MEDICINA CHINESA PARA TRATAMENTO DA ENXAQUECA CONFIRMADA EM INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL

De 20 de novembro de 2019Sem categoria

Pesquisadores da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Shandong descobriram que um protocolo de acupuntura convencional limitado e a acupuntura Shu Gan Tiao Shen produzem resultados clínicos positivos significativos para pacientes com enxaqueca. A acupuntura Shu Gan Tiao Shen (traduzida como calmante do fígado e calmante do espírito) é um método de acupuntura usado pelo renomado médico da Medicina Tradicional Chinesa (TCM) da China, Professor Shan Qiuhua. Os principais pontos de acupuntura em Shu Gan Jie Yu são: Baihui (GV20), Fengchi (GB20), Neiguan (PC6) e Taichong (LV3). [1] Os pesquisadores também explicaram os mecanismos biológicos estimulados pela acupuntura. O estudo foi financiado pela National Natural Science Foundation da China.

Marcadores biológicos
Antes de entrar nos resultados, vamos examinar os biomarcadores usados ​​no estudo. O peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) é um importante marcador de enxaqueca. [2] É liberado do sistema neuro-microvascular trigeminal e desencadeia enxaquecas, promovendo a sensibilização dos neurônios e células gliais do trigêmeo periférico e central, vasodilatação dos vasos sanguíneos cerebrais e melhorando a liberação da substância P (SP) e da 5-hidroxitriptamina (5). -HT). [3] A proteína 1 modificadora da atividade do receptor (RAMP1) é essencial para a produção do receptor para o CGRP.

Um estudo anterior demonstra que a elevação da RAMP1 pode causar enxaquecas aumentando a atividade neuronal do receptor de CGRP. [4] Além disso, o receptor 1D de 5-hidroxitriptamina (5-HT1DR) é um receptor de 5-hidroxitriptamina (5-HT). Ao interagir com o 5-HT, o mRNA de 5-HT1DR alivia a enxaqueca, diminuindo os níveis de CGRP no gânglio trigêmeo e no núcleo. A acupuntura teve sucesso em aumentar esses níveis, facilitando o alívio da enxaqueca.

Estudo
O estudo randomizado envolveu 40 ratos de laboratório. Os indivíduos foram divididos em quatro braços, com 10 indivíduos em cada braço. O primeiro braço é um grupo de controle em branco, que não recebeu nenhuma intervenção. Os outros três braços foram injetados com nitroglicerina para induzir um modelo de enxaqueca. Após a injeção, o terceiro braço recebeu acupuntura convencional (CA), enquanto o quarto braço recebeu acupuntura Shu Gan Tiao Shen (SGTSA). O segundo braço foi um grupo modelo de enxaqueca que não recebeu tratamento durante o estudo.

Resultados
Comparados com o grupo controle, os níveis de proteína RAMP1 e mRNA no núcleo trigêmeo da coluna vertebral (STN) e mesencéfalo aumentaram significativamente (P <0,05), enquanto os da proteína 5-HT1DR e mRNA diminuíram consideravelmente (P <0,05) no grupo modelo. Após o tratamento com acupuntura, ambos os níveis aumentados de proteína RAMP1 e mRNA e níveis reduzidos de 5-HT1DR mRNA e proteína foram significativamente revertidos nos dois grupos de acupuntura (P <0,05). Além disso, a acupuntura Shu Gan Tiao Shen proporcionou resultados significativamente superiores à acupuntura convencional nos níveis de mRNA e proteína RAMP1 de regulação negativa no STN e mesencéfalo (P <0,05) e nos níveis de mRNA e proteína 5-HT1DR de regulação positiva (P <0,05 ) Os pesquisadores concluem que “nossos dados indicam que a acupuntura fornece resultados positivos para o tratamento da enxaqueca”. Eles acrescentam que a acupuntura Shu Gan Tiao Shen produziu um benefício superior à acupuntura convencional ao regular de maneira lenta a regulação do mRNA de RAMP1 e dos níveis de proteína e regular a 5-HT1DR níveis de mRNA e proteína em maior grau.

