MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DE ANGINA ESTÁVEL CRÔNICA

De 16 de janeiro de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DE ANGINA ESTÁVEL CRÔNICA

Uma investigação multicêntrica constata que o tratamento com a medicina Chinesa nos canais afetados pela doença é mais eficaz do que o tratamento nos canais não afetados ou na acupuntura falsa. Os resultados foram publicados na JAMA Internal Medicine.

Um total de 398 pacientes com angina estável crônica completou com sucesso o estudo. Os participantes foram randomizados para um dos quatro grupos de tratamento: acupuntura no meridiano afetado pela doença, acupuntura no meridiano não afetado, acupuntura falsa e controle da lista de espera. Os critérios de inclusão para o estudo foram os seguintes: idades entre 35 e 80 anos, duração da angina> 3 meses com ataques pelo menos duas vezes por semana na linha de base, sem alterações significativas na frequência, extensão, natureza e fatores de indução / alívio da angina na linha de base.

Todos os pacientes receberam terapia anti-angina padrão por 16 semanas. Isso incluía medicamentos como betabloqueadores ou bloqueadores dos canais de cálcio, aspirina ou clopidogrel, estatinas e inibidores da ECA. Os medicamentos foram prescritos de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Se os pacientes precisassem de medicamentos de resgate durante o período do estudo, eles receberiam nitroglicerina, nifedipina ou o medicamento herbal chinês Suxiao Jiuxin Wan (um extrato herbal que inclui Chuan Xiong e Bing Pian). Todos os participantes, com exceção do grupo controle da lista de espera, também receberam tratamento com acupuntura, de acordo com os seguintes protocolos.

Grupo DAM (meridiano afetado pela doença)
A acupuntura foi administrada nos pontos de acupuntura Neiguan  e Tongli , bilateralmente. As agulhas foram estimuladas usando uma técnica de levantamento, empuxo e torção para obter deqi. As agulhas auxiliares foram colocadas 2 mm lateralmente a cada ponto de acupuntura, a uma profundidade de 2 mm, sem estimulação manual. Essa técnica foi usada para garantir que a estimulação elétrica estivesse funcionando nos pontos locais. Um estimulador de nervo acuponto HANS foi usado para estimular os pontos com uma frequência de 2 Hz a uma intensidade de 0,1–2 mA, dependendo dos níveis de tolerância de cada paciente.

Grupo NAM (meridiano não afetado)
A acupuntura foi administrada nos pontos de acupuntura Taiyuan e Kongzui, bilateralmente. As agulhas foram estimuladas manual e eletricamente de acordo com o protocolo descrito acima.

Grupo SA (acupuntura falsa)
A acupuntura foi administrada em dois pontos fixos, bilateralmente. Nenhuma estimulação manual foi aplicada para provocar deqi. A estimulação elétrica foi aplicada de acordo com o protocolo empregado nos grupos de acupuntura DAM e NAM.

Todos os tratamentos de acupuntura duraram 30 minutos e foram administrados três vezes por semana durante quatro semanas. Todos os pacientes receberam um total de 12 tratamentos, com exceção do grupo de controle da lista de espera. Esses pacientes foram instruídos a agendar o tratamento com acupuntura após a conclusão do estudo.

Resultados
Todos os participantes completaram um diário de angina entre a avaliação inicial e a consulta de acompanhamento de 16 semanas. As avaliações foram realizadas em quatro intervalos semanais durante esse período. O desfecho primário foi a frequência de ataques de angina, medidos por DP (desvio padrão) da avaliação inicial.

No grupo DAM, o DP foi de 5,57 nas semanas 1 a 4 (período de tratamento), 6,86 nas semanas 5 a 8, 7,32 nas semanas 9 a 12 e 7,96 nas semanas 12 a 16. No grupo NAM, os DS correspondentes foram 3,14 nas semanas 1 a 4, 3,72 nas semanas 5 a 8, 3,65 nas semanas 9 a 12 e 3,89 nas semanas 12 a 16. No grupo SA, os DS foram 2,00 nas semanas 1 a 4, 2,55 nas semanas 5 a 8, 2,67 nas semanas 9 a 12 e 2,78 nas semanas 12 a 16. No grupo controle, os DS foram de 0,48 nas semanas 1 a 4, 1,94 nas semanas 5 a 8, 2,38 nas semanas 9 a 12 e 2,33 nas semanas 12 a 16. A frequência dos ataques de angina foi significativamente menor no grupo DAM em cada ponto de dados das semanas 4-16.

As medidas de desfecho secundário incluíram a gravidade da angina, medida pelo VAS (escala visual analógica), o SAQ (Seattle Angina Questionnaire), ingestão de medicamentos de resgate, testes de distância de caminhada de 6 minutos e escalas autoavaliadas para ansiedade e depressão. A variabilidade da frequência cardíaca, os motivos do abandono e os eventos adversos também foram registrados. As pontuações VAS e SAQ melhoraram mais significativamente no grupo DAM do que nos outros três grupos em cada avaliação.

