MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DO ESTRESSE PSICOLÓGICO E ANSIEDADE

De 24 de junho de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DO ESTRESSE PSICOLÓGICO E ANSIEDADE

Duas investigações independentes confirmam a eficácia da medicina tradicional chinesa (MTC) no alívio do estresse. Um estudo clínico testou o autocuidado com acupuntura e determinou que ele reduz efetivamente o estresse mental em enfermeiros que trabalham nas linhas de frente na luta contra o COVID-19. Outra investigação determinou que a acupuntura supera um poderoso medicamento benzodiazepínico para a redução da ansiedade.

Os profissionais de saúde da linha de frente COVID-19 enfrentam tarefas esmagadoras ao lidar com o atendimento ao paciente. Eles sofrem tensões, como angústia geral, depressão e ansiedade geral.Alguns trabalhadores estão exaustos e perdem a paciência depois de tratar muitos pacientes. Outros temem que eles e seus familiares possam estar em risco de infecção devido à exposição no local de trabalho. Alguns relatam sentir-se culpados por não terem passado tempo suficiente com suas famílias devido a compromissos de trabalho. Sem intervenção oportuna, esses estresses psicológicos têm o potencial de progredir para crises psicológicas ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Pesquisadores do Primeiro Hospital Municipal de Chenzhou instituíram o método de acupuntura para enfermeiras que trabalham nas linhas de frente na luta contra o coronavírus. Após dez dias de tratamento, emoções negativas, como tensão e ansiedade, diminuíram quantificável. Os resultados foram determinados pela análise da versão chinesa da Perceived Stress Scale (CPSS) e da Self-rating Anxiety Scale (SAS). [1]

Detalhes da avaliação
Um total de 42 participantes foram tratados e avaliados. Todos os participantes eram enfermeiros na linha de frente do combate ao COVID-19 no Hospital Municipal de Chenzhou. Os participantes foram cinco homens e 37 mulheres, com idade média de 29 anos. Os critérios de inclusão foram estabelecidos e incluíram o seguinte:

  • Enfermeiros responsáveis ​​por: trabalho ambulatorial com febre, suspeita de pré-exame, triagem e transferência de pacientes com COVID-19 ou trabalho em unidade de terapia intensiva (UTI).
  • De 25 a 45 anos, independentemente do sexo.
  • A pontuação do CPSS ≥29 pontos ou a pontuação do SAS ≥50 pontos.
  • Consentimento informado assinado para cada participante.

Procedimento de Rosqueamento Acuponto

Os seguintes pontos de acupuntura primários foram selecionados:

  • (Houxi)
  • (Neiguan)
  • (Cuanzhu)
  • (Tongziliao)
  • (Chengqi)
  • (Shuigou)
  • (Chengjiang)
  • (Shencang)
  • (Dabao)
  • (Baihui)

Os participantes foram instruídos a colocar o dedo indicador, o dedo médio e o dedo anelar juntos e tocar os pontos de acupuntura com os dedos em sequência. Cada ponto de acupuntura foi tocado por 8 a 10 segundos. Após os dez pontos de acupuntura serem tocados, os participantes foram instruídos a respirar fundo três vezes. Esse ciclo foi repetido e durou de 15 a 20 minutos, duas vezes por dia, durante dez dias.

Resultados
Antes do tratamento, o escore médio do CPSS era de 41,35 e o escore médio do SAS era de 60,24. Após o tratamento, a pontuação média no CPSS reduziu para 29,24 e a pontuação média no SAS reduziu para 52,29. Ambos os parâmetros melhoraram significativamente (p <0,05).

Pesquisadores do Primeiro Povo do Hospital Municipal de Chenzhou determinaram que o método de acupuntura reduz o estresse psicológico dos enfermeiros nas linhas de frente do COVID-19. Os resultados incluem redução das pontuações CPSS e SAS. Os pesquisadores concluem que esse método pode “ajudar a reduzir o estresse psicológico em enfermeiros na linha de frente do combate ao COVID-19, para liberar rapidamente emoções negativas, como tensão e ansiedade”.

MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO PARA ANSIEDADE

Pesquisadores (Liu et al.) Concluem que a medicina chinesa é eficaz para o alívio da ansiedade. Um grupo de estudo recebeu acupuntura (todos os dias, por 15 dias). Outro braço do estudo recebeu alprazolam (0,4 mg por via oral, três vezes por dia, durante 15 dias) e orizanol (20 mg por via oral, três vezes por dia, por 15 dias).

Alprazolam (marca Xanax) é um medicamento para o tratamento de transtornos de ansiedade e pânico. A medicina chinesa alcançou uma taxa efetiva total de 93,75%. A terapia medicamentosa alcançou uma taxa efetiva total de 75,00%. [2] A Escala de Ansiedade de Autoavaliação (SAS) foi usada para registrar os resultados.

A equipe de pesquisa usou o seguinte desenho do estudo. Um total de 64 pacientes foram tratados e avaliados neste estudo. Os pacientes admitidos no estudo tinham diagnóstico confirmado de transtornos de ansiedade. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e um grupo controle, com 32 pacientes em cada grupo.

A discriminação estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento tinha 14 homens e 18 mulheres, idade média de 50,5 anos, curso médio da doença 2.2. O grupo controle de drogas tinha 15 homens e 17 mulheres, idade média de 50,8 anos, curso médio da doença de 2,3 anos.Não foram detectadas diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e curso da doença. Os principais pontos de acupuntura usados ​​no estudo foram os seguintes:

  • (Baihui)
  • (Shenting)
  •  (Anmian)
  • (Neiguan)
  • (Sanyinjiao)

Os tratamentos de acupuntura começaram com os pacientes em decúbito dorsal. Após a desinfecção dos locais de ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Para Baihui e Shenting, as agulhas foram aplicadas com o método Ping Bu Ping Xie (tonificação e atenuação suave). Para Neiguan, a agulha foi aplicada com a técnica Bu (tonificante) e a moxabustão. O tempo de retenção da agulha foi de 30 minutos. Os tratamentos de acupuntura foram administrados em dias alternados.

 

Este estudo controlado randomizado comparou as sessões de tratamentos de acupuntura com o consumo de alprazolam e orizanol. O grupo de tratamento com acupuntura teve 20 casos recuperados, dez casos efetivos e 2 casos ineficazes. O grupo controle teve dez casos recuperados, 14 casos efetivos e 8 casos ineficazes. Os pesquisadores concluem: “A MEDICINA CHINESA é segura e eficaz para o tratamento de transtornos de ansiedade”.

References:
[1] Zeng MP, Li XZ, Ou LF. Effect of acupoint-tapping emotional freedom method on psychological stress in nurses working at frontline to fight against epidemic [J]. Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion, 2020, 05:526-529.
[2] Liu JP, Meng L, Yu XQ, Wu M. An Shen Xing Nao acupuncture to treat anxiety disorders: an randomized controlled study [J]. Journal of Practical Traditional Chinese Internal Medicine, ,2015,08:152-153.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This