A MEDICINA CHINESA É MAIS EFICAZ NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE E MELHORA OS MARCADORES DO ESTRESSE OXIDATIVO DO QUE OS PRODUTOS FARMACÊUTICOS.

De 4 de novembro de 2019Sem categoria

A MEDICINA CHINESA É MAIS EFICAZ NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATÓIDE E MELHORA OS MARCADORES DO ESTRESSE OXIDATIVO DO QUE OS PRODUTOS FARMACÊUTICOS.

 

A Medicina Tradicional Chinesa é mais eficaz no tratamento da artrite reumatóide e melhora os marcadores do estresse oxidativo do que os produtos farmacêuticos. Isso foi descoberto em um estudo recente realizado no Hospital Afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Gansu. [1]

Este estudo comparou tratamentos de acupuntura de preenchimento a quente com farmacologia em 68 pacientes que apresentavam artrite reumatóide do tipo úmido e frio. Os resultados foram determinados através da medição do alívio da dor por VAS (escala visual analógica) e marcadores de estresse oxidativo, como GSH-Px (glutationa peroxidase), SOD (superóxido dismutase) e MDA (malondialdeído). O estresse oxidativo descreve níveis aumentados de EROs (espécies reativas de oxigênio), que danificam as células e acredita-se que sejam participativas na patologia da artrite reumatóide.

Após o tratamento, a taxa efetiva total no grupo de acupuntura foi de 91,2%. O grupo controle mediu 76,5%. No seguimento de 3 meses, o grupo de acupuntura continuou a experimentar melhoras maiores com uma taxa efetiva de 88,3%, enquanto o grupo controle mediu menos em 70,6%.

Introdução
Os pacientes foram recrutados e aleatoriamente designados para o grupo de acupuntura ou controle. O grupo de acupuntura foi composto por 16 participantes do sexo masculino e 18 do sexo feminino, de 41 a 70 anos, com idade média de 56 anos. A duração da doença desse grupo durou de 9 a 75 meses, com duração média de 30,5 meses. O grupo controle foi composto por 18 participantes do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com idades entre 54 e 69 anos, com idade média de 54 anos. A duração da doença deste grupo durou de 10 a 72 meses, com duração média de 32,3. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos em termos de sexo, idade, gravidade da doença ou escores de dor (p> 0,05) no início do estudo.

A gravidade da artrite reumatóide foi avaliada com o DAS-28 (Disease Activity Score 28), onde são consideradas uma combinação de exames, escores globais de dor, marcadores inflamatórios, questionários e imagens médicas; as pontuações totais são calculadas usando uma fórmula complexa. Escores> 5,1 indicam doença ativa, escores <3,2 indicam baixa atividade da doença e escores <2,6 indicam remissão.

Os critérios de diagnóstico da MTC incluem sintomas primários de dor nas articulações severas em local fixo, rigidez pela manhã e capacidade limitada de dobrar e esticar. Os sintomas secundários incluem membros pesados, mobilidade articular reduzida, pele ou músculo dormente, um revestimento branco e oleoso da língua e um pulso tenso ou na corda do arco.

Além de atender aos critérios acima, os participantes também deveriam ter entre 40 e 70 anos de idade, com uma duração de doença de 5 a 80 meses e uma pontuação no DAS-28> 2,6. Eles também precisavam ser capazes de dar o consentimento informado e não participar do tratamento com glicocorticóide ou DMARD (medicamento anti-reumático modificador da doença).

Os critérios de exclusão incluíram doenças respiratórias, hemopoiéticas, psicológicas ou outras doenças primárias concomitantes, lesões suspeitas ou confirmadas ou doenças de pele nas articulações dos joelhos ou áreas adjacentes, outros distúrbios imunológicos, gravidez ou lactação e baixa adesão ao tratamento.

Tratamento
Os pacientes do grupo de acupuntura receberam acupuntura de enchimento a quente administrada nos seguintes pontos de acupuntura primária:

Hegu (LI4)
Zusanli (ST36)
Sanyinjiao (SP6)
Guanyuan (CV4)
Qihai (CV6)
De acordo com as articulações mais severamente afetadas de cada paciente, foram selecionados pontos de acupuntura adicionais:

Para o cotovelo, foram adicionados Chize (LU5), Quchi (LI11) e Shousanli (LI10).
Para o pulso, foram adicionados Yangchi (TB4), Wangu (SI4), Yangxi (LI5) e Waiguan (TB5).
Para o joelho, Yinlingquan (SP9), Yanglingquan (GB34), Heding (MLE27), Dubi (ST35), Xiyangguan (GB33), Liangqiu (ST34) e Xiyan (MNLE16) foram adicionados.
Para o tornozelo, foram adicionados Jiexi (ST41), Kunlun (BL60) e Xuanzhong (GB39).
Agulhas filiformes descartáveis ​​de aço inoxidável (0,30 × 40 mm) foram inseridas bilateralmente usando a seguinte técnica: Seguindo o procedimento padrão, os pontos selecionados foram desinfetados enquanto o paciente estava em decúbito dorsal. O pesquisador aplicou pressão no ponto de acerto selecionado com o polegar ou indicador esquerdo. Em seguida, eles usaram a mão direita para inserir a agulha com 30 a 40 mm de profundidade. Após atingir o deqi, a agulha foi pressionada e girada para frente 5 vezes usando a mão direita, enquanto a pressão contínua era aplicada com o dedo ou polegar esquerdo.

