SUN SIMIAO (孙思邈) MÉDICO E ESCRITOR CHINÊS DA DINASTIA SUI ANOS 618-907

“Quando vou tratar uma doença, preciso primeiro acalmar minha mente e tornar minhas intenções firmes.

Não cederei aos desejos ociosos, mas primeiro devo desenvolver uma atitude de compaixão.

Prometo resgatar todos os seres vivos de seus sofrimentos.

Se alguém vier a mim por causa de doença ou qualquer outra dificuldade, não me preocuparei se são poderosos ou humildes, ricos ou pobres, velhos ou jovens, bonitos ou feios.

Inimigos, parentes, bons amigos, pessoas da etnia Han ou outro grupo étnico, tolos e sábios, todos são iguais para mim. Considerarei cada um deles como parente próximo e querido, ou como se fosse eu que estivesse afetado por uma doença.

Não vou me preocupar com minha própria vida, nem com minhas posses ou infortúnios. Meu objetivo é preservar a vida dos outros.

Não me esconderei nas montanhas. Dia e noite, no frio e no calor, na fome, sede e cansaço, cumprirei minha tarefa com determinação. Se eu for capaz de agir dessa maneira, poderei chegar mais perto de ser um ótimo médico para aqueles que estão doentes. Se eu agir contra esses preceitos, não serei mais do que um grande ladrão para os que estão vivos.

Muitas vezes as pessoas desprezam aqueles que sofrem de coisas abomináveis, como úlceras ou diarreia, no entanto, vou manter uma atitude de compaixão, simpatia e cuidado. Nunca em um grande médico deve surgir uma atitude de rejeição.

Eu não vou me gabar da minha reputação. Não vou desacreditar outros médicos enquanto elogio minhas próprias virtudes.

Dessa forma, cumprirei com minhas responsabilidades e meu destino como médico até que não seja mais capaz de cumprir com minhas obrigações, ou até o fim da minha vida.”

Sun Simiao (孙思邈) médico e escritor chinês da dinastia Sui anos 618-907

juramento Hipocrático Chinês- Dayi Heart

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This