A MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DO HIPERTIROIDISMO

De 5 de agosto de 2020Sem categoria

Os pesquisadores do hospital do condado de Hebei Wuji compararam os benefícios da acupuntura e fitoterapia com a terapia medicamentosa para o tratamento do hipertireoidismo. Os resultados do ensaio clínico consideram a acupuntura mais as ervas mais eficazes que o protocolo de tratamento medicamentoso (consistindo em propranolol e metimazol). [1] Pacientes que receberam uma fórmula herbal especial mais uma prescrição de acupuntura tiveram uma taxa efetiva total de 95,3%. Outro grupo de pacientes recebendo terapia medicamentosa teve uma taxa efetiva total de 72,9%. O grupo de acupuntura e ervas superou o grupo de controle de drogas em 22,4%.

Um total de 171 pacientes foram tratados e avaliados no estudo. Eles foram diagnosticados com hipertireoidismo. Eles foram divididos aleatoriamente no grupo de tratamento com acupuntura mais ervas e no grupo controle de medicamentos, com 86 e 85 pacientes em cada grupo, respectivamente. O grupo de tratamento recebeu acupuntura convencional mais uma fórmula à base de plantas. O grupo controle recebeu vitamina C, propranolol e metimazol. O propranolol é um betabloqueador usado para controlar arritmias, taquicardia e tremores associados ao hipertireoidismo. O metimazol é um agente antitireoidiano que inibe a síntese de hormônios da tireóide.

A discriminação estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento foi composto por 17 homens e 69 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 38,5 ± 1,5 anos. Houve 34 casos leves (39,5%), 35 casos moderados (40,7%) e 17 casos graves (19,8%) no grupo de tratamento. O grupo controle foi composto por 17 homens e 68 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 38,8 ± 1,7 anos. Houve 34 casos leves (40,0%), 34 casos moderados (40,0%) e 17 casos graves (20,0%) no grupo controle. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade ou gravidade da doença relevantes para as medidas de desfecho dos pacientes inicialmente admitidos no estudo.

Os pacientes do grupo de tratamento receberam terapia de acupuntura convencional. Os pontos de acupuntura usados ​​para o grupo de tratamento incluíram o seguinte:

(Hegu)
(Tianchong)
(Yanglingquan)
(Danzhong)
(Fuliu)
(Zhaohai)
(Shuitu)
(Futu)
(Tiantu)
A fórmula à base de plantas para o grupo de tratamento era composta pelas seguintes ervas:

Bai Shao Yao 15 g
Chai Hu 10 g
Chuan Xiong 6 g
Dang Gui 8 g
Gan Cao 6 g
Fu Ling 15 g
Mu Dan Pi 10 g
Niu Bang Zi 12 g
Zhi Zi 12 g
Ervas adicionais foram prescritas de acordo com os sintomas individuais. Para palpitações e falta de sono, as seguintes ervas foram adicionadas:

Suan Zao Ren 15 g
Yuan Zhi 8 g
Bai Zi Ren 15 g
Para ansiedade e irritabilidade, as seguintes ervas foram adicionadas:

Huang Qin 12 g
Xia Ku Cao 15 g
Dan Cao longo 10 g
Para aumentar o apetite e a fome excessiva, foi adicionada a fórmula de decocção Bai Hu, composta pelas seguintes ervas:

Shi Gao 30 g
Zhi Mu 9 g
Gan Cao 3 g
Jing Mi 6 g
Para tremores nas mãos, as seguintes ervas foram adicionadas:

Shi Jue Ming 25 g
Ci Ji Li 10 g
Gou Teng 12 g
O estudo confirma que as ervas e a acupuntura superam os medicamentos. Os pesquisadores observam que “a acupuntura combinada com fitoterapia alivia os sintomas clínicos (emagrecimento, irritabilidade, polifagia e aumento da tireóide) em pacientes com hipertireoidismo”. Produziu taxas efetivas totais mais altas que a terapia medicamentosa padrão.

Xia et al. tiveram resultados semelhantes em sua investigação independente publicada no Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion . [2] Os pesquisadores determinaram que a acupuntura associada a medicamentos é superior ao uso de monoterapia para alívio da exoftalmia devido ao hipertireoidismo. Dois grupos foram comparados. O grupo controle de drogas recebeu 10 mg / d de metimazol e 25 μg / d de levotiroxina sódica. Metimazol e levotiroxina sódica são usados ​​no tratamento de distúrbios da tireóide. O grupo de tratamento recebeu acupuntura nos seguintes pontos, além do tratamento medicamentoso idêntico administrado ao grupo controle:

(Jingming)
Shangming (Extra)
Neitongziliao (Extra)
(Chengqi)
Qiuhou (Extra)
(Sizhukong)
(Yangbai)
(Cuanzhu)
(Fengchi)
Shangtianzhu (Extra)
(Taichong)
Para o aumento da tireóide, foram adicionados os seguintes pontos de acupuntura:

(Tiantu)
(Hegu)
(Fenglong)
A acupuntura combinada com medicamentos produziu uma taxa de resultados positivos para o paciente de 96,3%. A monoterapia com medicamentos produziu uma taxa de resultado positivo de 64,0% para o tratamento da exoftalmia devido ao hipertireoidismo. Ambos os estudos revisados ​​neste artigo demonstram que a acupuntura é uma terapia eficaz para alívio do hipertireoidismo e sintomas relevantes. Dados os dados, os pacientes são incentivados a entrar em contato com os acupunturistas locais licenciados para consultar sobre as opções de tratamento.

References:
[1] Li SJ. Acupuncture Combined with Herbs for the Treatment of hyperthyroidism: a Clinical Observation [J]. Cardiovascular Disease Journal of Integrated Traditional Chinese and Western Medicine, 2015, 3(30): 116-117.

[2] Xia Y, Shu S, Li Y, et al. Observations on the Clinical Efficacy of Combined Use of Acupuncture and Drugs in Treating hyperthyroidism Exophthalmos [J], Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion, 2009, 28(12):691-693.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Junte-se à discussão Um comentário

Deixe uma resposta

Share This