MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É MAIS EFICAZ QUE MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

De 31 de outubro de 2019Sem categoria

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É MAIS EFICAZ QUE MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

 

A Medicina Tradicional Chinesa supera a terapia medicamentosa para o tratamento da doença de Alzheimer (DA). Pesquisadores do primeiro hospital afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjing compararam a eficácia da acupuntura com a terapia medicamentosa com donepezil no tratamento da doença de Alzheimer. [1] A acupuntura produziu resultados superiores para os pacientes em comparação com a terapia medicamentosa. Além disso, a acupuntura não produziu efeitos adversos graves.

Os resultados foram determinados por meio do exame do estado mental mínimo (MEEM), atividades da escala de vida diária (AVD), escala de cognição da doença de Alzheimer (ADAS-cog) e avaliações do intervalo de dígitos (DS) antes e depois dos tratamentos. O MEEM é uma ferramenta amplamente usada para avaliar o comprometimento cognitivo. Pontuações mais altas no MMSE denotam uma melhor função cognitiva. A ADL é usada para detectar problemas na realização de atividades independentes. Escores mais baixos de AVD indicam que um indivíduo tem melhores habilidades de vida independente. O ADAS-cog é amplamente utilizado para medir alterações cognitivas em pacientes com DA. Escores ADAS-cog mais baixos indicam melhor desempenho cognitivo. O intervalo de dígitos (DS) é um teste usado para medir a memória verbal imediata. Pontuações mais altas no DS denotam melhor memória verbal imediata.

Após o tratamento, os escores MMSE e DS em ambos os grupos foram aumentados em comparação com aqueles antes do tratamento (P <0,05), e os escores ADL e ADAS-cog foram reduzidos em comparação com aqueles antes do tratamento (P <0,05). A acupuntura produziu melhores resultados de tratamento em todos os parâmetros em comparação com a terapia medicamentosa e houve uma diferença significativa entre os dois grupos (P <0,05).

Embora o donepezil seja eficaz, o lado negativo é que o medicamento causou um caso de desconforto estomacal e oito casos de baixo apetite, náusea, diarréia e insônia. O medicamento é contra-indicado para pacientes com epilepsia, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Também aumenta o risco de desenvolver úlceras gástricas. [2] Os pesquisadores concluem: “A acupuntura é aplicável à grande maioria dos pacientes e tem efeitos colaterais muito limitados”.

desenhar
Pesquisadores (Gu et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 160 pacientes foram tratados e avaliados neste estudo. Todos os pacientes foram diagnosticados com DA. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e um grupo controle, com 80 pacientes em cada grupo. Durante o estudo, oito pacientes abandonaram o grupo de acupuntura e onze pacientes abandonaram o grupo de controle de drogas.

O grupo de tratamento recebeu acupuntura. Para pacientes do grupo controle, o donepezil foi administrado. O donepezil é um inibidor seletivo da acetilcolinesterase e é usado no tratamento da DA.

A discriminação estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento com acupuntura era composto por 22 homens e 50 mulheres. A idade média no grupo de tratamento com acupuntura foi de 75 ± 7 anos. O curso médio da doença no grupo de tratamento foi de 15,2 ± 3,8 anos. O grupo controle de drogas era composto por 20 homens e 49 mulheres. A idade média no grupo controle de drogas foi de 72 ± 7 anos. O curso médio da doença no grupo controle de drogas foi de 16,1 ± 2,9 anos. Para ambos os grupos, não houve diferenças significativas em termos de sexo, idade e curso da doença relevantes para as medidas de resultados dos pacientes no início da investigação.

Tratamento com drogas e acupuntura
Para o grupo donepezil, os pacientes receberam inicialmente doses de 5 mg de comprimidos de donepezil, administrados por via oral, antes de dormir por quatro semanas consecutivas como um tratamento. Em seguida, a dose foi aumentada para 10 mg por mais três ciclos de tratamento. O tratamento medicamentoso durou um total de quatro cursos de tratamento. O grupo de acupuntura recebeu acupuntura nos seguintes pontos de acupuntura:

GV24 (shenting)
GV20 (Baihui)
GB20 (Fengchi)
GB12 (Wangu)
CV17 (Danzhong)
CV12 (Zhongwan)
CV6 (Qihai)
SP10 (Xuehai)
ST36 (Zusanli)
Pontos de acupuntura secundários foram adicionados com base em padrões de diagnóstico. Para deficiência de yin do coração e do fígado, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

HE5 (Tongli)
SP6 (Sanyinjiao)
KI3 (Taixi)
Para deficiência do baço cardíaco, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

HE5 (Tongli)
SP6 (Sanyinjiao)
SP9 (Yinlingquan)
Para turbidez de fleuma que obstrui os orifícios, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

ST25 (Tianshu)
ST40 (Fenglong)
LV3 (Taichong)
O tratamento foi iniciado com os pacientes em decúbito dorsal. Após a desinfecção dos locais do ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,30 mm × 40 mm ou 0,30 mm × 50 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Para Shenting, a agulha foi inserida transversalmente obliquamente a uma profundidade de 13–21 mm e aplicada com a técnica de manipulação Ping Bu Ping Xie (atenuação leve e tonificação).

