A MEDICINA CHINESA É MAIS EFICAZ QUE ANTIINFLAMATÓRIO NÃO ESTEROIDAL PARA OSTEOARTRITE DO JOELHO

De 26 de novembro de 2019Sem categoria

A acupuntura combinada com a moxabustão é mais eficaz no tratamento da osteoartrite do joelho do que o meloxicam (um medicamento anti-inflamatório não esteróide). Pesquisadores da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Xangai quantificaram o efeito curativo da acupuntura com agulha quente usando micro-CT (tomografia computadorizada). [1] No estudo, a acupuntura combinada à moxibustão melhora com sucesso a condição da estrutura óssea do joelho osteoartrítica. Além disso, a pontuação da cartilagem do joelho documenta que a acupuntura com moxabustão reduz a inflamação e acelera o reparo da cartilagem do joelho.

A osteoartrite do joelho é caracterizada por degeneração da cartilagem articular, inflamação intra-articular com sinovite e remodelação do osso periarticular e subcondral. [2] É uma das principais causas de dor e incapacidade e também é um dos distúrbios osteomusculares mais comuns. [3] Além disso, o aumento da prevalência da doença é proporcional ao aumento da epidemia de obesidade. [4]

Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) estão entre os medicamentos mais comumente usados ​​para o tratamento da osteoartrite do joelho (KOA). Embora seja eficaz no controle da dor, o lado negativo é que os AINEs podem causar azia, indigestão, úlceras estomacais, hipogonadismo e erupções cutâneas. [5] Na China, a acupuntura com agulha quente é amplamente usada no tratamento de KOA.Neste estudo, os pesquisadores observam que “nos estágios iniciais do KOA, a acupuntura com agulha quente não apenas alivia a dor, mas também acelera o reparo do tecido ósseo”. Os pesquisadores concluem que “a acupuntura com agulha quente é segura e eficaz para o tratamento de KOA. “

Neste estudo randomizado, 40 ratos experimentais foram divididos em 4 grupos: um grupo controle (n = 10), um grupo modelo KOA (n = 10), um grupo medicamentoso (n = 10) e um grupo de acupuntura com agulha quente (n = 10) Com exceção do grupo controle, os outros três grupos foram submetidos à cirurgia para criar um modelo KOA. O grupo de medicamentos recebeu administração intragástrica de meloxicam, uma vez por dia, por 20 dias consecutivos. O meloxicam é um AINE usado para tratar a dor e a inflamação causadas pela osteoartrite. O grupo de acupuntura com agulha quente foi tratado com acupuntura e moxabustão em Xiyan bilateral (ST35 Dubi e Neixiyan), uma vez por dia, por 20 dias consecutivos. O grupo modelo KOA não recebeu nenhum tratamento.

Imagem Micro-CT
A tomografia computadorizada de alta resolução (micro-CT) foi estabelecida como o padrão-ouro para avaliar a morfologia do tecido calcificado. [6] O micro-CT tem muitas vantagens, incluindo a visualização direta de toda a articulação, bem como a quantificação de parâmetros como volume da cartilagem articular e área superficial. [7] A desvantagem do micro-CT é que ele não efetivamente imagina tecidos moles não calcificados, como cartilagens. [8]

Neste estudo, os pesquisadores usaram a tecnologia de imagem para quantificar as alterações bidimensionais e tridimensionais do osso do joelho. Após validar o modelo KOA de ratos usando a tecnologia estabelecida, Zhang et al. examinou as articulações do joelho in situ e analisou as amostras de duas maneiras diferentes. Primeiro, os pesquisadores observaram as amostras em vistas 2D para mudanças morfológicas. Nesta primeira fase, a Região de Interesse (ROI) envolve a eminência intercondilar tibial, o espaço articular femoro-patelar e o aspecto lateral da patela. Nas imagens médicas, o ROI é uma área selecionada de toda a imagem identificada para uma finalidade específica. Segundo, eles reconstruíram a articulação do joelho em vistas 3D. Na segunda fase, o ROI inclui o côndilo femoral e o platô tibial.

