MEDICINA TRADICIONAL CHINESA MELHORA XEROSTOMIA (BOCA SECA) INDUZIDA POR RADIAÇÃO

De 12 de dezembro de 2019Sem categoria

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA MELHORA XEROSTOMIA (BOCA SECA) INDUZIDA POR RADIAÇÃO

A acupuntura reduz a frequência e a gravidade da xerostomia (boca seca). Os pesquisadores do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas (Houston) e do Fudan University Cancer Center (Shanghai) realizaram um ensaio clínico controlado randomizado. A fase três do paciente e avaliador cegou a investigação dos efeitos da acupuntura em pacientes com câncer de cabeça e pescoço que receberam terapia de radiação demonstraram resultados inovadores. Os pesquisadores concluíram que a acupuntura “resultou em sintomas de RIX [xerostomia induzida por radiação] significativamente menos e menos graves 1 ano após o tratamento versus CEC [controle de cuidados padrão]”. [1]

As glândulas salivares podem ser temporariamente ou permanentemente danificadas pela radioterapia. Existe uma alta incidência de RIX, que pode levar a complicações, incluindo deglutição difícil ou dolorosa, comprometimento do paladar (disgeusia) e problemas dentários. Outras complicações do RIX podem incluir insônia e dificuldade em falar.

O estudo comparou os grupos de acupuntura verdadeira, acupuntura falsa e controle padrão. A acupuntura verdadeira produziu resultados positivos significativamente maiores para os pacientes do que os outros grupos. As medidas de resultados foram baseadas em questionário, fluxo salivar, incidência de xerostomia, conteúdo salivar e escores de qualidade de vida. Um ano após a conclusão de todos os tratamentos de acupuntura, o verdadeiro grupo de acupuntura manteve taxas de resultado do paciente significativamente mais altas do que os grupos padrão de tratamento e simulação.

Todos os tratamentos de acupuntura foram fornecidos por acupunturistas credenciados. Os pesquisadores observam que suas descobertas são consistentes com várias investigações anteriores. Pacientes de acupuntura verdadeira que receberam acupuntura três vezes por semana durante seu curso de radioterapia de seis a sete semanas tiveram significativamente menos boca seca um ano após a conclusão dos tratamentos do que os pacientes padrão de controle de cuidados. Nenhum efeito adverso ocorreu na Universidade do Texas, MD Anderson. Um efeito adverso foi relatado no local do estudo de Fudan.

Os pesquisadores descobriram que a acupuntura é superior ao tratamento padrão para o alívio da xerostomia induzida por radiação. Eles comentam que a acupuntura é “minimamente invasiva” e “tem uma incidência muito baixa de efeitos adversos”. [2] Com base nas evidências, mais pesquisas são necessárias.

Todos os participantes do estudo tinham pelo menos 18 anos de idade, consentimento informado, diagnóstico de carcinoma de cabeça e pescoço e foram agendados para radioterapia em uma dose média de 24 Gy a um mínimo de uma glândula parótida. Uma extensa lista de critérios de exclusão foi utilizada para evitar variáveis ​​criadas pela comorbidade.

Todos os acupunturistas que prestavam tratamento durante o curso do estudo foram licenciados e foram preparados e treinados no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. A prescrição do ponto de acupuntura escolhida para o estudo foi a seguinte:

CV24
LU7
KD6
Auricular: Shenmen, Ponto Zero, Glândula Salivar 2 Prime, Laringe
Utilizaram-se profundidades de agulha padrão e a obtenção de deqi nos pontos de acupuntura ficou a critério do tratamento dos acupunturistas. Notavelmente, uma vez obtido o deqi, as agulhas não eram mais estimuladas manualmente (com exceção das agulhas deslocadas). A eletroacupuntura não foi usada em nenhum momento.

As agulhas de acupuntura estilo corpo tinham 0,25 mm de diâmetro e 40 mm de comprimento. As agulhas de acupuntura auricular tinham 0,16 diâmetro e 15 mm de comprimento. Os tratamentos de acupuntura foram realizados um total de três vezes por semana durante o período de tratamento com radiação de 6-7 semanas.

Os pesquisadores optaram por evitar o uso de pontos locais além do CV24, com a intenção de impedir a perturbação dos tecidos danificados pela radiação. Todos os pacientes foram tratados no dia da radioterapia em posição semi-supina ou supina. A acupuntura foi aplicada antes ou após a radioterapia. Com base nos dados, os pesquisadores observam que a acupuntura “deve ser considerada para a prevenção da xerostomia induzida por radiação”. [3]

Os pesquisadores observam que pesquisas anteriores indicam que a acupuntura regula o fluxo sanguíneo nas glândulas parótidas. Além disso, vários outros estudos consideram a acupuntura eficaz no tratamento da xerostomia. Um dos estudos citados na investigação considera a acupuntura eficaz por até três anos após o tratamento. Dois estudos-piloto realizados pelo grupo de pesquisa anterior a este ensaio clínico de fase três consideram a acupuntura eficaz para a prevenção de RIX, se fornecida com radioterapia.

O estudo empregou controles rigorosos e os pesquisadores monitoraram as instalações de tratamento e os acupunturistas licenciados durante a investigação. Mais pesquisas ajudarão a apoiar a padronização de protocolos de acupuntura para a prevenção e tratamento do RIX para ambientes hospitalares e ambulatoriais.

Referências:
1. Garcia, MK, Meng, Z., Rosenthal, DI, Shen, Y., Chambers, M., Yang, P., Wei, Q., Hu, C., Wu, C., Bei, W. e Prinsloo, S., 2019. Efeito da acupuntura verdadeira e simulada na Xerostomia induzida por radiação entre pacientes com câncer de cabeça e pescoço: um ensaio clínico randomizado. JAMA Network Open, 2 (12), pp.e1916910-e1916910.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This