Para provocar sensação na área circundante, a profundidade da agulha foi aumentada em 5 estágios. A agulha foi então levemente levantada em 5 estágios antes de ser pressionada e girada 5 vezes mais. Este processo foi repetido continuamente por 1 minuto antes de permitir que a agulha repousasse a uma profundidade apropriada. As agulhas foram retidas por 30 minutos e o tratamento foi administrado uma vez ao dia. Um total de 4 cursos foram administrados. Cada curso foi composto por 5 tratamentos consecutivos, separados por intervalos de 2 dias. Os pacientes do grupo controle receberam intervenção farmacológica com os seguintes medicamentos e dosagens:

Etoricoxib 60 mg por dia, depois das refeições
Leflunomida 20 mg por dia, depois das refeições
Metotrexato 5 mg duas vezes por semana, depois das refeições
Todos os produtos farmacêuticos foram administrados por um total de 4 semanas.

Resultados e Discussão
Os resultados deste estudo foram medidos após 4 semanas de tratamento e em 3 meses de acompanhamento. Esses resultados foram medidos pelo VAS para dor, GSH-Px sérico, SOD e MDA. As taxas efetivas totais também foram calculadas para cada grupo.

Os escores médios da EVA pré-tratamento foram 7,12 no grupo de acupuntura e 6,99 no grupo de controle. Após o tratamento, esses escores caíram para 1,32 e 2,96, respectivamente. No seguimento de três meses, eles subiram para 2,97 e 3,98. Embora ambos os grupos tenham experimentado melhorias significativas nos escores de dor, as melhorias foram significativamente maiores no grupo de acupuntura (p <0,05).
Os níveis séricos dos biomarcadores GSH-Px, SOD e MDA também foram avaliados antes e após o tratamento. GSH-Px e SOD são enzimas com propriedades antioxidantes, enquanto o MDA é um marcador de estresse oxidativo.

Os níveis médios de GSH-Px no pré-tratamento foram de 67,34 U / L no grupo de acupuntura e 67,40 U / L no grupo de controle. Após o tratamento, esses escores aumentaram para 80,50 U / L e 77,70 U / L, respectivamente. Eles caíram para 76,98 U / L e 69,00 U / L no seguimento de três meses.

Os níveis médios de pré-tratamento de MDA foram de 5,57 µmol / L no grupo de acupuntura e 5,66 µmol / L no grupo de controle. Após o tratamento, esses escores caíram para 3,55 µmol / L e 3,94 µmol / L, respectivamente. Eles aumentaram para 4,88 µmol / L e 4,29 µmol / L no seguimento de três meses. Embora ambos os grupos tenham experimentado melhorias em todos os biomarcadores, as melhorias foram significativamente maiores no grupo de acupuntura (p <0,05).

As taxas efetivas totais foram calculadas para cada grupo de acordo com os escores da síndrome do TCM. Pacientes com uma melhoria de ≥95% nos sintomas foram classificados como recuperados. O tratamento foi classificado como marcadamente eficaz para pacientes com melhora de 70 a 90% nos sintomas, eficaz para pacientes com melhora de 30 a 70% nos sintomas e ineficaz para pacientes com melhora de ≤ 30% nos sintomas. Pontuações recuperadas, marcadamente efetivas e efetivas foram adicionadas para calcular a taxa efetiva total.

Houve 12 casos recuperados, 13 marcadamente eficazes, 6 eficazes e 3 ineficazes no grupo de acupuntura, resultando em uma taxa efetiva total de 31/34 (91,2%). Houve 8 casos recuperados, 7 marcadamente efetivos, 11 efetivos e 8 ineficazes no grupo controle, resultando em uma taxa efetiva total de 26/34 (76,5%).

No seguimento de três meses, houve 9 casos recuperados, 14 marcadamente eficazes, 7 efetivos e 4 ineficazes no grupo de acupuntura, com uma taxa efetiva total de 30/34 (88,3%). Houve 5 casos recuperados, 8 marcadamente efetivos, 11 efetivos e 10 ineficazes no grupo controle, com uma taxa efetiva total de 30/34 24/34 (70,6%).

Os resultados indicam que a acupuntura alivia efetivamente a dor e melhora os biomarcadores em pacientes com artrite reumatoide e é mais eficaz que o tratamento farmacológico convencional.

Referência:
1. Zhang Fengfan, Yuan Bo, Tian Liang, Wang Yixin, Qiao Xiang, Zhang Tingzhuo, Li Xinglan, Wang Jinhai, Tian Jiexiang, Du Xiaozheng (2019) “Eficácia clínica da acupuntura com agulhas quentes na artrite reumatóide e seus efeitos no estresse oxidativo ”Chinese Journal of Information sobre TCM vol. 26 (2) pp. 26-30.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This