Pacientes com uma pontuação geral de 19–21 foram classificados como grau 5.

Para calcular a taxa efetiva total, os pacientes com uma resolução total dos sintomas foram classificados como recuperados. Para pacientes que apresentaram uma redução na severidade de dois graus e uma melhora significativa nos sintomas, o tratamento foi classificado como marcadamente eficaz. Para os pacientes que apresentaram uma redução na gravidade de um grau e alguma melhora nos sintomas, o tratamento foi classificado como eficaz. Para os pacientes que não apresentaram alteração no grau e nenhuma melhora nos sintomas, o tratamento foi classificado como ineficaz. As taxas recuperadas, marcadamente efetivas e efetivas foram então adicionadas para fornecer a taxa efetiva total.

No grupo de acupuntura, os escores médios pré-tratamento foram 2,00 para gravidade do zumbido, 2,86 para duração do zumbido, 1,32 para impacto no sono, 1,77 para impacto na atenção e 0,82 para impacto no humor. Após o tratamento, esses escores melhoraram para 0,85, 1,38, 0,80, 1,20 e 0,41, respectivamente. No grupo controle, os escores médios pré-tratamento foram de 2,01 para gravidade do zumbido, 2,83 para duração do zumbido, 1,30 para impacto no sono, 1,86 para impacto na atenção e 0,83 para impacto no humor. Após o tratamento, esses escores foram reduzidos para 1,65, 2,00, 0,85, 1,31 e 0,64, respectivamente. Ambos os grupos experimentaram melhorias significativas em todas as subcategorias (p <0,05). Melhorias foram significativamente maiores no grupo de acupuntura (p <0,05).

No grupo de acupuntura, houve 3 casos recuperados, 10 marcadamente efetivos, 18 efetivos e 9 ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de 77,5%. No grupo controle, houve 4 casos marcadamente efetivos, 16 efetivos e 20 ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de apenas 50%.

Os resultados deste estudo indicam que a acupuntura combinada com a fórmula herbal de Liu Wei Di Huang Wan pode fornecer um tratamento eficaz para o zumbido devido à deficiência de yin no fígado e nos rins. Este tratamento combinado oferece resultados superiores quando comparado ao tratamento com oxigênio hiperbárico. No geral, a alta taxa ineficaz indica que os pacientes precisam ser avisados ​​de que os resultados variam significativamente.

Referência:
Gan Mei (2019) “Observação clínica sobre o tratamento do zumbido com deficiência de Yin no fígado e nos rins por acupuntura combinada com a pílula Liu Wei Di Huang”, Journal of Practical Traditional Chinese Medicine Vol.35 (2) p. 160

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This