MEDICINA CHINESA PRODUZ RESULTADOS SIGNIFICATIVOS PARA OS PACIENTES COM COVID-19

MEDICINA CHINESA PRODUZ RESULTADOS SIGNIFICATIVOS PARA OS PACIENTES COM COVID-19.

Em outro ensaio clínico independente, a moxabustão aliviou a diarréia em pacientes com COVID-19 e reduziu a ocorrência de resultados positivos de ácido nucleico para o coronavírus. Vamos dar uma olhada nas duas investigações.

Os pesquisadores do Hospital de Medicina Integrativa de Yueyang (uma afiliada da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Xangai) testaram os benefícios da acupuntura e fitoterapia para o tratamento do COVID-19. Os resultados desta pesquisa financiada pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC) foram publicados em Acupuntura Chinesa e Moxabustão . [1] Um total de 33 pacientes do Hospital Wuhan Leishenshan participou do estudo. Todos os pacientes do estudo foram diagnosticados com COVID-19 usando RT-PCR fluorescente em tempo real de fevereiro a março de 2020. Havia 8 homens e 25 mulheres. A idade média foi de 59,4 anos. Um total de 28 pacientes foram diagnosticados com COVID-19 moderado e 5 com COVID-19 moderado. Os seguintes critérios de alta foram aplicados:

A temperatura corporal voltou ao normal por mais de 3 dias
Os sintomas respiratórios melhoraram significativamente
Os resultados de imagem pulmonar mostraram reabsorção significativa de lesões exsudativas agudas
Os resultados do teste de ácido nucleico foram negativos por dois tempos consecutivos (intervalos de amostragem com pelo menos 24 horas de intervalo)
Após o tratamento, todos os 33 pacientes foram curados e receberam alta, com o tempo médio de permanência atingindo 9,24 (± 5,57) dias. Entre eles, 28 casos moderados tiveram alta com taxa de alta total de 100%, e o tempo médio de permanência foi de 7,04 (± 1,71) dias. Os 5 casos graves também tiveram alta com taxa de alta total de 100% e o tempo médio de permanência foi de 21,60 (± 2,07) dias. Os sintomas relevantes (aperto, dor no peito, fadiga, pânico, ansiedade, anorexia, insônia etc.) melhoraram significativamente. Além disso, a acupuntura e as ervas não produziram efeitos adversos graves. Os principais pontos de acupuntura escolhidos para esta investigação foram os seguintes:

(Lieque)
(Hegu)
(Neiguan)
(Quchi)
(Zusanli)
Para pacientes com insônia, também foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Shenmai)
(Zhaohai)
Uma análise das opções de pontos de conexão revela o uso de dois pontos de conexão luo: LU7, PC6. Além disso, um ponto principal de yuan foi selecionado: LI4. Além disso, um ponto inferior do estômago foi selecionado: ST36. A LI11 foi escolhida, que é um ponto estelar celestial  e Ma dan-yang. Dos pontos secundários, BL62 é um ponto de embarcação yangqiao (yang calcanhar) e KD6 é um ponto de embarcação yinqiao (calcanhar yin). O KD6 é emparelhado no sistema de pontos confluentes com o LU7 para o tratamento de distúrbios da garganta, tórax e pulmão. No geral, uma revisão da seleção de pontos é consistente com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e com os resultados de investigações empíricas.

Após a desinfecção dos locais de ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,25 mm x 40 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Para Hegu, Neiguan, Quchi, Zusanli, Taichong, Shenmai e Zhaohai, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, atingindo uma profundidade de 12 a 33 mm. Para Lieque, a agulha foi inserida obliquamente em direção à fonte do canal de acupuntura a uma profundidade de 12 mm (aproximadamente um ângulo de 30 graus em relação à pele).

Para todos os pontos de acupuntura, foi obtida uma sensação de deqi e as agulhas foram estimuladas manualmente com as técnicas de manipulação Ping Bu Ping Xie (atenuação leve e tonificação) durante o tempo de retenção de 30 minutos. Cada lado dos pontos de acupuntura foi aplicado alternadamente em uma aplicação contralateral das agulhas de acupuntura. Uma sessão de acupuntura foi administrada a cada dois dias até a alta. A fórmula à base de plantas dada aos pacientes foi a Shanghai Noish Leishen Formula No.1, composta pelas seguintes ervas:

Huang Qi 15 g
Tai Zi Shen 15 g
Fu Ling 15 g
Chen Pi 9 g
Pei Lan 9 g
Fang Feng 9 g
Gui Zhi 12 g
Jin Yin Hua 9 g
Huang Qin 9 g
Chao Bai Shao 15 g
Yu Jin 12 g
Chai Hu 9 g
Dang Gui 15 g
Ervas adicionais foram prescritas de acordo com os sintomas individuais. Para constipação, as seguintes ervas foram adicionadas:

Jue Ming Zi 15 g
Huo Ma Ren 30 g
Para febre das marés com transpiração, foram adicionadas as seguintes ervas:

Huang Bai 15 g
Zhi Mu 15 g
Para fezes soltas, as seguintes ervas foram adicionadas:

Shan Yao 30 g
Bai Bian Dou 30 g
Para distensão abdominal, as seguintes ervas foram adicionadas:

Da Fu Pi 15 g
Mu Xiang 9 g
Por falta de apetite, a seguinte erva foi adicionada:

Ji Nei Jin 15 g
Para uma língua escura ou roxa, foram adicionadas as seguintes ervas:

Dan Shen 15 g
Tao Ren 9 g
Para uma língua vermelha com uma cobertura escassa, Chen Pi, Ban Xia, Gui Zhi e Pei Lan foram removidos e as seguintes ervas foram adicionadas:

Nan Sha Shen 30 g
Bei Sha Shen 30 g
Mai Men Dong 15 g
Dong et al. tiveram resultados semelhantes em sua investigação independente, publicada no Chinese Acupuncture and Moxibustion Journal . [2] Os pesquisadores determinaram que a moxabustão é eficaz no alívio da diarréia em pacientes com COVID-19. Além disso, eles descobriram que a moxabustão reduziu o número de resultados positivos de ácido nucleico para COVID-19 após a aplicação do tratamento. Os pontos de acupuntura foram selecionados para considerações de diagnóstico específicas. Para o frio úmido invadir o baço, foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Zusanli)
(Fenglong)
Para baço e deficiência de estômago frio, foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Zusanli)
(Zhongwan)
Para insuficiência renal yang, foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Mingmen)
(Guanyuan)
Para estagnação do qi do fígado, foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Qimen)
(Taichong)
Todos os pacientes receberam moxabustão nos pontos de acupuntura acima com 1,8 m de diâmetro e 20 m de comprimento. Foi utilizada a técnica de Xuan Zhi (moxabustão suspensa). O bastão de moxa foi aceso e colocado perpendicularmente acima do ponto de acupuntura. Os pacientes devem sentir-se quentes no local da moxabustão, irradiando calor para o tecido abaixo da pele. Cada lado dos pontos de acupuntura foi selecionado para tratamento, alternativamente, todos os dias. Cada ponto foi tratado por 20 minutos. O tratamento com moxabustão foi realizado duas vezes por dia, sete dias como um curso de tratamento, para um total de um curso de tratamento.

A moxabustão produziu uma taxa efetiva total de 97,2% e uma taxa de recuperação completa de 69,4%. Além disso, reduziu os resultados de ácido nucleico positivo para coronavírus em 86,1%. Ambos os estudos revisados ​​neste artigo demonstram que o TCM é uma terapia eficaz para o alívio do COVID-19. Dados os dados, acupuntura, moxabustão e fitoterapia são recomendados como opções de tratamento viáveis ​​para o tratamento com COVID-19.

Em notícias relacionadas, o governo chinês enviou 100.000 caixas da cápsula de remédios fitoterápicos Lianhua Qingwen em um pacote de assistência à Itália. Utilizados na China para ajudar pacientes com COVID-19, os pesquisadores concluem que Lianhua Qingwen “exerce atividade antiviral e anti-inflamatória contra novos coronavírus (SARS-CoV-2)”. [3] Os pesquisadores observam que o Lianhua Qingwen (LH) “inibe significativamente a replicação do SARS-COV-2, afeta a morfologia do vírus e exerce atividade anti-inflamatória in vitro. Essas descobertas indicam que o LH protege contra o ataque do vírus. ” [4] Pesquisas anteriores descobriram cápsulas de Lianhua Qingwen igualmente eficazes como oseltamivir (marca Tamiflu) para o vírus influenza A H1N1. Lianhua Qingwen reduziu a duração da doença e a duração do derramamento viral. [5] Um tópico comum na pesquisa é que os medicamentos botânicos considerados eficazes contra a gripe são testados quanto à eficácia contra o coronavírus.

References:
[1] Gong YB, Shi XJ, Zhang Y, Jiang K, et al. Clinical Application and Practice of Acupuncture for the Treatment of Coronavirus Disease [J]. Chinese Acupuncture and Moxibustion, doi: 10.13703/j.0255-2930.20200319-k0004.
[2] Dong SJ, Wang QN, Gao L, Gao XY. Clinical Effect of Moxibustion Based on Syndrome Differentiation for 36 Cases of Coronavirus Disease with Diarrhea in the Square Cabin Hospital [J]. Chinese Acupuncture and Moxibustion, doi: 10.13703/j.0255-2930.20200316-0008.
[3] Runfeng, Li, Hou Yunlong, Huang Jicheng, Pan Weiqi, Ma Qinhai, Shi Yongxia, Li Chufang et al. “Lianhuaqingwen exerts anti-viral and anti-inflammatory activity against novel coronavirus (SARS-CoV-2).” Pharmacological research (2020): 104761.
[4] Runfeng, Li, Hou Yunlong, Huang Jicheng, Pan Weiqi, Ma Qinhai, Shi Yongxia, Li Chufang et al. “Lianhuaqingwen exerts anti-viral and anti-inflammatory activity against novel coronavirus (SARS-CoV-2).” Pharmacological research (2020): 104761.
[5] Duan, Zhong-ping, Zhen-hua Jia, Jian Zhang, Liu Shuang, Chen Yu, Lian-chun Liang, Chang-qing Zhang et al. “Natural herbal medicine Lianhuaqingwen capsule anti-influenza A (H1N1) trial: a randomized, double blind, positive controlled clinical trial.” Chinese medical journal 124, no. 18 (2011): 2925-2933.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This