A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É UM MÉTODO COMPROVADO E EFICAZ PARA A ELIMINAÇÃO DE INFECÇÕES DO TRATO RESPIRATÓRIO

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É UM MÉTODO COMPROVADO E EFICAZ PARA A ELIMINAÇÃO DE INFECÇÕES DO TRATO RESPIRATÓRIO. Os pesquisadores do Hospital Infantil Afiliado da Universidade de Zhengzhou (também conhecido como Hospital Infantil da Província de Henan) compararam o uso de monoterapia com fitoterapia Yu Ping Feng San (YPF) com uma combinação de fitoterapia chinês e acupuntura. O tratamento YPF de acupuntura e fitoterapia alcançou uma taxa efetiva  total de 92,86%. Usando apenas YPF, a taxa efetiva de tratamento total foi de 76,79%. [1]

Vários parâmetros clínicos e laboratoriais foram coletados de pacientes que sofrem de infecções recorrentes do trato respiratório (ITRs). A função do sistema imunológico dos pacientes foi determinada pela medida dos níveis de imunoglobulina A (IgA), IgG, IgM, CD4 +, CD8 + e CD4 + / CD8 +. A função respiratória foi avaliada através do cálculo da capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e pico do fluxo expiratório (PFE).

A taxa efetiva total foi registrada. Os pesquisadores determinaram que, em comparação com a monoterapia com ervas medicinais chinesas, a adição de tratamentos de acupuntura ao regime de tratamento melhora significativamente os subconjuntos de linfócitos T, bem como a função pulmonar dos pacientes com ITR.

Após o tratamento, os níveis séricos de IgA, IgG e IgM dos dois grupos aumentaram significativamente, e as melhorias no grupo acupuntura mais ervas foram significativamente maiores do que aquelas no grupo controle de monoterapia com ervas (p <0,05). Os níveis de CD4 + e CD4 + / CD8 + aumentaram e o nível de CD8 + diminuiu em ambos os grupos, com o grupo acupuntura mais ervas regulando esses níveis de forma mais significativa (p < 0,05). Os níveis de CVF , VEF1 e PFE nos dois grupos aumentaram significativamente, e o grupo acupuntura mais ervas produziu resultados mais significativos (p <0,05).

Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tanto a acupuntura quanto a fitoterapia afetam as mesmas vias dos canais de acupuntura e sistemas orgânicos. Como resultado, a combinação aumenta a eficácia geral quando combinada.

Um total de 112 pacientes participou do estudo. Eles foram diagnosticados com paralisia cerebral mais ITR entre outubro de 2017 e outubro de 2018. Os pesquisadores (Liu et al.) Selecionaram crianças com paralisia cerebral porque “crianças com paralisia cerebral são suscetíveis a infecção (s) do trato respiratório devido à sua função imunológica subdesenvolvida. ” Além disso, encontrar tratamentos eficazes para esse grupo de pacientes impede que as infecções progridam em outras condições (por exemplo, pneumonia grave, insuficiência respiratória). Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 56, o grupo de tratamento integrado e o grupo de controle de fitoterápicos. Ambos os grupos receberam um medicamento de patente chinês: Yu Ping Feng San. Os medicamentos patenteados chineses são fitoterápicos modernizados em formas prontas para uso, como comprimidos ou grânulos. Neste caso, foram utilizados grânulos.

Todos os pacientes preencheram os seguintes critérios de inclusão e exclusão. As infecções do trato respiratório foram frequentes e foram infecções do trato superior e inferior ao longo de um ano. Os pacientes tinham idades de 1 a 12 anos. Não houve ocorrência de outras doenças graves nos seis meses anteriores. Os pais estavam cientes do objetivo do estudo, do plano de tratamento e do consentimento informado. Para paralisia cerebral, todos os pacientes obedeceram aos parâmetros das Diretrizes de Reabilitação da China para Paralisia Cerebral e foram confirmados pelos resultados das imagens de TC e RM.

Os dados demográficos de ambos os grupos foram equivalentes (p> 0,05) antes do tratamento. Para o grupo controle de monoterapia com ervas, havia 32 homens, 24 mulheres, a idade média foi de 5,38 anos, o curso médio da doença por paralisia cerebral foi de 3,34 anos, a incidência média de ITR foi de 6,89 vezes. Para o grupo de tratamento com acupuntura e ervas, havia 35 homens e 21 mulheres, a idade média foi de 5,27 anos, o curso médio da doença por paralisia cerebral foi de 3,15 anos, a incidência média de ITR foi de 6,75 vezes. Os seguintes pontos de acupuntura primários foram selecionados para o grupo de tratamento:

(Pishu)
(Shenshu)
(Ganshu)
(Feishu)
(Weishu)
(Guanyuan)
(Tianshu)
(Danzhong)
(Zhongwan)
Após a desinfecção dos locais de ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,25 mm x 25 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Para pontos de acupuntura na área da cintura, as agulhas de acupuntura foram inseridas obliquamente ou perpendicularmente e aplicadas com a técnica Ping Bu Ping Xie (tonificação e atenuação suave). Para pontos de acupuntura na região do tórax e costas, as agulhas foram inseridas transversal ou obliquamente e foram aplicadas com técnicas tonificantes ou atenuantes. Ao contrário do protocolo comum para pacientes adultos, nenhum tempo de retenção da agulha foi usado para os pacientes pediátricos. Uma sessão de acupuntura foi realizada uma vez ao dia, quatro semanas como um curso de tratamento, por um total de 12 semanas.

Yu Ping Feng San era composto pelas seguintes ervas: Huang Qi, Bai Zhu e Fang Feng. É tradicionalmente usado para prevenir o resfriado comum e para tratar infecções recorrentes do trato respiratório. Neste estudo, um terço de uma embalagem de Yu Ping Feng Granule (Guangdong Global Pharmaceutical, 5 g, 12 embalagens) foi tomada por todos os pacientes com água morna, três vezes por dia, durante um total de 12 semanas.

Os resultados indicam que a medicina herbal Yu Ping Feng San tem eficácia significativa e quantificável na restauração do sistema imunológico e da função respiratória em pacientes com infecções recorrentes do trato respiratório. A adição de acupuntura aumenta significativamente as taxas de resultados positivos dos pacientes. Levando em consideração a alta taxa efetiva de tratamento geral de 92,86%, os dados demonstram que a acupuntura e a fitoterapia são eficazes no tratamento de infecções recorrentes do trato respiratório.

Reference:
1. Liu SH, Duan JL, Zhang YR, Chen M, Ding ZH, Geng XJ. Effect of Acupuncture at Back-shu Acupoints and Front-mu Acupoints on Serum Immune Indicators and Pulmonary Function in Children with Repeated Respiratory Tract Infection and Cerebral Palsy [J]. ACTA Chinese Medicine, 2020, 35 (02): 415-419.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This