Após a varredura bidimensional da articulação do joelho, o grupo controle mostrou uma eminência intercondilar suave, espaço articular normal e aspecto lateral saudável da patela. O grupo modelo KOA exibiu uma eminência intercondilar nervosa, espaço articular estreitado e aspecto lateral espessado da rótula. Para o grupo de medicamentos, os resultados de imagem foram semelhantes aos do grupo modelo KOA. Para o grupo de acupuntura com agulha quente, os resultados de imagem foram mais próximos dos do grupo controle. Depois de comparar grupos diferentes, os pesquisadores concluíram que a acupuntura com agulha quente superava o meloxicam no reparo ósseo do joelho.

Em uma apresentação 3D, o grupo controle exibiu uma superfície articular lisa e sem perda óssea. O grupo modelo KOA mostrou perda óssea óbvia. Os resultados da reconstrução do grupo de medicação foram mais próximos dos do grupo modelo KOA. Para o grupo de acupuntura com agulha quente, os resultados foram mais próximos aos do grupo controle, indicando que a acupuntura com agulha quente fornece um efeito significativo de cicatrização óssea.

Classificação macroscópica das alterações da cartilagem
A área da cartilagem do côndilo femoral e do platô tibial foi medida e graduada com base em uma avaliação de escala de 0 a 4: 0 = superfície parece normal, 1 = fibrilação mínima ou uma leve descoloração amarelada da superfície, 2 = erosão estendendo-se para superficial ou média camadas, 3 = erosão que se estende para as camadas profundas, 4 = erosão que se estende até a pedra subcondral.[9]

Para a pontuação das alterações na cartilagem, o grupo modelo KOA, o grupo de medicamentos e o grupo de acupuntura foram mais impactados do que o grupo controle (P < 0,01). No entanto, o grupo de medicação e o grupo de acupuntura foram menos impactados que o grupo modelo KOA (P < 0,05). É importante ressaltar que o grupo de acupuntura foi significativamente menos impactado que o grupo de medicamentos (P < 0,05). Os pesquisadores concluíram que a acupuntura com agulha quente tem um efeito superior no reparo da cartilagem do joelho quando comparado ao meloxicam.

Procedimento de acupuntura
O par de pontos de acupuntura usado neste estudo é Xiyan. O tratamento começou com o joelho em um ângulo de 45 graus. Após a desinfecção, as agulhas foram inseridas a uma profundidade de 5 mm.Uma vez obtida a sensação de deqi, as agulhas foram retidas e a moxabustão foi aplicada.

Estacas de charuto Moxa foram presas a cada cabo da agulha e mantidas 2 a 3 cm acima da pele. Note-se que a moxa é melhor inflamada por baixo para garantir um efeito de aquecimento ideal e depois deixada no local para se auto-extinguir. [10] No total, duas estacas de charuto de moxa foram usadas durante a sessão de tratamento.

Medicina Chinesa Tradicional
Os pesquisadores citaram as antigas raízes históricas por trás do protocolo usado no estudo. Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o KOA está no escopo de Gu Bi (traduzido como impedimento ósseo).Segundo o Huangdi Neijing (Clássico da Medicina do Imperador Amarelo) , Gu Bi é causado pelo congestionamento do vento, do frio e da umidade. A causa raiz da doença é a deficiência hepática e renal. O princípio do tratamento é tonificar o fígado e os rins e aliviar a congestão dos fatores patológicos exógenos.

A acupuntura com agulha quente é uma combinação de acupuntura e moxabustão. Essa técnica de agulhamento revigora a circulação sanguínea, transforma a estase, aquece os meridianos e alivia a dor.Estudos anteriores demonstraram que a acupuntura com agulha quente é benéfica para os pacientes no tratamento de KOA. [11] No Jing Yue Quan Shu (Compêndio Completo de Jing-Yue) , está escrito que “Os impedimentos são agravados pelo frio, mas aliviados pelo calor.” No Qian Jin Yao Fang (Formulário para Mil Peças de Ouro) , um especial É mencionada a técnica de moxabustão chamada Zhong Zhi (traduzida como moxabustão pesada). Essa técnica requer o uso de grandes quantidades de estacas de charuto de moxa durante uma única sessão de tratamento e fornece uma ação curativa significativa.Neste estudo, duas estacas de charuto de moxa foram usadas em animais de laboratório. Os pesquisadores observam que “a eficácia é igual ao uso de 28 charutos de moxa em pacientes humanos, que é um exemplo de Zhong Zhi”.

