META ANÁLISE CONCLUI QUE A MEDICINA CHINESA REDUZ DOR EM PACIENTES COM CÂNCER

De 27 de janeiro de 2020Sem categoria

META ANÁLISE CONCLUI QUE A MEDICINA CHINESA REDUZ DOR EM PACIENTES COM CÂNCER

Os pesquisadores conduziram uma meta-análise de 14 ensaios clínicos randomizados e concluíram que a Medicina Chinesa reduz os níveis de dor em pacientes com câncer. [1] Além disso, a pesquisa indica que o uso de opióides pode diminuir significativamente como resultado de tratamentos analgésicos de acupuntura. A pesquisa foi publicada na JAMA Oncology e inclui contribuições do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (Nova York), RMIT University (Austrália) e pesquisadores da Universidade de Guangdong (Guangzhou).

Os pesquisadores determinaram que a acupuntura verdadeira produz uma redução significativamente maior da dor do que os controles simulados. A revisão ordenou ensaios clínicos de qualidade de 17 ensaios clínicos randomizados (ensaios clínicos randomizados), incluindo 1.111 pacientes. Um total de 14 ensaios clínicos randomizados (incluindo 920 pacientes) foram admitidos como evidência de qualidade à investigação. Foram realizados 7 estudos na China, 6 nos EUA e 1 na Coréia, França, Brasil e Austrália.

Os pesquisadores observam que a dor é um motivo comum para pacientes com câncer procurarem serviços médicos de emergência e que a internação hospitalar também é comum para pacientes com câncer que visitam os departamentos de emergência. Eles acrescentam que os hospitais precisam incluir serviços de acupuntura para atender a essa demanda com base na “crescente evidência da eficácia da acupuntura”. [2]

Os pesquisadores citam evidências do Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering (Nova York, NY), da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan (Boston, Massachusetts) e dos pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Médicas (Pequim, China) demonstrando que a maioria dos centros nacionais de câncer em os EUA fornecem acupuntura. [3] No entanto, os pesquisadores observam que existem barreiras significativas ao acesso. Eles citam a exclusão da acupuntura de muitos planos de seguro nos EUA como um grande obstáculo para pacientes que procuram acupuntura como uma terapia analgésica alternativa ou suplementar.

Uma questão é que a cobertura do seguro varia muito e é amplamente governada estado a estado. Os serviços de acupuntura estão incluídos no nível federal no sistema Medicare e Medicaid; no entanto, isso se aplica apenas a pacientes que sofrem de dor lombar crônica não relacionada à cirurgia e o número total de visitas anuais é limitado. Para alguns pacientes, a Veterans Health Administration cobre tratamentos de acupuntura e a acupuntura no campo de batalha é um serviço prestado pelas forças armadas dos EUA. Notavelmente, a American Pain Association e o American College of Physicians recomendam a acupuntura como uma opção de tratamento não farmacológico. [4]

Maior inclusão de serviços de acupuntura por acupunturistas licenciados nos sistemas de saúde para pacientes que recebem terapias contra o câncer alivia o sofrimento de fortes dores e náuseas. Os pacientes em quimioterapia se beneficiam significativamente da capacidade muitas vezes imediata e duradoura da acupuntura de aliviar náuseas e vômitos. [5] O escopo da pesquisa sobre o câncer que examina a medicina tradicional chinesa é diverso. Por exemplo, os pesquisadores do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas (Houston) e do Fudan University Cancer Center (Xangai) concluem que a acupuntura reduz a frequência e a gravidade da boca seca em pacientes com câncer de cabeça e pescoço que recebem terapia de radiação. [6]

A pesquisa indica que muitas clínicas de câncer oferecem opções analgésicas não farmacológicas para atender às necessidades de seus pacientes. O papel da acupuntura está se expandindo neste ambiente para aliviar o sofrimento e oferecer opções de tratamento.

References:
1. He, Yihan, Xinfeng Guo, Brian H. May, Anthony Lin Zhang, Yihong Liu, Chuanjian Lu, Jun J. Mao, Charlie Changli Xue, and Haibo Zhang. “Clinical Evidence for Association of Acupuncture and Acupressure With Improved Cancer Pain: A Systematic Review and Meta-Analysis.” JAMA oncology (2019).
2. Ibid.
3. Yun, Hyeongjun, Lingyun Sun, and Jun J. Mao. “Growth of integrative medicine at leading cancer centers between 2009 and 2016: a systematic analysis of NCI-designated comprehensive cancer center websites.” JNCI Monographs 2017, no. 52 (2017).
4. cms.gov/medicare-coverage-database/details/nca-decision-memo.aspx?NCAId=295&fbclid=IwAR0I9VUcwwqdd0Swm_bdB25gcGfmBtK9k4PjNBZkKy6tMgLONgKsq2_pQUE, Decision Memo for Acupuncture for Chronic Low Back Pain (CAG-00452N), Centers for Medicare & Medicaid Services, 1-24-2020.
5. Xing JY, Li X, & Ren XM. (2013). Therapeutic observation of abdominal acupuncture in preventing nausea and vomiting caused by Cisplatin-based chemotherapy. Shanghai J Acu-mox. 32(12):1046-1048.
6.Garcia, MK, Meng, Z., Rosenthal, DI, Shen, Y., Chambers, M., Yang, P., Wei, Q., Hu, C., Wu, C., Bei, W. and Prinsloo, S., 2019. Effect of True and Sham Acupuncture on Radiation-Induced Xerostomia Among Patients With Head and Neck Cancer: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open, 2(12), pp.e1916910-e1916910.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This