Não houve diferenças intergrupos em termos de uso de medicamentos de resgate. No teste de caminhada de 6 minutos no final da semana 4, os pacientes do grupo DAM superaram os do grupo SA e lista de espera, mas não o grupo NAM. Não houve diferenças intergrupos na autoavaliação de ansiedade e depressão no final do tratamento. No entanto, os pacientes do grupo DAM relataram níveis mais baixos de ansiedade e depressão durante os períodos de acompanhamento nas semanas 5 a 8 e 13 a 16 em comparação com os grupos SA e lista de espera.

Hospital em Dengtazhen
Os resultados deste estudo são apoiados por pesquisas semelhantes realizadas no Hospital Dengtazhen (distrito de Xi’an, cidade de Liaoyuan). [ii] Neste ensaio clínico sobre acupuntura para angina, o grupo de acupuntura teve uma taxa efetiva de 94,23% em comparação com apenas 76,92% no grupo controle. Um total de 104 pacientes com síndrome do distúrbio cardíaco yang combinado, angina e doença cardíaca coronária foram randomizados para o grupo de acupuntura (n = 54) ou o grupo controle (n = 54).

Tratamento
Todos os pacientes receberam medicações anti-angina padrão, incluindo nitratos, betabloqueadores, medicações antiplaquetárias e inibidores da ECA. Além disso, os pacientes designados para o grupo de acupuntura receberam Gua Lou Xie Bai e Gui Zhi Tang, composta pelas seguintes ervas:

Bai Fu Ling 30g
Gua Lou 20g
He Ye 20g
Bai Shao 20g
Dan Shen 15g
Xie Bai 15g
Chao Bai Zhu 10g
Gui Zhi 10g
Ze Xie 10g
Niu Xi 10g
Dang Gui 15g
Cu Xiang Fu 15g
Yu Jin 15g
Mu Xiang 8g
Chen Pi 8g
Gan Cao 6g
Para pacientes com obstrução da fleuma, foi adicionado Jie Geng (6g). Para pacientes sem vitalidade, Huang Qi (30g) foi adicionado. Para os pacientes com estase sanguínea, foram adicionados Chao Zao Ren (15g), Chuan Xiong (12g) e San Leng (8g). Para os pacientes que sofrem de exaustão, foram adicionados Dang Shen (15g) e Zhi Huang Qi (20g).

A acupuntura foi administrada obliquamente em Xinshu  e Geshu e transversalmente em Danzhong . As agulhas foram manipuladas usando uma técnica de levantamento de empuxo e torção para provocar deqi e foram retidas por um total de 30 minutos. O tratamento foi realizado em dias alternados e os dois grupos receberam dois meses de tratamento contínuo.

Resultados
O desfecho primário para o estudo foi a taxa efetiva clínica total, com base nos seguintes parâmetros. Para pacientes cujos sintomas foram totalmente resolvidos e cujas leituras de ECG eram normais, o tratamento foi classificado como marcadamente eficaz. Para aqueles cujos sintomas melhoraram significativamente e cujas leituras de ECG eram quase normais, o tratamento foi classificado como eficaz. Para aqueles que não apresentaram melhora ou piora dos sintomas, o tratamento foi classificado como ineficaz.

No grupo de acupuntura, houve 27 casos marcadamente eficazes, 22 efetivos e 3 ineficazes, gerando uma taxa efetiva total de 94,23%. No grupo controle, houve 21 casos marcadamente efetivos, 19 efetivos e 12 ineficazes, gerando uma taxa efetiva total de 76,92%.

Os participantes do grupo de acupuntura tiveram uma frequência e duração dos ataques reduzidos (média 3,16 vezes e 2,32 minutos, respectivamente) em comparação com o grupo controle (média 5,62 vezes e 4,54 minutos). Os resultados indicam que a acupuntura reduz significativamente a frequência e a gravidade dos ataques de angina e é uma modalidade clínica apropriada em um protocolo de medicina integrativa.

References:
[i] Zhao L, Li D, Zheng H, et al. Acupuncture as Adjunctive Therapy for Chronic Stable Angina: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. 2019;179(10):1388–1397. doi:10.1001/jamainternmed.2019.2407.
[ii] Cong Hedong (2019) “Clinical Effects of Gualou Xiebai Guizhi Tang Jia Jian Combined with Acupuncture in Treating Angina Pectoris and Coronary Heart Disease Due to Heart-Yang Disorder” Cardiovascular Disease Electronic Journal of Integrated Chinese and Western Medicine Vol.7 (25) pp.155.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This