Para Baihui, a agulha foi inserida transversalmente obliquamente a uma profundidade de 8 a 13 mm e foi aplicada com a técnica de manipulação Ping Bu Ping Xie (atenuação leve e tonificação). Para Fengchi, a agulha foi inserida transversalmente obliquamente a uma profundidade de 26 a 34 mm e foi aplicada com a técnica de atenuação de rotação e torção para obter uma sensação de deqi irradiando para o lado oposto da cabeça.

Para Wangu, a agulha foi inserida perpendicularmente a uma profundidade de 16 a 32 mm, aplicada primeiro com a técnica de tonificação de elevação e empuxo e depois com a técnica de tonificação de torção e rotação (120 vezes por minuto). A técnica foi realizada para obter uma sensação de deqi irradiando para o topo da cabeça.

Para Danzhong, a agulha foi inserida para baixo e transversalmente obliquamente a uma profundidade de 5 a 13 mm e foi aplicada com a técnica de tonificação por rotação e torção de alta frequência por 30 segundos. Para Qihai e Zhongwan, a agulha foi inserida perpendicularmente a uma profundidade de 40 mm e foi aplicada com a técnica de tonificação de rotação e torção de alta frequência.

Para Xuehai e Zusanli, as agulhas foram inseridas perpendicularmente a uma profundidade de 13 a 26 mm e foram aplicadas com a técnica de tonificação de empuxo por impulso. O restante dos pontos de acupuntura recebeu aplicações regulares de inserção de agulha. Foi observado um tempo de retenção da agulha de 30 minutos. Os tratamentos de acupuntura foram realizados uma vez por dia, seis dias por semana, quatro semanas como um curso de tratamento, para um total de quatro cursos de tratamento.

Base
Os pesquisadores fornecem uma breve sinopse do entendimento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) da doença de Alzheimer. Na MTC, a doença de Alzheimer se enquadra nas classes de distúrbios Chi Dai (deficiência mental), Yu Chi (falta de capacidade cognitiva), Shan Wang (esquecimento) ou Yu Zheng (depressão). De acordo com os princípios da MTC, a doença de Alzheimer está relacionada a três órgãos principais: coração, rim, cérebro. Está escrito no Su Wen (as perguntas simples) que o “coração governa o espírito brilhante” e que o “cérebro é a casa do espírito original”. Aqui, o espírito brilhante se refere a atividades da vida, incluindo atividades físicas e mentais. Atividades. O espírito original refere-se principalmente a atividades mentais, como aprendizado, leitura e pensamento. [3]

No Ling Shu (Magic Pivot) , está escrito que o “rim armazena a essência, a essência gera medula, e o cérebro é o mar da medula…. a deficiência no mar da medula pode causar deficiência mental e perda de memória. ”O princípio do tratamento é aumentar o qi, mover o sangue, regular o espírito e aprimorar a cognição.

Os pesquisadores também fornecem um contexto histórico para o protocolo usado no estudo. Baihui e Shenting estão localizados no du meridiano (embarcação governante). Segundo o Nan Jing (Clássico de Questões Difíceis) , o du meridiano “finalmente entra no cérebro”. Agulhar Baihui e Shenting aumentam o qi, movem o sangue, regulam o espírito e aprimoram a cognição. Agulhar Fengchi e Wangu acalma o espírito, desperta o cérebro, aguça a audição e ilumina os olhos. Agulhar Danzhong, Zhongwan e Qihai percorre o fígado, resolve a depressão, aumenta o qi e move o sangue. Xuehai está localizado no meridiano do baço taiyin. Zusanli está localizado no meridiano do estômago yangming. Agulhar Xuehai e Zusanli fortalece o baço e o estômago, o que também ajuda a aumentar o qi e mover o sangue.

Sumário
Pesquisas modernas apóiam o uso da acupuntura no tratamento da DA. A acupuntura melhora as funções cognitivas e a capacidade de vida de pacientes com DA sem causar efeitos colaterais graves. Dado que a acupuntura supera o donepezil, vale a pena testar uma combinação de acupuntura e donepezil em um protocolo integrado para determinar se a combinação é sinérgica ou não. A esperança é que uma estratégia abrangente de tratamento traga resultados substanciais na luta contra a doença de Alzheimer.

Referências
[1] Gu W, Jin XX, Zhang YJ, Li ZJ, Kong Y. Observação clínica da doença de Alzheimer tratada com acupuntura [J]. Acupuntura Chinesa e Moxabustão, 2014, 34 (12): 1156-1160.
[2] Kuang BP. Ciência de drogas para doença neurológica [M]. Pequim: Publicação Médica do Povo, 2008: 560-561.
[3] Li SH, Chen BG. Breve discussão sobre “coração governa o espírito brilhante” [J]. Tianjin Journal of Traditional Chinese Medicine, 2009, 26 (05): 396-397.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This