RESULTADOS DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PÓS MEDICINA CHINESA EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO

De 31 de outubro de 2019Sem categoria

RESULTADOS DA RESONÂNCIA MAGNÉTICA PÓS MEDICINA CHINESA EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA regula regiões do cérebro para pacientes com AVC isquêmico. Pesquisadores da Southern Medical University reuniram dados de ressonância magnética em um ensaio clínico controlado, composto por indivíduos saudáveis ​​e pacientes que sofreram derrame isquêmico. Em um ensaio clínico controlado em humanos, Waiguan (TB5) aplicado unilateralmente no braço direito produziu achados significativos de ressonância magnética. A verdadeira acupuntura causou alterações importantes na conectividade funcional do cérebro.

Os pesquisadores determinaram que a acupuntura verdadeira desencadeia uma ativação negativa significativa na rede de modo padrão (DMN) e em outras regiões do cérebro específicas das indicações da Waiguan na Medicina Tradicional Chinesa (TCM). O DMN é uma rede de regiões cerebrais altamente correlacionadas, ativas em condições de repouso. Além disso, eles descobriram que o AVC isquêmico afeta a resposta geral do cérebro à acupuntura. O grupo controle saudável e o grupo AVC isquêmico apresentaram diferentes regiões cerebrais negativamente ativadas no DMN ao receber acupuntura verdadeira. [1]

Waiguan (TB5)
A introdução mais antiga de Waiguan foi encontrada no Huangdi Neijing (Clássico da Medicina do Imperador Amarelo) . Waiguan é o ponto de conexão luo do meridiano de shaoyang sanjiao manual e também um dos oito pontos confluentes. É o ponto confluente do vaso de ligação yang. Needling Waiguan é indicado para o tratamento dos seguintes distúrbios: distúrbios dos membros superiores (por exemplo, paralisia dos membros superiores, dor, dormência, inchaço e outras disfunções motoras e sensoriais), distúrbios da cabeça e órgãos sensoriais (por exemplo, enxaquecas, olhos vermelhos e inchados, zumbido, surdez), febre e doenças exógenas (por exemplo, resfriado comum, doenças febris). Os pesquisadores descobriram que agulhar Waiguan aumenta a ativação negativa no córtex motor somático, no córtex sensorial somático, no córtex de processamento de informações visuais e no córtex do processo de informações auditivas.

Resultados
No grupo controle normal, as regiões do cérebro desativadas pela acupuntura real incluíram o lóbulo parietal superior esquerdo, o lóbulo parietal inferior esquerdo, o precuneus esquerdo, o giro frontal superior esquerdo, o giro pré-central esquerdo, o giro pós-central esquerdo, o lobo occipital esquerdo, o giro pré-central direito, o direito giro pós-central, precuneus direito e cuneus direito. O giro pré-central e o giro frontal superior estão envolvidos nas funções motoras somáticas. O lóbulo parietal superior e o giro pós-central estão associados a funções sensoriais somáticas. O lobo occipital interpreta informações visuais. As regiões acima mencionadas são específicas para as indicações de Waiguan. O lóbulo parietal inferior, o lobo occipital e o precuneus são regiões relacionadas ao DMN. Por outro lado, as regiões do cérebro desativadas por acupuntura simulada incluíam o giro pré-central esquerdo, o giro pós-central esquerdo e o giro frontal superior direito. Os resultados indicam padrões específicos de ativação cerebral associados à acupuntura verdadeira e à acupuntura simulada, respectivamente.

No grupo AVC isquêmico, as regiões do cérebro desativadas por acupuntura real incluíram o giro frontal medial esquerdo, o giro pós-central esquerdo, o giro temporal médio esquerdo, o giro pós-central direito, o giro pré-central direito e o giro frontal medial direito. O giro temporal médio está associado à interpretação das informações auditivas. É considerada uma região específica de indicação de Waiguan, juntamente com o giro pré-central, giro pós-central e giro temporal médio. O giro frontal medial faz parte das regiões DMN. Por outro lado, as regiões do cérebro desativadas pela acupuntura simulada incluíam o precuneus esquerdo e direito.

Os pesquisadores (Zhang et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 44 sujeitos participou do estudo e foram divididos em dois grupos, com 24 e 20 sujeitos em cada grupo, respectivamente. Os sujeitos do grupo de tratamento foram selecionados no Hospital Nanfang e no Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Guangzhou. Os pacientes do grupo de tratamento foram diagnosticados com AVC isquêmico. Os sujeitos do grupo controle incluíram voluntários saudáveis.

A discriminação estatística para cada grupo foi a seguinte. O grupo de tratamento foi composto por 10 homens e 10 mulheres. A idade média do grupo de tratamento foi de 52,8 anos. O peso médio foi de 50,3 kg. A altura média foi de 160,3 cm. O curso médio da doença foi de 2,2 meses. O grupo controle foi composto por 12 homens e 12 mulheres. A idade média do grupo controle foi de 24,6 ± 3,4 anos. O peso médio foi de 51,4 kg. A altura média foi de 163,4 cm. Não houve diferenças significativas em termos de gênero, idade, altura e peso. Ambos os grupos foram escaneados usando fMRIs após receber intervenção de acupuntura verdadeira ou falsa.

