A MEDICINA CHINESA BENEFICIA PACIENTES COM ALZHEIMER

De 6 de dezembro de 2019Sem categoria

A MEDICINA CHINESA BENEFICIA PACIENTES COM ALZHEIMER

Em pesquisa publicada no Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion , Yuyue Zhu relata que os pacientes com doença de Alzheimer apresentam melhorias significativas. No relatório, a Medicina Chinesa é um meio de estabilizar a condição geral do paciente para evitar declínios significativos nos padrões diagnósticos diferenciais.

Yuyue Zhu comparou dois grupos de pacientes com doença de Alzheimer. No grupo um, 40 pacientes receberam acupuntura com agulha quente. No grupo dois, 40 pacientes receberam terapia medicamentosa via administração oral de piracetam, um derivado do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico).

Após três meses de tratamento, os resultados foram avaliados e classificados com base na comparação dos escores CDR (Clinical Dementia Rating) dos dois grupos. A taxa efetiva total do grupo de tratamento com acupuntura foi de 95,0% e a taxa do grupo de piracetam foi de 75%. A diferença dos resultados teve significância estatística (P <0,05). Essas descobertas refletem melhorias básicas. A taxa efetiva total inclui melhorias modestas e não reflete uma taxa curativa. Os principais pontos de acupuntura administrados a todos os pacientes que receberam acupuntura neste estudo foram os seguintes:

  • Baihui 
  • Sishencong 
  • Taixi 
  • Zusanli 
  • Xuanzhong 
  • Dazhong 

Pesquisas relacionadas publicadas na Medicina Tradicional Chinesa de Henan (Huali Cheng, Dongmei Zhao) demonstram que a medicina herbal chinesa combinada com a acupuntura beneficia pacientes com doença de Alzheimer. [4] O princípio do tratamento era tonificar os rins e promover a circulação sanguínea. Cinqüenta e seis pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Todos os participantes tinham doença de Alzheimer e foram hospitalizados entre janeiro de 2014 e abril de 2015. O grupo um foi composto por 30 participantes e receberam fitoterapia e acupuntura.

O grupo dois foi composto por 26 participantes e receberam piperacilina e nimodipina. Embora a nimodipina seja um bloqueador dos canais de cálcio frequentemente usado para tratar sangramentos no cérebro (hemorragia subaracnóidea), há pesquisas observando que “a nimodipina pode ser de algum benefício no tratamento de pacientes com características de demência devido a doença não classificada ou à doença de Alzheimer, doença cerebrovascular ou doença de Alzheimer mista e doença cerebrovascular. ”[5]

O grupo de acupuntura e fitoterapia alcançou uma taxa efetiva total de 83,3%. O grupo de drogas alcançou uma taxa efetiva total de 53,9%. [6] A diferença entre os dois grupos foi estatisticamente significante (P <0,05). As taxas efetivas totais foram determinadas usando vários instrumentos: Comportar-ad, MMSE (Mini-Mental State Examination), ADI (Alzheimer’s Disease International), CMAI (Cohen-Mansfield Agitation Inventory), PSP (Paralisia Supranuclear Progressiva), SF-36 ( Pesquisa resumida de 36 itens).

Com base nos dados, os pesquisadores observam que a acupuntura combinada com fitoterapia em um regime de tratamento protocolado fornece importantes benefícios clínicos para pacientes com doença de Alzheimer e pode melhorar significativamente os sintomas. Os principais pontos de acupuntura usados ​​nesta pesquisa foram os seguintes:

Baihui
Renzhong
Neiguan
Sanyinjiao
Xuanzhong
Fenglong
Taixi
Os ingredientes fitoterápicos usados ​​para todos os pacientes na decocção de uma versão modificada da fórmula Bushen Huoxue foram os seguintes:

Shu Di Huang, 20 gramas
Dan Shen, 20 gramas
Huang Qi, 20 gramas
Gou Qi Zi, 20 gramas
Ele Shou Wu, 15 gramas
Du Zhong, 15 gramas
Bai Zhu, 10 gramas
Chuan Xiong, 10 gramas
Yuan Zhi, 10 gramas
Shi Chang Pu, 10 gramas
San Qi, 6 gramas
As ervas foram adicionadas à fórmula com base em considerações de diagnóstico diferencial. Para pacientes com micção frequente, foram adicionados 15 gramas de Sang Piao Xiao. Para os pacientes com dificuldades para dormir, foram adicionados 30 gramas de Suan Zao Ren. Para pacientes com qi e deficiência de sangue, a dose de Bai Zhu foi aumentada para 15 gramas e 15 gramas de Dang Gui foram adicionados à fórmula. Para pacientes com constipação, foram adicionados 15 gramas de Huo Ma Ren.