A equipe de pesquisa citou pesquisas anteriores para explicar as ações anti-inflamatórias da acupuntura.[12] Eles observam que a acupuntura com agulha quente influencia a expressão do fator de crescimento transformador beta 1 (TGF-β1), osteoprotegerina (OPG, fator inibidor da osteoclastogênese), fator básico de crescimento de fibroblastos (bFGF) e fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF -1). A regulação saudável desses níveis de proteína desempenha um papel importante na promoção do reparo da cartilagem e na proliferação de condrócitos.

Os pesquisadores concluem que a acupuntura com moxabustão é eficaz para o alívio do KOA. Além disso, a acupuntura com agulha quente supera o meloxicam. Os pacientes interessados ​​em aprender mais são incentivados a entrar em contato com os acupunturistas locais licenciados.

Notas
[1] Zhang Y, Mi Y, Gang J, Wang H. Efeitos da moxabustão por agulhas quentes na cartilagem e morfologia do joelho em ratos com osteoartrite do joelho [J]. Acupuntura Chinesa e Moxabustão, 2016 fev; 36 (2): 175-9.
[2] arthritisresearchuk.org/
[3] arthritisresearchuk.org/
[4] Li Q, Duan WP, Cao XM, et al. Estudo caso-controle sobre a relação entre o índice de massa corporal e o alinhamento de membros inferiores de pacientes com osteoartrite do joelho [J]. China Journal of Orthopaedics and Traumatology, 2011, 24 (11): 911-914.
[5] jia.org.uk/medication
[6] Bouxsein ML, Boyd SK, Christiansen BA, Guldberg RE, Jepsen KJ, Muller R. Diretrizes para avaliação da microestrutura óssea em roedores usando tomografia computadorizada. J Bone Miner Res 2010; 25: 1468–86.
[7] Ruan MZ1, Dawson B, Jiang MM, Gannon F, Heggeness M, Lee BH. Imagem quantitativa da cartilagem osteoartrítica murina por tomografia computadorizada com contraste de fase [J]. Artrite Rheum.Fevereiro de 2013; 65 (2): 388-96. doi: 10.1002 / art.37766.
[8] Ruan MZ1, Dawson B, Jiang MM, Gannon F, Heggeness M, Lee BH. Imagem quantitativa da cartilagem osteoartrítica murina por tomografia computadorizada com contraste de fase [J]. Artrite Rheum.Fevereiro de 2013; 65 (2): 388-96. doi: 10.1002 / art.37766.
[9] Pelletier JP, Jovanovic D, Fernandes JC, Manning P, Connor JR, Currie MG, Di Battista JA, Martel-Pelletier J. Progressão reduzida da osteoartrite experimental in vivo por inibição seletiva da óxido nítrico sintase indutível [J]. Artrite Rheum. Julho de 1998; 41 (7): 1275-86.
[10] Zhou HJ. Efeito dos locais de ignição do Moxa-stick na temperatura do corpo da agulha e do ambiente circundante durante agulhas quentes [J]. Acupuntura Chinesa e Moxabustão, 2014, 34 (7): 675-677.
[11] Xiong GP, Huang Q, Dong YF, Chen P, Luo T. A eficácia da acupuntura óssea combinada com moxabustão para o tratamento da osteoartrite: 30 casos [J]. Acupuntura Chinesa e Moxabustão, 2011, 31 (6): 551-552.
[12] Chen YD, Qiu HP, Jin XQ, et al. Estudo de laboratório sobre a influência da acupuntura quente – moxabustão na metaloproteinase de matriz e histomorfologia do modelo experimental de osteoartrite do joelho de coelho [J]. Arquivos chineses de medicina tradicional chinesa, 2011 (5): 1060-1062.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This