MEDICINA CHINESA EFICAZ CONTRA SEPSE INDUZIDA POR PNEUMONIA

MEDICINA CHINESA EFICAZ CONTRA SEPSE INDUZIDA POR PNEUMONIA

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Médicas do Hospital Guang’anmen da China combinaram eletroacupuntura com terapia medicamentosa. Os pacientes que receberam terapia medicamentosa e eletroacupuntura tiveram resultados superiores em comparação aos pacientes que receberam monoterapia. Os pesquisadores concluem que a adição de acupuntura a um regime de tratamento medicamentoso aumenta a taxa efetiva total, auxilia na regulação das funções do sistema imunológico, aumenta ações antifebris e alivia reações inflamatórias.

As implicações desta investigação são que uma abordagem de medicina integrativa para doenças infecciosas tem o potencial de salvar vidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) observa que a sepse “afeta mais de 30 milhões de pessoas no mundo todo a cada ano, levando potencialmente a 6 milhões de mortes”. [2]

Os pesquisadores do Hospital Guang’anmen (Wang et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 120 pacientes com sepse induzida por pneumonia foram tratados e avaliados neste estudo. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e um grupo controle, com 60 pacientes em cada grupo. Para os pacientes do grupo controle, foram administrados cuidados de rotina (medicamentos para redução da dor e febre, controle de eletrólitos de água, suporte nutricional) e medicamentos anti-infecciosos. O grupo de tratamento recebeu acupuntura além do mesmo regime de tratamento medicamentoso administrado ao grupo de controle de drogas.

A discriminação estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento foi composto por 34 homens e 26 mulheres. A idade média no grupo controle foi de 56,1 anos. O grupo controle foi composto por 32 homens e 28 mulheres. A idade média no grupo controle foi de 55,9 anos. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e outros dados demográficos relevantes para as medidas de resultados dos pacientes.

Acupuntura e terapia medicamentosa
Nos dois grupos, os pacientes receberam cuidados de rotina e medicamentos anti-infecciosos. A terapia anti-infecciosa contém 400 mg de uma injeção de cloridrato de moxifloxacina (um antibiótico) e 250 ml de uma solução de glicose a 5%. Os dois medicamentos foram administrados por gotejamento intravenoso de líquido por um total de 90 minutos.

Os pontos de acupuntura usados ​​para o grupo de tratamento incluíram o seguinte:

(Hegu)
(Quchi)
Quando a acupuntura manual alcançou uma sensação de deqi, a eletroacupuntura (modelo HANS 200) foi aplicada. Uma onda dispersa-densa de 2/100 Hz foi aplicada. Cada sessão de eletroacupuntura durou 30 minutos.

Avaliações
Vários instrumentos foram utilizados para medir os resultados dos pacientes antes e quatro horas após o tratamento. Primeiro, foram registrados o tempo de início da redução da febre e o tempo total de redução da febre. O tempo de início da ação de redução da febre refere-se ao momento em que a temperatura corporal diminuiu 0,5 ℃. O tempo total de abatimento da febre refere-se ao momento em que a temperatura corporal retornou a 37 ℃.

Segundo, os fatores inflamatórios séricos foram medidos, incluindo o fator de necrose tumoral (TNF) -α, interleucina (IL) -1β, IL-8 e IL-10. TNF-α, IL-1β e IL-8 são fatores pró-inflamatórios e IL-10 é um fator anti-inflamatório. Terceiro, os níveis séricos de acetilcolina (ACh) e colina acetil transferase (ChAT) foram documentados. A ACh é sintetizada por colina e acetil-CoA sob a catálise de ChAT. É o principal neurotransmissor liberado pelo nervo vago e atua nos macrófagos para inibir a liberação de fatores inflamatórios. Quarto, a porcentagem de células CD4 +, a porcentagem de células CD8 + e a proporção de células CD4 + / CD8 + foram comparadas. As células CD4 + são células T auxiliares. As células CD8 + são células T supressoras. A proporção de células CD4 + / CD8 + é usada para quantificar o status do sistema imunológico. Uma menor proporção de células CD4 + / CD8 + indica um risco aumentado de infecção.

O tempo de início da ação de redução da febre e o tempo de eliminação da febre no grupo de tratamento com acupuntura foram significativamente menores que no grupo controle (p <0,05). Quatro horas após o tratamento, os níveis séricos de TNF-α, IL-1β e IL-8 no grupo de tratamento foram significativamente menores do que no grupo controle. Os níveis séricos de IL-10 no grupo de tratamento foram significativamente maiores que o grupo controle (p <0,05). Os níveis séricos de ACh e ChAT no grupo de tratamento foram significativamente maiores do que os do grupo controle (p <0,05). As porcentagens de células CD4 + e as taxas de células CD4 + / CD8 + no grupo de tratamento foram significativamente maiores do que as do grupo controle. As porcentagens de células CD8 + no grupo de tratamento foram significativamente menores do que no grupo controle (p <0,05).

Resultados
Os resultados indicam que a acupuntura combinada com terapia anti-infecciosa convencional em um protocolo de tratamento integrado é mais eficaz do que usar cuidados de rotina e medicamentos anti-infecciosos sem acupuntura. Wang et al. concluem que a acupuntura é segura e eficaz para o tratamento da sepse induzida por pneumonia.

Referências:
1. Wang S, Li LN, Qi WS. Efeito curativo da eletroacupuntura do ponto YUAN do meridiano do intestino grosso combinado com o ponto HE-sea no tratamento de pacientes com sepse causados ​​por pneumonia e o impacto na via anti-inflamatória colinérgica [J]. Revista Prática de Doença Vascular Pulmonar Cardio-Cerebral, 2018, 26 (8): 66-69.
2. who.int/sepsis/en/. Sepse, Organização Mundial da Saúde. 3-31-2020.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This