MEDICINA CHINESA É EFICAZ NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

De 17 de dezembro de 2019Sem categoria

MEDICINA CHINESA É EFICAZ NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

Os pesquisadores do Hospital  da Cidade de Ganzhou (Jiangxi, China) conduziram um ensaio clínico e confirmaram que não apenas a medicina chinesa (acupuntura e ervas) é eficaz, mas também é mais eficaz do que um inibidor seletivo popular da recaptação de serotonina (ISRS). [1]

As medidas de resultados do estudo incluíram a HAM-A (Hamilton Depression Rating Scale), a SAS (Zung Self-Rating Anxiety Scale) e a taxa efetiva total do tratamento. Embora ambos os grupos tenham visto melhorias em todas as áreas, eles foram significativamente maiores no grupo MTC (Medicina Tradicional Chinesa), com uma taxa efetiva total de 97,5% em comparação com 80% no grupo da paroxetina.

Um total de 80 pacientes com diagnóstico clínico de TAG foram designados aleatoriamente para receber tratamento com paroxetina (um medicamento SSRI) ou acupuntura e ervas. O grupo paroxetina era composto por 27 pacientes do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com idades entre 21 e 71 anos (idade média de 37,82). Desses pacientes, 23 tinham formação acadêmica de nível superior ou superior, 12 concluíram o ensino médio e 5 concluíram o ensino médio. O grupo MTC foi composto por 26 pacientes do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idades entre 20 e 73 anos (idade média de 38,17). Desses pacientes, 25 tinham formação educacional superior ou superior, 11 concluíram o ensino médio e 4 concluíram o ensino médio. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos em termos de características basais.

Os critérios de inclusão para o estudo foram: diagnóstico clínico de TAG com escore HAM-A (Hamilton Anxiety Rating Scale) <29, mas ≥14, e diagnóstico por TCM de depressão do fígado, transformando-se em fogo com sintomas como dores de cabeça, tontura, boca seca com um gosto amargo, sensações de congestão no peito e irritabilidade. Os critérios de exclusão foram níveis elevados de GPT (transaminase glutâmico-pirúvica) indicativos de disfunção hepática ou cardíaca, um índice elevado de função renal, ansiedade combinada com depressão ou episódios depressivos nos últimos 3 meses, gravidez e comprometimento cognitivo.

Tratamento
Os pacientes do grupo paroxetina receberam uma dose de 20 mg do medicamento a ser tomado diariamente, após o café da manhã. Esta dose foi titulada até um máximo de 60 mg por dia, se necessário. Os pacientes do grupo MTC foram tratados com acupuntura e uma fórmula modificada de Dan Zhi Xiao Yao San. Isso é comumente usado no MTC para o tratamento da depressão do fígado que se transforma em fogo. Ele tem as funções de limpar o calor e a umidade, curar o fígado para aliviar a depressão, promover a função hepática saudável, beneficiar o sangue do fígado e proteger o baço. A fórmula modificada usada no estudo foi composta pelas seguintes ervas:

Chao Zhi Zi 15g
Mu Dan Pi 15g
Bai Shao 15g
Bo He 15g
Fo Shou 15g
Chai Hu 15g
Fu Ling 15g
Bai Zhu 15g
Dang Gui 9g
Sheng Jiang 9g
Gan Cao 3g
Cada dia, as ervas foram decoctadas em água para um volume de 300 ml e divididas em duas doses de 150 ml. Eles foram consumidos enquanto quentes todas as manhãs e noites durante um total de duas semanas. A acupuntura foi administrada nos seguintes pontos de acupuntura, selecionados por suas funções de curar o fígado e aliviar a depressão:

Taichong
Shenmen
Danzhong
Qimen
Xingjian
As agulhas foram inseridas usando um método de redução de reforço equilibrado e o ângulo e a profundidade foram ajustados se o paciente experimentasse algum desconforto. Após a obtenção do deqi, as agulhas foram retidas por um total de 30 minutos. O tratamento foi administrado diariamente por 5 dias, seguido por um período de descanso de 2 dias. O tratamento foi administrado por um total de 2 semanas.

Resultados
As medidas de desfecho primárias para o estudo foram o HAM-A e o SAS. O HAM-A é uma escala de 21 itens que abrange vários sintomas físicos e psicológicos de ansiedade e depressão, com pontuações mais altas indicativas de sintomas cada vez mais graves. Os escores médios de HAM-A pré-tratamento foram 27,91 no grupo paroxetina e 27,86 no grupo MTC. Após o tratamento, os escores médios de HAM-A caíram para 8,18 no grupo paroxetina e 5,79 no grupo MTC.

O SAS é uma escala auto-classificada de 20 itens que abrange vários sintomas de ansiedade e sua frequência, com pontuações mais altas indicativas de sintomas graves. Os escores médios do SAS pré-tratamento foram 43,83 no grupo paroxetina e 43,74 no grupo TCM. Após o tratamento, os escores médios do SAS caíram para 32,80 no grupo paroxetina e 26,43 no grupo MTC. Embora ambos os grupos tenham visto melhorias significativas nos escores HAM-A e SAS, as melhorias foram significativamente maiores no grupo MTC (p <0,05).

As taxas efetivas totais para cada grupo de tratamento foram calculadas. Pacientes com escore HAM-A ≤7 ou apresentando melhora> 75% foram classificados como recuperados. Para os pacientes que apresentaram melhorias de 50 a 75%, o tratamento foi classificado como marcadamente eficaz. Para os pacientes que apresentaram melhorias de 25 a 49%, o tratamento foi classificado como eficaz. Para pacientes que apresentaram melhora <25%, o tratamento foi classificado como ineficaz. Os casos curados, marcadamente eficazes e efetivos em cada grupo foram adicionados para fornecer as taxas efetivas totais.

No grupo paroxetina, houve 7 casos recuperados, 12 marcadamente eficazes, 13 efetivos e 8 ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de 80%. No grupo MTC, houve 12 casos recuperados, 15 marcadamente efetivos e 12 efetivos com apenas 1 caso ineficaz, resultando em uma taxa efetiva total de 97,5%. A taxa efetiva total foi significativamente maior no grupo TCM em comparação com o grupo paroxetina (p <0,05).

Os resultados deste estudo indicam que o tratamento com TCM combinando acupuntura e ervas é eficaz para aliviar os sintomas do TAG e pode ser mais eficaz do que os ISRS tradicionais, como a paroxetina. Esses achados são específicos para pacientes com TAG que também cumprem o parâmetro TCM de depressão do fígado que se transforma em fogo.

Reference:
1. Zhu Haifang, Luo Junting, Fang fengfeng (2019) “Clinical observation of generalized anxiety disorder with Chinese medicine combined with acupuncture” Contemporary Medicine Vol. 25(7) pp.91-93.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This