Pontos de acupuntura
Os seguintes pontos de acupuntura primários foram selecionados para o grupo CA:

  • Baihui (GV20)
  • Fengchi (GB20, bilateral)

Os seguintes pontos de acerto primários foram selecionados para o grupo SGTSA:

  • Baihui (GV20)
  • Fengchi (GB20, bilateral)
  • Neiguan (PC6, bilateral)
  • Taichong (LV3, bilateral)

Para os pontos de acupuntura Baihui e Fengchi, a agulha de acupuntura foi inserida obliquamente, a uma profundidade de 1 a 2 mm. Para os pontos de acupuntura de Neiguan e Taichong, a agulha de acupuntura foi inserida perpendicularmente, a uma profundidade de 1 a 2 mm. O tempo de retenção da agulha foi de 30 minutos. Os pontos de acupuntura foram localizados de acordo com os Pontos de Acupuntura de Animais Experimentais emitidos pela Associação Chinesa de Acupuntura e Moxabustão.

Teorias da MTC
As modernas descobertas laboratoriais do estudo são consistentes com os antigos princípios de acupuntura do MTC. A acupuntura Shu Gan Tiao Shen emprega o uso de pontos de acupuntura Baihui (GV20), Fengchi (GB20), Neiguan (PC6) e Taichong (LV3). Baihui está localizado no topo da cabeça.Agulhar esse ponto de acupuntura local limpa a mente, abre os orifícios e acalma o espírito. Este ponto de acupuntura é indicado para dores de cabeça e enxaquecas. Fengchi é um ponto local comumente usado para enxaquecas. Neiguan é o ponto de conexão com Luo. Agulhar esse ponto de acupuntura libera os vasos sanguíneos, regula o qi do coração e eleva o espírito. Taichong é o ponto de origem Yuan do meridiano do fígado. Este ponto de acupuntura é indicado para enxaquecas, pois agulha o corpo e promove o fluxo livre de qi e sangue pela cabeça. Clinicamente, Neiguan e Taichong são freqüentemente usados ​​em combinação para acalmar o fígado, aliviar a depressão, regular o coração e acalmar o espírito.

A pesquisa confirma que a acupuntura alivia enxaquecas. Os resultados do laboratório demonstram que a acupuntura regula o equilíbrio de vários biomarcadores relacionados à enxaqueca; ou seja, CGRP, RAMP1 e 5-HT1DR. A acupuntura Shu Gan Tiao Shen produz resultados superiores ao protocolo de acupuntura convencional mais limitado para tratamento de enxaqueca.

Alívio da enxaqueca
Em descobertas relacionadas, os pesquisadores (Zhao et al.) Concluem que a acupuntura reduz a frequência, a duração e a intensidade do ataque de enxaqueca. Os pesquisadores observam que “a verdadeira acupuntura [AT] exibiu benefícios persistentes, superiores e clinicamente relevantes para a profilaxia da enxaqueca, reduzindo a frequência da enxaqueca, o número de dias com enxaqueca e a intensidade da dor em um grau maior que o da SA [acupuntura falsa] ou da WL [ lista de espera]. ”Além disso, os pacientes que receberam acupuntura verdadeira demonstraram melhorias significativas no“ domínio emocional da qualidade de vida ”. A equipe de pesquisa conclui:“ A acupuntura deve ser considerada como uma opção para a profilaxia da enxaqueca à luz de nossos achados. ”[5 ]

A equipe de pesquisa acompanhou 249 indivíduos durante um período de 24 semanas e empregou o uso de acupuntura manual para obter deqi e também usou eletroacupuntura. Os pesquisadores observam que a acupuntura verdadeira “foi mais eficaz para a profilaxia da enxaqueca do que a SA ou nenhuma acupuntura, e a melhora induzida pela acupuntura persiste por pelo menos 24 semanas”. A verdadeira acupuntura reduz os níveis de dor nos ataques de enxaqueca e, simultaneamente, reduz a duração das enxaquecas. Os pesquisadores concluem: “Comparado com os grupos de controle SA [sham acupuncture] e WL [lista de espera], o AT manifestou superioridade persistente e benefícios clinicamente relevantes por pelo menos 24 semanas na profilaxia da enxaqueca, incluindo a redução do número de frequência e dias de enxaqueca com enxaqueca, bem como diminuir a intensidade da dor. “

