PESQUISA SOBRE A ATUAÇÃO DA MEDICINA CHINESA NA BROQUIECTASIA

PESQUISA SOBRE A ATUAÇÃO DA MEDICINA CHINESA NA BROQUIECTASIA

Os pesquisadores do Hospital Municipal Henan Jiyuan de Medicina Tradicional Chinesa compararam acupuntura e ervas com um regime de medicamentos farmacêuticos. O tratamento com acupuntura e ervas alcançou uma taxa efetiva total de 96,67% e os medicamentos alcançaram uma taxa efetiva total de 70,00%. Os pacientes do grupo controle de drogas receberam ciprofloxacina e ambroxol. Os pesquisadores concluem que a acupuntura supera os medicamentos farmacêuticos selecionados para o tratamento de bronquiectasias. [1]

O manejo de bronquiectasias pelo paciente é frequentemente difícil. Esta é uma condição em que os tubos brônquicos são permanentemente danificados com morfologia doentia, como espessamento ou alargamento. O monitoramento dessa condição ajuda a contornar problemas secundários causados ​​por essa condição, incluindo problemas com níveis de oxigênio e infecções recorrentes. Os pesquisadores compararam o tratamento da medicina chinesa com um poderoso antibiótico (ciprofloxacino) e ambroxol (um agente mucolítico, que afina o escarro e reduz a viscosidade, para que a tosse seja mais produtiva). Os resultados indicam que a acupuntura e a fitoterapia são seguras e eficazes como ferramentas de tratamento crônico para pacientes com bronquiectasia.

O estudo envolveu 60 pacientes com bronquiectasia que receberam remédios ou tratamentos chineses. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em um grupo de controle de drogas e um grupo de tratamento com acupuntura e ervas, com 30 pacientes em cada grupo. O grupo de tratamento foi composto por 17 homens e 13 mulheres, com idade média de 59,62 anos e histórico médico de bronquiectasias de 11,73 anos. O grupo controle de drogas possuía 14 homens e 16 mulheres, com idade média de 60,03 anos e histórico médico de bronquiectasias de 12,57 anos.

Os pacientes de ambos os grupos foram comparáveis, pois não houve diferenças significativas em termos de sexo, idade, histórico médico e outros dados demográficos relevantes. Mulheres grávidas, mães que amamentam e pacientes com disfunção hepática ou renal ou transtornos mentais não foram incluídas no estudo. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão:

Bronquiectasia com episódios recorrentes e longo curso da doença
Manifestada por tosse, escarro e hemoptise
Confirmado por radiografia de tórax, broncografia ou tomografia computadorizada
Atendendo aos critérios de diagnóstico e efeito curativo do TCM (Medicina Tradicional Chinesa) para bronquiectasias.
Os pacientes do grupo de tratamento receberam acupuntura nos seguintes pontos de acupuntura primária, usando os pontos de acupuntura ventral ou dorsal:

(Jueyinshu)
(Fengmen)
(Feishu)
(Danzhong)
(Yutang)
(Huagai)
Acupontos secundários adicionais foram adicionados com base na apresentação dos sintomas. Para excesso de umidade da fleuma, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Fenglong)
(Yinlingquan)
(Gongsun)
Para excesso de calor catarro, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Hegu)
(Yuji)
Para deficiência de rim e baço, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Zusanli)
(Pishu)
(Shenshu)
A inserção média da agulha foi oblíqua ou transversal a uma profundidade de 1 cun, onde indicado por protocolos padrão de agulhamento. Após a obtenção do deqi, as agulhas foram manipuladas com a técnica atenuante. Foi observado um tempo de retenção da agulha de 20 minutos. Uma sessão de acupuntura foi realizada diariamente por um total de 2 meses. A fórmula usada no estudo foi uma versão modificada da decocção Bu Zhong Yi Qi (Tonificar o Meio e Aumentar o Qi) e era composta pelas seguintes ervas:

Huang Qi 40 g
Ren Shen 15 g
Bai Zhu 10 g
Zhi Gan Cao 15 g
Dang Gui 10 g
Chen Pi 6 g
Sheng Ma 6 g
Chai Hu 12 g
Sheng Jiang 9 peças
Da Zao 6 peças
Ervas adicionais foram prescritas de acordo com os sintomas individuais. Para excesso de calor catarro, as seguintes ervas foram adicionadas em quantidades apropriadas pela apresentação de diagnóstico:

Huang Qin
Pu Gong Ying
Por excesso de umidade da fleuma, as seguintes ervas foram adicionadas em quantidades adequadas:

Jin Qiao Mai Gen
Ban Xia
Para escarro com sangue, as seguintes ervas foram adicionadas em quantidades adequadas:

Bai Mao Gen
San Qi
Ou Jie
Cada lote foi fervido em água e depois fervido para produzir uma decocção de 200 ml. Três decocções foram dadas aos pacientes diariamente. Para os pacientes do grupo controle de drogas, 0,75 g de ciprofloxacina foram administrados diariamente ao paciente, três vezes por dia, e 1,2 g de ambroxol (com 150 ml de cloreto de sódio a 0,9%) foram administrados diariamente por gotejamento intravenoso. O tratamento medicamentoso durou um total de 2 meses consecutivos.

Os pacientes foram avaliados antes e após os tratamentos. Primeiro, a função de ventilação foi medida usando a porcentagem de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1%) e pico de fluxo expiratório (PFE). Segundo, foram calculadas as atividades de vida diária (AVDs). Terceiro, a taxa efetiva de tratamento total para cada grupo de pacientes (tratamento e controle) foi calculada como a porcentagem de pacientes que alcançaram pelo menos um nível de tratamento efetivo de melhora. A eficácia do tratamento para cada paciente foi categorizada em 1 de 4 camadas:

Clinicamente controlado: ausência completa de sintomas. FEV1% de melhoria> 40%. Taxa de variabilidade do PFE <15%.
Significativamente eficaz: melhora significativa dos sintomas. FEV1% de melhoria> 20% mas <39%.
Eficaz: os sintomas mostraram melhora. FEV1% de melhora> 10%, mas <19%.
Ineficaz: os sintomas não mostraram melhora
O estudo confirma que ervas e acupuntura superam o protocolo de drogas selecionado para a investigação. Este é um achado clinicamente significativo por razões importantes. Primeiro, os tratamentos de acupuntura e ervas não produziram efeitos adversos graves. Além disso, a taxa efetiva total foi maior no grupo de acupuntura e ervas do que no grupo de controle de drogas. Os resultados demonstram que a acupuntura é uma importante opção de tratamento para pacientes com bronquiectasia.

Reference:
[1] Fan HJ. Effects of Bu Zhong Yi Qi Decoction Combined with Acupuncture on Lung Ventilation Function and Daily Living Ability in Patients with Steady-state Bronchiectasis [J]. Journal of North Pharmacy, 2019,04:136-137.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This