A MEDICINA CHINESA RESTAURA A OVULAÇÃO EM MULHERES QUE APRESENTAM INFERTILIDADE ANOVULATÓRIA.

A MEDICINA CHINESA RESTAURA A OVULAÇÃO EM MULHERES QUE APRESENTAM INFERTILIDADE ANOVULATÓRIA.

Os pesquisadores do Hospital Afiliado da Faculdade Vocacional Henan Tuina (Luoyang, China) compararam dois protocolos de tratamento. Um grupo recebeu acupuntura plus e fitoterapia (protocolo herbal Bu Shen Tiao Zhou), outro recebeu monoterapia com fitoterapia. O grupo que recebeu acupuntura e ervas teve uma taxa efetiva total de 89,13%, em comparação com 65,22% no grupo de monoterapia com ervas. [1] Com base nas evidências, os pesquisadores do hospital concluem que a acupuntura melhora os níveis hormonais, promove a ovulação e é digna de aplicação clínica.

Um total de 92 mulheres com infertilidade anovulatória foram recrutadas para o estudo e foram designadas por tabela de números aleatórios ao grupo de acupuntura mais ervas ou ao grupo de monoterapia com ervas. Os critérios de exclusão foram anovulação devido a fatores genéticos, imunes ou congênitos ou problemas físicos do útero. Mulheres com distúrbios endócrinos concomitantes, disfunção hepática ou renal, distúrbios hemopoiéticos ou doenças cardiovasculares também foram excluídas do estudo. As mulheres foram submetidas a exames de sangue em jejum para confirmar os níveis hormonais normais, incluindo LH (hormônio luteinizante), FSH (hormônio folículo estimulante), PRL (prolactina), E2 (estrogênio) e T (testosterona).

Após a randomização, o grupo de acupuntura e ervas foi composto por 46 mulheres, com idades entre 22 e 43 anos (idade média de 31,54 anos). Os participantes tinham histórico de anovulação entre 1 a 16 anos (duração média de 5,63 anos) e diâmetros foliculares entre 0,3 a 2 cm (diâmetro médio de 1,24 cm). O grupo de monoterapia com ervas foi composto por 46 mulheres, com idades entre 23 e 42 anos (idade média de 30,79 anos). Os participantes tinham histórico de anovulação entre 1 e 15 anos (duração média de 5,57 anos) e diâmetros foliculares entre 0,2 e 2 cm (diâmetro médio de 1,26 cm).Uma avaliação da randomização revela que não houve diferenças estatisticamente significativas nas características basais no início da investigação (p> 0,05).

Ervas e tratamento de acupuntura

Todos os participantes foram tratados com o protocolo herbal de Bu Shen Tiao Zhou, composto por três fórmulas distintas:

Fórmula Pré-Menstrual
Chao Bai Zhu 10g
Xian Ling Pi 10g
Zi Shi Ying 10g
Chuan Duan 10g
Bai Shao 10g
Lu Jiao Pian 10g
Dan Pi 10g
Fu Ling 10g
Shu Di 10g
Shan Yu Rou 10g
Chai Hu 10g
He Huan Pi 12g
Huai Shan Yao 15g
Tu Si Zi 10g
Bai Bian Dou 15g
Dang Shen 15g
Ze Lan Ye 15g

Fórmula Pós-Menstrual
Dan Pi 10g
Chao Bai Zhu 10g
Shan Yu Rou 10g
Shu di 10g
Bai Shao 10g
Fu Ling 10g
Chuan Duan 10g
Huai Shan Yao 15g
Dang Shen 15g
Bai Bian Dou 15g
Tu Si Zi 15g

Fórmula de promoção Bu Shen
Shan Yu Rou 10g
Chai Hu 6g
Chi Shao 10g
Dang Gui 10g
Chuan Xiong 10g
Gui Zhi 10g
Lu Jiao Pian 10g
Dan Pi 10g
Shu Di 10g
Chuan Duan 10g
Dan Shen 10g
Lu Lu Tong 15g
Huan Shan Yao 15g
Ji Xue Teng 20g
Tu Si Zi 15g

As ervas foram embebidas em 300ml de água e cozidas a fogo brando até a decocção ser reduzida para 100ml. O líquido foi coado e deixado de lado e o processo foi repetido mais uma vez com o restante resíduo de ervas. Ambas as decocções foram misturadas e divididas em duas doses a serem tomadas de manhã e à noite.

