MEDICINA CHINESA EFICAZ NO TRATAMENTO DA GRIPE E DIMINUI TAXA DE MORTALIDADE

De 23 de abril de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA EFICAZ NO TRATAMENTO DA GRIPE E DIMINUI TAXA DE MORTALIDADE

 

Duas investigações independentes confirmam a eficácia da acupuntura no combate à gripe. Uma investigação laboratorial testou a acupuntura como monoterapia e determinou que a acupuntura reduz as taxas de mortalidade, aumenta os níveis séricos de interferon e melhora a fagocitose dos vírus. Outra investigação considera a acupuntura eficaz para aumentar a eficácia clínica dos medicamentos antivirais. Vamos começar com a investigação integrativa e veremos a monoterapia com acupuntura a seguir.

Pesquisadores do Hospital Municipal de Taizhou combinaram acupuntura com terapia medicamentosa padrão. Os pacientes que receberam oseltamivir e acupuntura em um protocolo de tratamento combinado apresentaram resultados superiores em comparação aos pacientes que receberam apenas oseltamivir. [1] Em um experimento de laboratório independente, os pesquisadores provaram que a acupuntura exerce um efeito antiviral, aumentando o nível sérico de interferon (IFN) e melhora a função fagocitária em ratos com infecções pelo vírus influenza. [2]

A equipe de pesquisa de Lang et al. compararam um grupo controle que recebeu apenas oseltamivir (um medicamento antiviral, também conhecido pelo nome de marca Tamiflu) e um grupo de tratamento que recebeu acupuntura e oseltamivir. Os pacientes do grupo de tratamento tiveram tempos de recuperação significativamente mais curtos para aliviar a febre, faringodinia (dor na faringe) e tosse. Os pesquisadores concluem que a adição de acupuntura a um regime de tratamento com oseltamivir aumenta a taxa efetiva de oseltamivir para o tratamento da gripe. Além disso, os pesquisadores concluem que a acupuntura é eficaz e segura; a acupuntura não produziu efeitos adversos graves.

Resultados
Após o tratamento, o tempo médio de recuperação da febre foi de 63,80 horas no grupo controle de monoterapia e 57,05 horas no grupo de acupuntura mais tratamento medicamentoso. Em média, a acupuntura reduziu a febre em 6,75 horas.

O tempo médio de recuperação da faringodinia foi de 80,35 horas no grupo controle e 71,25 horas no grupo de tratamento. A acupuntura melhorou o tempo de recuperação da dor na faringe em 9,1 horas.

O tempo médio de recuperação de tosse e outros sintomas foi de 115,20 horas no grupo controle de monoterapia e 104,70 horas no grupo de acupuntura e tratamento medicamentoso; a acupuntura produziu uma melhora de 10,5 horas. O tempo de recuperação refere-se ao tempo necessário para aliviar completamente os sintomas (incluindo temperatura corporal ≤37,4 graus Celsius) por pelo menos 24 horas desde o início do tratamento. Os resultados mostraram que a acupuntura aumenta significativamente a taxa efetiva total de oseltamivir e a terapia combinada reduz o curso de desenvolvimento da influenza H1N1.

Projeto
Pesquisadores (Lang et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 80 pacientes diagnosticados com influenza H1N1 foram tratados e avaliados. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de acupuntura mais tratamento medicamentoso e um grupo controle de monoterapia com 40 pacientes em cada grupo. Os critérios de inclusão foram estabelecidos e incluíram o seguinte:

Diagnóstico da gripe H1N1
Temperatura corporal ≥38 graus Celsius
Pelo menos dois sintomas indicativos (por exemplo, dor de garganta, tosse)
A discriminação estatística para cada grupo randomizado que entrou no estudo foi a seguinte. O grupo controle foi composto por 22 homens e 18 mulheres. A idade média no grupo controle foi de 22,55 anos. O curso médio da doença no grupo controle foi de 21,73 horas. A temperatura corporal no grupo controle foi de 38,59. O grupo de tratamento foi composto por 19 homens e 21 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 24,05 anos. O curso médio da doença no grupo de tratamento foi de 20,89 horas. A temperatura corporal no grupo de tratamento foi de 38,71. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade, curso da doença e temperatura corporal relevantes para as medidas de resultados dos pacientes inicialmente admitidos no estudo.

Procedimento de tratamento
Ambos os grupos receberam terapia medicamentosa idêntica. Um total de 75 mg de oseltamivir foi administrado duas vezes ao dia, durante um total de 5 dias como um curso de tratamento. Tratamento sintomático (analgésicos antipiréticos, antitússicos ou expectorantes) também foi administrado, se necessário.