Acupuntura real
A acupuntura verdadeira e a acupuntura simulada foram realizadas pelo mesmo acupunturista com experiência clínica e de pesquisa. Ambos os procedimentos empregaram o uso de um dispositivo guiado por tubo que pode ser conectado à pele (Park Sham Tube, AcuPrime). A agulha Park Sham Tube é um dispositivo de pesquisa que imita a acupuntura verdadeira; no entanto, a agulha nunca penetra na pele. Em vez disso, a agulha se retrai para a alça quando tocada, aparecendo visivelmente como uma acupuntura verdadeira.

Após a desinfecção do local do ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,30 × 40 mm foi introduzida no ponto de acupuntura de cada paciente com uma alta velocidade de entrada da agulha, atingindo uma profundidade de 10 (± 2) mm. Na sensação de deqi, foi aplicada a técnica de manipulação de Ping Bu Ping Xie (atenuante e tonificante), com um intervalo de torção de 180 graus e frequência de 60 vezes / minuto. A manipulação não foi empregada nos primeiros 30 segundos, foi iniciada nos segundos 30 segundos e depois parada novamente no terceiro intervalo de 30 segundos. Todo o processo foi repetido continuamente por um total de 180 segundos. O dispositivo foi colocado na pele até a sessão de tratamento terminar.

Simulação simulada do tratamento da acupuntura
O grupo de acupuntura sham usa agulhas com uma ponta da agulha achatada e retrátil. Foi aplicada a manipulação de Ping Bu Ping Xie (atenuante e tonificante). Nos primeiros 30 segundos, a agulha foi levemente levantada para manter a ponta da agulha afastada da pele; nos segundos 30 segundos, a agulha foi batida no tubo para fazer com que a ponta da agulha tocasse levemente a pele; nos 30 segundos seguintes, a agulha foi levantada novamente. Todo o processo foi repetido continuamente por um total de 180 segundos. O dispositivo foi colocado na pele até a sessão de tratamento terminar.

Sumário
De acordo com a pesquisa, a verdadeira acupuntura em Waiguan regula as regiões cerebrais do DMN e aumenta a ativação negativa em regiões específicas da indicação, incluindo o córtex motor somático, o córtex sensorial somático, o córtex de processamento de informações visuais e o córtex do processo de informações auditivas. O processo foi verificado por repetidas aplicações em vários assuntos e foi verificado por ressonância magnética. Os resultados indicam que a acupuntura produz efeitos pontuais específicos nas regiões do cérebro em pacientes com AVC isquêmico.

Esse tipo de pesquisa apóia descobertas adicionais de outros pesquisadores. Em outra investigação, Yang et al. concluímos que a acupuntura tem a capacidade de “promover a proliferação e diferenciação de células-tronco neurais no cérebro… acelerar a angiogênese e inibir a apoptose…. prevenir e tratar lesões neurais após isquemia cerebral. ”[2] Yang et al. adicione que GV20 (Baihui) e GV26 (Shuigou) regulam células que “aumentam a liberação de fatores de crescimento nervoso (NGFs) para fazer com que as células nervosas sobrevivam e os axônios cresçam, sintetizem neurotransmissores (e) metabolizem substâncias tóxicas …”. Além disso, o os pesquisadores observam que agulhas CV24 (Chengjiang), CV4 (Guanyuan), GV26 e GV20 “inibem a proliferação excessiva dos astrócitos do hipocampo e promovem a diferenciação celular”.

Yang et al. Observe também que a acupuntura em GV20 e GV14 (Dazhui) afeta o conteúdo e a expressão de transdutores de sinal e ativadores de transcrição (STATs). Os STATs são ativos na via STAT da Janus quinase e transmitem informações de sinais químicos fora da célula, através da membrana celular e em promotores de genes no DNA dentro do núcleo da célula (causando transcrição e atividade celular). Yang et al. observe que a influência da acupuntura nos STATs indica que ela ativa a autoproteção e a redução da “apoptose das células nervosas dentro e ao redor do foco isquêmico”. Isso indica que a acupuntura tem um efeito neuroprotetor em pacientes com AVC.

Referências
[1] Zhang GF, Huang Y, Tang CS, Lai XS, Chen JQ. Identificação de regiões do cérebro desativadas por estimulação de acupuntura simulada e não penetrante em Waiguan: um estudo de ressonância magnética em condições normais versus condições patológicas [J]. Clínica Geral Chinesa, 2017, 20 (9): 1098-1103.

[2] Zhou-xin Yang, Peng-dian Chen, Hai-bo Yu, Wen-shu Luo, Yong-Gang Wu, Min Pi, Jun-hua Peng, Yong-feng Liu, Shao-yun Zhang, Yan-hua Gou . A pesquisa avança no tratamento de lesão isquêmica cerebral por acupuntura da concepção e vasos reguladores para promover a regeneração nervosa. Jornal de Medicina Integrativa Chinesa, 01-2012. vol. 10, 1. Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Shenzhen, Universidade de Medicina Chinesa de Guangzhou.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This