MEDICINA CHINESA REDUZ RISCO DE DOENÇA CARDÍACA EM PACIENTES COM ARTRITE

De 12 de fevereiro de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA REDUZ RISCO DE DOENÇA CARDÍACA EM PACIENTES COM ARTRITE

A medicina Chinesa diminui o risco de doença cardíaca em pacientes com artrite reumatóide. Com base no tamanho amostral de 9.932 pacientes do Banco Nacional de Pesquisa em Seguros de Saúde de Taiwan, os pesquisadores determinaram que os pacientes com artrite reumatóide tinham um risco significativamente menor de desenvolver doença cardíaca coronária se recebessem acupuntura. [1] Isso se aplica a pacientes que recebem acupuntura manual ou eletroacupuntura. Além disso, foram encontrados efeitos aditivos benéficos ao combinar acupuntura com terapias convencionais.

As taxas de mortalidade aumentadas para pacientes com artrite reumatóide são em grande parte devido ao aumento da taxa de distúrbios cardiovasculares. Inflamação crônica e disfunção da regulação do sistema imunológico são fatores. Os pesquisadores observam que investigações anteriores indicam que a acupuntura reduz beneficamente a inflamação, que pode ser parcialmente responsável por seus benefícios terapêuticos.

A equipe de pesquisa observa que a acupuntura é preventiva contra o desenvolvimento de doença cardíaca coronariana em pacientes com artrite reumatóide, independentemente da idade, sexo e se os pacientes sofrem ou não de diabetes, hiperlipidemia ou hipertensão. Além disso, a acupuntura reduziu o risco de doença cardíaca coronariana em pacientes com artrite reumatóide em uso de estatinas. Além disso, a pesquisa demonstra que a acupuntura resulta em menor incidência de cardiopatia isquêmica.

A equipe de pesquisa examinou ensaios clínicos anteriores que consideram a acupuntura eficaz na redução do inchaço e na melhora da amplitude de movimento nos joelhos. Estudos anteriores também indicam que a acupuntura melhora os escores de qualidade de vida e a capacidade de se envolver em atividades físicas.

Muitos pacientes com artrite reumatóide tomam inibidores do metotrexato (um supressor do sistema imunológico) e do TNF-α (uma citocina pró-inflamatória). A pesquisa indica que essas duas substâncias reduzem o risco de doença cardíaca coronária. No entanto, para pacientes que tomam um ou ambos os medicamentos, a acupuntura oferece um benefício adicional, diminuindo ainda mais o risco de desenvolver doença cardíaca coronária.

A equipe de pesquisa observa que a inflamação crônica é um fator chave no desenvolvimento da artrite reumatóide e de suas comorbidades. Eles acrescentam que melhorar a inflamação é um componente importante de qualquer plano de tratamento para pacientes com artrite reumatóide. A equipe de pesquisa citou várias investigações que consideram a acupuntura eficaz na redução da inflamação. Uma investigação descobriu que a acupuntura é eficaz no equilíbrio dos níveis de células Th17 e Treg (células auxiliares T), que se correlacionam diretamente com a diminuição da gravidade da artrite reumatoide.

A investigação produziu dois achados consistentes para pacientes com artrite reumatóide: a acupuntura reduz a inflamação e produz um efeito analgésico. Achados adicionais incluem que a acupuntura aumenta os efeitos de terapias convencionais para pacientes com diabetes e hipertensão.

Os pesquisadores observaram que era difícil quantificar o número médio de visitas ao consultório de acupuntura e o tempo de tratamento dos pacientes do estudo. O banco de dados nacional de Taiwan documenta a frequência dos cuidados e o número total de visitas de acupuntura com base no valor coberto pelo programa do NHI (National Health Insurance). O NHI cobre no máximo três visitas de acupuntura por semana e um total de quinze visitas de acupuntura por mês.

Alguns pacientes podem ter recebido visitas adicionais de acupuntura usando o auto-pagamento (despesas do próprio bolso). Com base nessa limitação quantitativa, a equipe de pesquisa sugere que pesquisas futuras determinem protocolos exatos de frequência de tratamento que otimizem os resultados dos pacientes. Além disso, eles sugerem uma comparação entre um conjunto estático de pontos de acupuntura aplicado a todos os pacientes em um braço de um estudo com outro braço recebendo pontos com base em prescrições individualizadas de pontos de diagnóstico diferencial que refletem cenários clínicos reais.

Reference:
1. Wu, Mei-Yao, Ming-Cheng Huang, Hou-Hsun Liao, Jen-Huai Chiang, Yu-Chen Lee, Chung-Y. Hsu, Mao-Feng Sun, and Hung-Rong Yen. “Acupuncture decreased the risk of coronary heart disease in patients with rheumatoid arthritis in Taiwan: a Nationwide propensity score-matched study.” BMC complementary and alternative medicine 18, no. 1 (2018): 341.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This