A fórmula de promoção de Bu Shen foi administrada quando as mulheres apresentavam diâmetro folicular ≥16 mm. Após a ovulação bem sucedida, a fórmula pré-menstrual foi administrada. No dia 5 do ciclo menstrual, quando o folículo era <16 mm, a fórmula pós-menstrual foi administrada. O tratamento foi continuado por um total de três ciclos menstruais. Durante o período de tratamento, as mulheres foram aconselhadas a manter uma atitude positiva, equilibrar o descanso e a atividade, e comer uma dieta nutritiva.

Acupuntura
Os participantes do grupo de acupuntura mais ervas também receberam acupuntura, de acordo com o seguinte protocolo:

A partir do dia 5 do ciclo menstrual, a moxabustão suspensa foi aplicada a Sanyinjiao  e Shenque . A moxabustão foi aplicada por 30 minutos de cada vez, até ocorrer o rubor local. Quando o folículo dominante atingiu um diâmetro de 10 x 10 mm, a acupuntura foi administrada nos seguintes pontos de acupuntura:

  • Zigong
  • Qihai 
  • Zusanli 
  • Guanyuan 
  • Sanyinjiao 

A profundidade da agulha foi ajustada de acordo com o tamanho do corpo de cada paciente e a estimulação foi aplicada usando uma técnica de levantamento de impulso, rotação e torção para obter a sensação da agulha. Uma vez alcançado o deqi, a acupuntura com agulha quente era aplicada a Zusanli e Zigong por 30 minutos cada vez. O tratamento foi administrado diariamente. Quando o folículo dominante da mulher atingiu um diâmetro ≥18 mm, a acupuntura foi administrada nos seguintes pontos de acupuntura:

  • Qihai 
  • Sanyinjiao 
  • Zigong 
  • Guanyuan 
  • Ponto extra, 2 cun superior a Zigong

As agulhas foram manipuladas para provocar a sensação da agulha irradiando em direção a Huiyin .A eletroacupuntura foi aplicada a Zigong e o ponto 2 cun superior, utilizando estimulação contínua das ondas por 30 minutos, com o objetivo de induzir a ovulação.

Se a ovulação for bem sucedida (confirmada com ultrassonografia B-scan), as mulheres são aconselhadas a ter relações sexuais naquele dia. Se a ovulação não tiver êxito, o tratamento foi repetido no dia seguinte. Se o segundo tratamento não teve êxito, o tratamento foi interrompido até o próximo ciclo.

Resultados de acupuntura e ervas
As medidas de resultado do estudo incluíram os níveis de LH, FSH e E2 e a taxa efetiva clínica total.
Após o tratamento, os níveis médios de LH foram de 18,96 mUI / mL no grupo de acupuntura mais ervas e 13,92 mUI / mL no grupo de monoterapia com ervas. Os níveis médios de FSH foram de 5,87 mUI / mL no grupo de acupuntura mais ervas e de 5,52 mUI / mL no grupo de monoterapia com ervas. Os níveis médios de E2 foram 502,14 ng / L e 531,64 ng / L, respectivamente. Os níveis de LH foram significativamente maiores no grupo acupuntura mais ervas (p <0,05), e os níveis de E2 foram significativamente menores (p <0,05). Não houve diferença estatisticamente significante nos níveis de FSH entre os dois grupos (p> 0,05).

A taxa clínica efetiva foi calculada de acordo com o tamanho do folículo e a presença ou ausência de ovulação. Mulheres com diâmetro folicular de 18 a 25 mm, mantidas por três ciclos consecutivos, foram classificadas como curadas. Para as mulheres cujos folículos amadureceram, mas não ovularam, o tratamento foi classificado como eficaz. Para as mulheres que não apresentaram alterações no tamanho do folículo, o tratamento foi classificado como ineficaz.

No grupo acupuntura mais ervas, houve 29 casos curados, 12 efetivos e 5 ineficazes, gerando uma taxa efetiva total de 89,13%. No grupo de monoterapia com ervas, houve 9 casos curados, 21 efetivos e 16 ineficazes, gerando uma taxa efetiva total de 65,22%. A diferença nas taxas efetivas entre os dois grupos foi estatisticamente significante (p <0,05). Os resultados deste estudo indicam que a acupuntura tem a capacidade de melhorar os níveis hormonais e auxiliar a maturação folicular, melhorando a chance de ovulação.

Reference:
Li Huixin, Wang Yugang (2019) “Clinical Evaluation of 46 Cases of Ovulation Disorder Infertility Treated by Bushen Tiaozhou Method Combined with Acupuncture” Clinical Research Vol.27 (9) pp. 130,131.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This