Pacientes de acupuntura verdadeira e pacientes de acupuntura falsa receberam 20 sessões de tratamentos de eletroacupuntura a uma taxa de uma vez por dia, durante um total de 5 dias consecutivos. Um intervalo de dois dias seguiu cada sessão antes de aplicar a próxima rodada de tratamentos. Cada tratamento com acupuntura durou 30 minutos e o período total de tratamentos com acupuntura durou 4 semanas. Quatro pontos de acupuntura foram permitidos durante cada tratamento de acupuntura. Dois pontos de acupuntura foram aplicados a todos os pacientes no grupo de acupuntura real:

  • Fengchi (GB20)
  • Shuaigu (GB8)

Dois pontos de acupuntura adicionais foram usados ​​com base no diagnóstico:

  • Hegu (LI4)
  • Neiting (ST44)
  • Taichong (LV3)
  • Qiuxu (GB40)
  • Waiguan (TB5)
  • Yanglingquan (GB34)
  • Kunlun (BL60)
  • Houxi (SI3)

As agulhas tinham comprimento de 25 a 40 mm e calibre 32 (0,25 mm). Os pontos de acupuntura do lado esquerdo e direito foram escolhidos por lados alternados, uma prática comum para evitar superestimulação em pacientes com deficiência. Deqi foi estimulado com acupuntura manual em cada ponto. A eletroacupuntura foi aplicada com uma frequência alternada de 2/100 Hz. A frequência mudou a cada 3 segundos. A intensidade foi ajustada para níveis de tolerância e limitada a 0,1–1,0 mA. Os pesquisadores determinaram que a acupuntura é uma modalidade de tratamento eficaz, produzindo resultados clínicos duradouros e significativos.

População
Pesquisadores do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Albert Einstein (Bronx, Nova York) pesquisaram os EUA e quantificaram a prevalência de enxaqueca. Eles concluem: “O número de migrantes aumentou de 23,6 milhões em 1989 para 27,9 milhões em 1999, proporcional ao crescimento da população. A enxaqueca é um alvo importante para as intervenções de saúde pública, porque é altamente prevalente e incapacitante. ”[6] Com base nas evidências acima mencionadas e na prevalência generalizada de pessoas que sofrem de enxaqueca, a acupuntura é uma opção de tratamento razoável e o acesso aos cuidados é essencial para evitar sofrimento generalizado . Pacientes que procuram aconselhamento sobre acupuntura são aconselhados a consultar acupunturistas locais licenciados.

Referências:

References:
[1] Wang MM, Yu XH, Di W, Cui HF, Wang CC, Han J, Yang DH. Manual Acupuncture Stimulation Regulates Expression of Receptor Activity-modifying Protein 1 and 5-HT 1D Receptor Proteins and Genes in Migraine Rats [J]. Acupuncture Research, 2018,43(07):440-444.
[2] Huang L, Cui YL, Chen YQ. Effect of Jiawei Sanchang Decoction on Behavioral Symptoms, Plasma NO, NOS, CGRP and Contents of NOS_1 and CGRP in Trigeminal Nerve Bone Nuclei in Rats with Nitroglycerin-induced Migraine [J]. Lishizhen Medicine and Materia Medica Research, 2016, 27 (12): 2890-2892.
[3] Levy D, Burstein R, Strassman A M. Calcitonin Gene-related Peptide Does Not Excite or Sensitize Meningeal Nociceptors: Implications for the Pathophysiology of Migraine [J]. Ann Neurol, 2005, 58(5): 698-705.
[4] Zhongming Zhang, Christina S. Winborn, Blanca Marquez de Prado and Andrew F. Russo. Sensitization of Calcitonin Gene-Related Peptide Receptors by Receptor Activity-Modifying Protein-1 in the Trigeminal Ganglion [J]. Journal of Neuroscience 7 March 2007, 27 (10) 2693-2703.
[5] Zhao, Ling, Jiao Chen, Ying Li, Xin Sun, Xiaorong Chang, Hui Zheng, Biao Gong et al. “The long-term effect of acupuncture for migraine prophylaxis: a randomized clinical trial.” JAMA Internal Medicine (2017).
[6] Lipton, Richard B., Walter F. Stewart, Seymour Diamond, Merle L. Diamond, and Michael Reed. “Prevalence and burden of migraine in the United States: data from the American Migraine Study II.” Headache: The Journal of Head and Face Pain 41, no. 7 (2001): 646-657. Department of Neurology, Albert Einstein College of Medicine (Bronx, New York).

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This