O grupo de tratamento recebeu tratamento com acupuntura. Os seguintes pontos de acupuntura primária foram selecionados bilateralmente para o grupo de tratamento:

(Quchi)
(Waiguan)
(Hegu)
(Chize)
Acupontos secundários adicionais foram adicionados com base na apresentação dos sintomas:

Febre alta: (Dazhui)
Tosse grave: (Kongzui)
Dor de garganta: (Yuji), LU11 (Shaoshang)
Após a inserção, as agulhas foram manipuladas com a técnica de atenuação (xie) por 2-3 vezes durante um período de retenção de agulha de 10 a 15 minutos. Para Yuji e Shaoshang (usado para pacientes com dor de garganta), a técnica de sangramento foi aplicada em vez de usar a técnica de atenuação. O tratamento com acupuntura foi administrado diariamente, durante um total de 5 dias, como um tratamento.

Os pesquisadores do Hospital Municipal de Taizhou determinaram que a acupuntura melhora os resultados para pacientes com influenza que tomam oseltamivir. Isso inclui reduções de febre e alívio sintomático. No geral, o tempo total de recuperação melhora quando a acupuntura é adicionada ao regime de tratamento medicamentoso.

Universidade de Nanjing
Em outra investigação, os pesquisadores da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) de Nanjing investigaram o efeito da acupuntura e moxabustão em ratos infectados pelo vírus influenza. Eles descobriram que a acupuntura e a moxabustão diminuem a taxa de mortalidade e aumentam o tempo médio de sobrevivência. Além disso, eles documentam que ambas as terapias com MTC aumentam significativamente o nível sérico de IFN e melhoram a fagocitose de vírus.

O interferon (IFN) desempenha um papel importante no recrutamento defeituoso de neutrófilos e na morte do vírus influenza. [3] Os pesquisadores concluem que a acupuntura e a moxabustão são eficazes para o tratamento da gripe. Notavelmente, a acupuntura produziu resultados superiores à terapia com moxabustão.

Três grupos foram comparados. O primeiro grupo recebeu acupuntura. O segundo grupo recebeu moxabustão. O terceiro grupo foi um controle. Para o grupo de tratamento com acupuntura, uma agulha foi inserida em um único ponto (Dazhui, GV14) e foi manipulada com a técnica de torção, com uma frequência de 30 a 50 vezes por minuto. Para o grupo de tratamento com moxabustão, 10–15 mg de estacas de charuto de moxa foram aplicados no ponto de acupuntura Guanyuan (CV4). Um total de 4 estacas foram usadas em uma sessão de tratamento. Os tratamentos acima foram realizados diariamente, durante 3 dias consecutivos no total. O grupo controle não recebeu tratamento.

A taxa de mortalidade no grupo de tratamento com acupuntura foi de 63,5% e 78,6% no grupo de moxabustão. A taxa de mortalidade do grupo controle foi de 96,4%. Além disso, o tempo total de sobrevida melhora nos grupos de acupuntura e moxabustão.

O nível sérico de IFN do grupo de tratamento com acupuntura foi de 5,35 log UI / mL e o do grupo de tratamento com moxabustão foi de 4,22. O nível sérico de IFN de ambos os grupos de tratamento foi significativamente maior que o do grupo controle 2,63. A taxa de fagocitose de células infectadas por vírus para o grupo de tratamento com acupuntura foi de 62,67% e foi de 50,58% para o grupo de tratamento com moxabustão. Ambos foram significativamente maiores do que o grupo controle, que foi de apenas 20,34%. No geral, a acupuntura diminui a taxa de mortalidade, aumenta os níveis séricos de interferon e melhora a fagocitose de vírus.

Sumário
As investigações independentes acima mencionadas indicam que a acupuntura é uma importante opção de tratamento para o tratamento da influenza. A acupuntura melhora o nível sérico de IFN e melhora a fagocitose de vírus. Os pacientes são incentivados a entrar em contato com os acupunturistas locais licenciados para consultar sobre as opções de tratamento.

References
[1] Lang BX, Jin LQ, Liu SN, Liu XR. Clinical observation on the effect of acupuncture combined with conventional therapy on influenza H1N1 [J]. Chinese Archives of Traditional Chinese Medicine, 2011, 29(2):411-412.
[2] Chou YF, Cao YM, Wang JL, Yang ZM, Qiu ML. Protective effect of acupuncture on mice infected with influenza virus [J]. China Journal of Traditional Chinese Medicine and Pharmacy, 1990(2):16-18.
[3] Wenjing Li, Bruno Moltedo, Thomas M. Moran. Type I Interferon Induction during Influenza Virus Infection Increases Susceptibility to Secondary Streptococcus pneumoniae Infection by Negative Regulation of T Cells [J]. Journal of Virology, Oct 2012, 86 (22) 12304-12312.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This