MEDICINA CHINESA E TRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIA

De 13 de julho de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA E TRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIA

Pesquisadores do Centro de Saúde Mental Afiliados da Universidade Jiaotong de Xangai combinaram acupuntura com terapia medicamentosa padrão. Pacientes que receberam medicamentos e acupuntura em um protocolo de tratamento combinado tiveram resultados superiores em comparação com pacientes que receberam apenas medicamentos. Os resultados foram determinados pela análise dos escores clínicos dos sintomas e dos resultados da ressonância magnética funcional (RMf). [1]

Usando a ressonância magnética, a equipe de pesquisa descobriu que a acupuntura “estimula as atividades neurais espontâneas em pacientes com esquizofrenia”. Neste estudo, a acupuntura melhorou a amplitude do valor das flutuações de baixa frequência (ALFF) dos giros superiores e médios do lobo temporal esquerdo e do lobo occipital e parietal. ALFF é um indicador de fMRI que é usado para medir flutuações na intensidade do sinal de fMRI. Além disso, a análise de homogeneidade regional (ReHo) mostra que o grupo de tratamento com acupuntura aumentou os valores de ReHo no giro lingual do lobo occipital esquerdo. O ReHo é usado para determinar os relacionamentos de conectividade com os vizinhos mais próximos de um nó no gráfico cerebral. Sabe-se que os giros superiores e médios do lobo temporal estão envolvidos na cognição e em outras atividades mentais. Os pesquisadores não que pesquisas anteriores indicam que a rede neural entre o lobo temporal e o lobo parietal está envolvida nas respostas emocionais e está relacionada à esquizofrenia.

 

Sintomas
Na pesquisa do Centro de Saúde Mental Afiliada da Universidade Jiaotong de Xangai, as pontuações de impressão clínica global (CGI) dos grupos de tratamento com acupuntura e controle de drogas foram comparadas antes e depois dos tratamentos. O CGI é uma escala usada para medir a gravidade da doença de um paciente. Os escores no grupo de tratamento com acupuntura reduziram de 5,83 ± 1,02 antes do tratamento para 1,64 ± 0,37 após o tratamento. Houve uma diferença estatisticamente significante antes e após o tratamento e o grupo de acupuntura superou significativamente o grupo controle. Os dados demonstram que a adição de acupuntura à terapia medicamentosa padrão reduz os níveis de gravidade dos sintomas em pacientes com esquizofrenia.

Projeto
Os pesquisadores (Pan et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 101 indivíduos participaram do estudo e foram divididos em um grupo de controle de drogas e um grupo de tratamento de acupuntura, com 51 e 50 indivíduos em cada grupo, respectivamente. Eles foram diagnosticados com esquizofrenia (estado de remissão) entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019. O grupo controle de medicamentos recebeu 2 mg de risperidona (duas vezes por dia) e 2 mg de trihexifenidil (duas vezes por dia), durante um total de 12 semanas. O grupo de tratamento recebeu acupuntura além do tratamento medicamentoso idêntico administrado ao grupo controle de drogas. A risperidona é um medicamento antipsicótico usado no tratamento da esquizofrenia. O trihexifenidil é utilizado para tratar ou prevenir efeitos adversos associados aos medicamentos antipsicóticos. Os seguintes critérios de seleção foram aplicados aos sujeitos do grupo de tratamento:

Consistente com os critérios diagnósticos da esquizofrenia, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças 10ª edição (CID-10).
Idade entre 20 e 65 anos.
O curso da doença foi> 3 anos.
A pontuação da Escala Breve de Classificação Psiquiátrica (BPRS) foi ≤ 35 pontos.
Pacientes ou familiares assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Os seguintes critérios de exclusão foram aplicados:

Transtornos mentais orgânicos, transtornos mentais por abuso de substâncias, deficiência intelectual
Doenças que afetam o estado mental dos pacientes, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), angina devido a doença cardíaca coronária (DCC), acidente vascular cerebral, dor nas articulações, doença mental aguda e tumores.
Desmaio ou intolerância ao tratamento com acupuntura
A discriminação estatística para cada grupo foi a seguinte. O grupo de tratamento foi composto por 28 homens e 22 mulheres. A idade média do grupo de tratamento foi de 37,56 ± 9,72 anos. O curso médio da doença foi de 15,67 ± 9,56 anos. O grupo controle foi composto por 27 homens e 24 mulheres. A idade média do grupo de tratamento foi de 36,91 ± 9,23 anos. O curso médio da doença foi de 15,45 ± 9,42 anos. Ambos os grupos eram equivalentes em sexo, idade, curso da doença e outros dados demográficos relevantes, estabelecendo as bases para uma comparação justa dos resultados.

Procedimento de acupuntura
Os principais pontos de acupuntura selecionados para o tratamento foram os seguintes:

(Baihui)
(Yintang)
(bilateral, Fengchi)
(bilateral, Shuaigu)
(bilateral, Toulinqi)
O tratamento com acupuntura foi iniciado com os pacientes sentados. Após a desinfecção dos pontos de acupuntura, uma agulha de acupuntura descartável de 0,25 mm × 40 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura, atingindo uma profundidade de 3 a 7 mm. Uma vez obtida a sensação de deqi, o Fengchi bilateral foi conectado a um dispositivo de eletroacupuntura com uma onda contínua. A frequência foi ajustada para 10 Hz. Para outros pontos, as agulhas foram aplicadas com a técnica Ping Bu Ping Xie (tonificação e atenuação leves) a cada 15 minutos. As agulhas foram retidas por 30 minutos. O tratamento com acupuntura foi realizado duas vezes por semana, durante um total de 12 semanas.

Conclusões
Dados clínicos e ressonância magnética indicam que a acupuntura é eficaz no tratamento da esquizofrenia. Segundo a pesquisa, a acupuntura combinada com risperidona e trihexifenidil em um protocolo de tratamento integrado é mais eficaz do que o uso de monoterapia medicamentosa (risperidona e trihexifenidil). Pan et al. concluir que a acupuntura é segura e eficaz para o alívio da esquizofrenia.

 

Reference:
[1] Pan LY, Shen HB, Zhang JB, et al. Effects of acupuncture on brain function in patients with schizophrenia of remission [J]. Shanxi Journal of Traditional Chinese Medicine, 2020,06:819-822.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This