MEDICINA CHINESA MELHORA SÍNDROME PÓS AVC

De 10 de janeiro de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA MELHORA SÍNDROME PÓS AVC

Medicina Chinesa alivia  os infartos cerebrais (derrames). Usando ressonâncias magnéticas, os pesquisadores do Hospital do Povo da Cidade de Guangyuan concluíram que a acupuntura e Bu Yang Huang Wu Tang melhoram a conectividade funcional do cérebro em pacientes com infarto cerebral. Os resultados foram especialmente pronunciados nas regiões do giro anterior central-cerebelar e contralateral central. Além disso, a combinação de acupuntura e fitoterapia reduziu os fatores de risco ao diminuir os níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol das lipoproteínas de baixa densidade. Além disso, a expressão de CD62P e CD63 reduziu significativamente. Essas proteínas são marcadores de ativação plaquetária indicativos dos níveis de intensidade do infarto cerebral.

A equipe de pesquisa determinou que a acupuntura mais a fórmula herbal Bu Yang Huang Wu Tang é mais eficaz do que as injeções desproteinizadas de soro de sangue de bezerro e a atorvastatina. As injeções desprotinizadas de soro de sangue de bezerro são o extrato desproteinizado de sangue de bezerro, que contém componentes bioativos e facilita o reparo e a regeneração dos tecidos. A atorvastatina (marca Lipitor) é um inibidor da HMG-CoA redutase, usado para diminuir os níveis elevados de colesterol e diminuir o risco de infartos cerebrais.

Foi determinado que a acupuntura associada à fitoterapia chinesa produziu uma taxa efetiva total de 91,7% para o tratamento de infartos cerebrais. Um grupo que recebeu terapia medicamentosa padrão alcançou uma taxa efetiva total de 72,2%. O grupo de acupuntura e ervas superou o grupo de medicamentos em 19,5%. Os dados laboratoriais demonstram que a acupuntura produz reduções significativas nos níveis de lipídios no sangue quando combinadas com Bu Yang Huang Wu Tang. Além disso, as RMf em estado de repouso demonstraram que a acupuntura melhora a conectividade funcional das redes cerebrais. [1]

Os indicadores laboratoriais incluíram os níveis de colesterol total (CT), triglicerídeo (TG), lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), CD62p e CD63. TC, TG e LDL-C quantificaram os níveis de lipídios no sangue. Níveis elevados de CT, TG e LDL-C podem dificultar o processo de recuperação e aumentar a taxa de recorrência de infartos cerebrais. [2]

CD62p e CD63 são dois marcadores amplamente usados ​​de ativação plaquetária. Níveis mais baixos de CD62p e CD63 indicam menor gravidade do infarto cerebral. Os pesquisadores determinaram que as expressões de CD62P e CD63 caíram significativamente após o tratamento em ambos os grupos, e as diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas. Os níveis de CT, TG e LDL-C diminuíram significativamente após o tratamento nos dois grupos, e as diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas.

Usando fMRIs em estado de repouso (ressonância magnética funcional), a equipe de pesquisa descobriu que a acupuntura “restaura a conectividade funcional de pacientes com infarto cerebral, especialmente nas regiões do giro anterior cerebelar central e contralateral central”. [3] Nos dois grupos, a os coeficientes de conectividade funcional do giro anterior central-cerebelar e contralateral central no lado afetado melhoraram significativamente. As diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas, com acupuntura e ervas superando o grupo de medicamentos. Dado o sucesso de ambos os protocolos, um estudo investigando a combinação de acupuntura, ervas e medicamentos ajudaria a esclarecer se os efeitos terapêuticos sinérgicos ou aditivos podem ou não ser alcançados em um protocolo de medicina integrativa.

Projeto
Os pesquisadores (Tang et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 72 pacientes foram tratados neste estudo. Os pacientes foram diagnosticados com infarto cerebral agudo entre abril de 2016 e abril de 2018. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de acupuntura e um grupo de controle de drogas, com 36 pacientes em cada grupo.