As ervas foram embebidas em cinco vezes a quantidade de água que as ervas por uma hora. As ervas foram decoctadas três vezes usando este processo. As decocções foram misturadas após a conclusão das três fervuras. Uma dose foi administrada todas as manhãs e à noite por três meses. O regime de acupuntura e fitoterapia produziu resultados significativos. Como resultado, os pesquisadores recomendam acupuntura e fitoterapia para pacientes com doença de Alzheimer.

Os ensaios clínicos em humanos acima mencionados demonstram melhorias modestas para pacientes com doença de Alzheimer. Até o momento, protocolos de tratamento suficientes não atendem totalmente às necessidades dos pacientes com doença de Alzheimer. O foco era estabilizar a condição geral do paciente ou diminuir a taxa de declínio.

Resultados do laboratório
Um experimento de laboratório usando uma versão de duas ervas do Bushen Huoxue oferece esperança. As ervas usadas foram Yin Yang Huo e Dan Shen. O princípio do tratamento era nutrir os rins e beneficiar a circulação sanguínea. Os pesquisadores observam que “a hipoperfusão cerebral é uma característica comum da demência vascular e foi recentemente reconhecida por contribuir para a progressão do declínio cognitivo.” [7] Os pesquisadores acrescentam: “Os resultados demonstraram que o BHD [Bushen Huoxue] atenuou significativamente o aprendizado e déficits de memória espacial no teste de labirinto de água de Morris de maneira dependente da dose…. os resultados sugeriram que a DHB tem potencial terapêutico para tratar a demência vascular, que pode estar associada à densidade de sinapses e atividades antioxidantes no hipocampo. ”[8]

Os achados empíricos do estudo mostraram resultados importantes: “A observação por microscopia eletrônica de transmissão revelou que a redução da densidade de sinapses no CA1 do hipocampo e no córtex parietal isolado de ratos com 2VO foi parcialmente restaurada pelo tratamento com BHD. Além disso, os níveis de expressão de vários antioxidantes, incluindo superóxido dismutase, catalase (CAT), glutatina e glutationa peroxidase-1 (GPx-1) aumentaram, enquanto o malondialdeído diminuiu nos hipocampos de ratos com 2VO após o tratamento com BHD. ”[ 9] Testes adicionais foram realizados para confirmar os resultados: reação em cadeia da polimerase, análise de Western blot. Esses testes confirmam que “a expressão de GPx ‑ 1 e CAT aumentou no grupo de tratamento BHD”. [10]

Sumário
A conclusão da pesquisa é que a acupuntura e a fitoterapia fornecem benefícios clínicos aos pacientes com doença de Alzheimer. Os resultados indicam que a acupuntura e a fitoterapia são apropriadas para integração no tratamento padrão de pacientes com doença de Alzheimer.

Referências:

References
1. Zhu, Yuyue. “Observations on the Therapeutic Effect of Warm Needling on Senile Dementia.” Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion 11, (2014): 996-997.

2. Winblad, Bengt. “Piracetam: a review of pharmacological properties and clinical uses.” CNS drug reviews 11, no. 2 (2005): 169-182.

3. Zhu, Yuyue. “Observations on the Therapeutic Effect of Warm Needling on Senile Dementia.” Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion 11, (2014): 996-997.

4. Cheng, Huali and Dongmei Zhao. “The Clinical Observation of Senile Dementia Treated with Bushen Huoxue Decoction in Combination with Acupuncture.” Henan Traditional Chinese Medicine 04, (2017): 619-621.

5. Birks, Jacqueline, and Jess López‐Arrieta. “Nimodipine for primary degenerative, mixed and vascular dementia.” The Cochrane Library (2002).

6. Cheng, Huali and Dongmei Zhao. “The Clinical Observation of Senile Dementia Treated with Bushen Huoxue Decoction in Combination with Acupuncture.” Henan Traditional Chinese Medicine 04, (2017): 619-621.

7. Ye, Shuifen, Yong Gu, Yihui Xu, Wen Fan, Xiaoting Wang, Shuting Chen, Siyi Cai, Shirong Lv, Yao Tong, and Jing Cai. “Bushen Huoxue decoction improves cognitive decline in rats with cerebral hypoperfusion.”Molecular medicine reports 10, no. 3 (2014): 1635-1641.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This