Para os pacientes do grupo controle, foram administradas injeções desproteinizadas de soro no sangue de bezerro e atorvastatina. O grupo de tratamento recebeu acupuntura, além de uma fórmula herbal chamada Bu Yang Huang Wu Tang. Pesquisas modernas confirmam que esta fórmula herbal reduz a apoptose neuronal e os danos dos radicais livres, protegendo as mitocôndrias e promovendo a expressão da superóxido dismutase (SOD). Além disso, exerce um efeito antitrombótico, regulando a atividade plaquetária. [4]

O grupo de tratamento foi composto por 23 homens e 13 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 56 anos. O grupo controle foi composto por 24 homens e 12 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 56 anos. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e / ou dados demográficos relevantes para as medidas de resultados dos pacientes admitidos no ensaio clínico.

Acupuntura e medicamentos
Para o grupo de medicamentos, os pacientes receberam 20–50 ml de injeções séricas desproteinizadas de sangue de bezerro (uma vez por dia) e doses de 10 mg de atorvastatina administrada por via oral (uma vez por dia), por 30 dias consecutivos. O grupo de acupuntura recebeu acupuntura corporal nos seguintes pontos de acupuntura:

GV20 (Baihui)
EX-HN1 (Sishencong)
LI11 (Quchi)
LI4 (Hegu)
GB31 (Fengshi)
ST36 (Zusanli)
GB34 (Yanglingquan)
SP6 (Sanyinjiao)
BL60 (Kunlun)
Notavelmente, Baihui e Sishencong foram incluídos na prescrição do ponto de acupuntura. Essas são seleções de pontos de acupuntura no couro cabeludo comuns em aplicações modernas de neurologia de acupuntura. Os tratamentos de acupuntura começaram com os pacientes em decúbito dorsal.

Após a desinfecção dos locais de ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável estéril de 0,25 mm x 25 mm foi inserida perpendicularmente a cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Depois de obter uma sensação de deqi, foi aplicada a técnica de manipulação Xu Bu Shi Xie (tonificação por deficiência e atenuação excessiva). Foi observado um tempo de retenção da agulha de 30 minutos. Uma sessão de acupuntura foi realizada diariamente, por 30 dias consecutivos. A decocção de ervas usada no estudo foi composta pelos seguintes ingredientes:

Huang Qi 30 g
Tao Ren 15 g
Dang Gui 15 g
Chuan Xiong 10 g
Hong Hua 10 g
Chi Shao 10 g
Di Long 5 g
Os ingredientes foram decoctados em água. O medicamento à base de plantas foi ingerido 2 vezes por dia, 200 ml de cada vez, durante 30 dias. As indicações da medicina clássica chinesa para o uso desta fórmula incluem acidente vascular cerebral, hemiplegia, atrofia das pernas, incontinência urinária, afasia e desvio da boca. As funções tradicionais desta fórmula são tonificar o qi, revigorar o sangue e desbloquear os canais.

Sumário
Os exames de sangue e os resultados de imagem verificam que a acupuntura e as ervas são eficazes para o tratamento de infartos cerebrais. De acordo com a pesquisa abordada neste artigo, os benefícios comuns dos protocolos de tratamento com TCM (Medicina Tradicional Chinesa) incluem a redução dos níveis de lipídios no sangue e a recuperação da conectividade funcional das redes cerebrais para pacientes com síndrome pós-AVC.

References:
[1] Tang SM, Zhang W, Yuan Q, Yang LS, Yu BL. Effect of Acupuncture plus Buyang Huanwu Decoction on the Functional Connectivity of Brain Networks, CD62P and CD63 in Acute Cerebral Infarction [J/OL]. Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion, 2019 (10):1093-1097 [2019-10-15].
[2] Guan DN, Hu YN, Zhang Y, et al. Effect of intensive lipid-lowering therapy on inflammatory factors and fibrinolysis system in patients with acute cerebral infarction[J]. Journal of Hainan Medical College, 2016,22(16):1887-1890
[3] Tang SM, Zhang W, Yuan Q, Yang LS, Yu BL. Effect of Acupuncture plus Buyang Huanwu Decoction on the Functional Connectivity of Brain Networks, CD62P and CD63 in Acute Cerebral Infarction [J/OL]. Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion, 2019 (10):1093-1097 [2019-10-15].
[4] Wei JH, Zhang JJ, Zhang HP, et al. Effect of Buyang Huanwu Decoction on Neurological Function and Cardiac Serological Markers in Patients with Acute Cerebral Infarction [J]. Journal of Emergency in Traditional Chinese Medicine, 2016,25(11):2136-2138.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This