PARALISIA FACIAL E MEDICINA CHINESA

De 8 de setembro de 2020Sem categoria

Os pesquisadores do Hospital Chenzhou de Medicina Tradicional Chinesa demonstram que a acupuntura, combinada com vapor e lavagem com ervas, proporciona um alívio eficaz para pacientes com paralisia do nervo facial periférico (FNP). [1]

O estudo comparou dois protocolos. Um grupo recebeu acupuntura, além de vapor e lavagem com ervas. Outro grupo de estudo recebeu acupuntura além de fitoterápicos internos. Ambos os grupos demonstraram melhorias significativas. O grupo de acupuntura mais aplicação externa de ervas teve uma taxa efetiva total de 96%. O grupo de acupuntura mais ervas internas teve uma taxa efetiva total de 84%. Os resultados foram baseados em escores de sintomas e escores de função facial HB (House Brackmann).

A paralisia do nervo facial periférico (FNP) é frequentemente causada por infecções virais, complicações pós-cirúrgicas, trauma, diabetes, infecções bacterianas, tumores, efeitos adversos de medicamentos e distúrbios do sistema imunológico. A paralisia de Bell é um tipo de paralisia do nervo facial periférico e é classificada como uma paralisia idiopática devido à inflamação do sétimo nervo craniano. Neste estudo, 100 pacientes FNP (na fase aguda ou de recuperação) foram recrutados. Eles foram atribuídos pelo método da tabela de números aleatórios ao grupo de acupuntura mais ervas externas ou ao grupo de acupuntura mais ervas internas.

O grupo de acupuntura mais ervas externas era composto por 25 pacientes do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades entre 21 e 60 anos (idade média de 40,32 anos). O grupo de acupuntura mais ervas internas era composto por 26 pacientes do sexo masculino e 24 do sexo feminino, com idades entre 20-61 (idade média de 41,54 anos). Não houve diferenças estatisticamente significativas nas características basais entre os dois grupos na admissão à investigação.

Acupuntura e ervas
Os participantes de ambos os grupos receberam o mesmo tratamento de acupuntura. Durante a fase aguda, a acupuntura foi administrada a uma seleção de pontos nos canais afetados, incluindo o seguinte:

Fengchi
Taichong
Baihui
Hegu
Fengfu
Após uma semana de tratamento, os seguintes pontos de acupuntura foram adicionados:

Shenting
Yifeng
Julião
Taiyang
Xiaguan
Agulhas estéreis de 0,30 × 40 mm foram selecionadas e inseridas a uma profundidade de 0,8–1 cun. As agulhas foram estimuladas manualmente usando um método de reforço-redução balanceado e foram retidas por 30 minutos. Os participantes do grupo de acupuntura mais ervas internas receberam prescrição de medicamentos fitoterápicos de acordo com a síndrome de MTC apresentada:

Pacientes com vento-frio atacando os navios da rede foram prescritos Ma Huang Fu Zi Xi Xin Tang Jia Jian.
Pacientes com vento-calor atacando os navios da rede foram prescritos Da Qin Jiao Tang Jia Jian.
Pacientes com obstrução por vento-catarro foram prescritos Qian Zheng San Jia Jian.
Pacientes com deficiência de qi e estase de sangue foram prescritos Bu Yang Huan Wu Tang Jia Jian.
Os participantes do grupo de acupuntura mais ervas externas foram tratados com vapor e lavagem de ervas. A fórmula era composta pelas seguintes ervas:

Jiang Can 10g
Chi Shao 10g
Bai Zhi 10g
Yun Mu Xiang 10g
Fang Feng 10g
Wu Yao 10g
Chai Hu 10g
Di Long 10g
Tou Gu Cao 10g
Wu Gong – 1 peça
Dan Shen 16g
Bai Shao 16g
Bai Fu Zi 12g
Dang Gui 12g
Chuan Xiong 12g
Ju Hua 6g
Huang Qi 20g
Wu Shao She 3g
Jing Jie 8g
As ervas foram embebidas em água por 20 minutos antes da decocção. O líquido resultante foi filtrado e 1800 mL foram colocados dentro de um fumigador médico HY2-IC. O líquido foi mantido a 35–40 graus Celsius (95–104 graus Fahrenheit) e foi usado para vaporizar o lado afetado do rosto dos pacientes. Com os pacientes em decúbito dorsal, o bocal fumigador foi posicionado a 30–50cm de distância do paciente e direcionado para a área afetada e a mastóide. O vapor aquecido foi pulverizado uniformemente sobre a pele por um total de 30 minutos. Todos os tratamentos em ambos os grupos foram administrados por dez dias contínuos, seguidos de um descanso de dois dias. Um total de três cursos foram administrados.

Resultados e discussão
As medidas de resultados para o estudo incluíram escores de sintomas TCM, escores de HB e as taxas clínicas efetivas totais para cada grupo. As pontuações médias dos sintomas de TCM pré-tratamento foram 20,87 no grupo de acupuntura mais ervas internas e 20,54 no grupo de acupuntura mais ervas externas. Após o tratamento, a pontuação caiu para 8,64 e 4,39, respectivamente. Os escores médios de HB pré-tratamento foram de 4,35 no grupo de acupuntura mais ervas internas e 4,33 no grupo de acupuntura mais ervas externas. Após o tratamento, a pontuação caiu para 3,65 e 2,72, respectivamente. As taxas clínicas eficazes foram calculadas para cada grupo de acordo com o grau de melhora nos sintomas de cada paciente:

Pacientes com função do nervo facial normal (HB Grau I) foram classificados como recuperados.
Para pacientes com leve disfunção do nervo facial e sincinesia, simetria normal e tônus ​​muscular em repouso, capacidade de fechar os olhos com esforço mínimo, movimento moderado a bom da testa e leve assimetria da boca (HB Grau II), o tratamento foi classificado como marcadamente eficaz.
Para pacientes com uma assimetria óbvia, mas não desfigurante, entre os dois lados da face, sincinesia perceptível, mas não grave, a capacidade de fechar os olhos com esforço, movimento leve a moderado da testa e leve fraqueza da boca (HB Grau III), o tratamento foi classificado como eficaz.
Para pacientes com assimetria facial perceptível em repouso, incapacidade de fechar os olhos, nenhum movimento da testa e apenas leve movimento da boca (HB graus IV-VI), o tratamento foi classificado como ineficaz.
No grupo de acupuntura mais ervas internas, houve 9 casos recuperados, 21 marcadamente eficazes, 12 eficazes e 8 ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de 84%. No grupo de acupuntura mais ervas externas, houve 10 casos recuperados, 28 marcadamente eficazes, 10 eficazes e apenas 2 casos ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de 96%. Os resultados deste estudo indicam que a acupuntura e ervas são eficazes para pacientes com FNP nos estágios agudos e de recuperação. Além disso, o tratamento pode ser significativamente melhorado pela adição de vapor e lavagem à base de ervas.

 

[1] Wu Jiliang, Li Kunxiang, Zhou Yulin, Xia Pei, Zhou Jiang (2019) “Clinical Study on Acupuncture and Moxibustion Combined with Fumigation and Washing of Traditional Chinese Medicine in Treatment of Peripheral Facial Paralysis in Acute and Convalescent Stages” Journal of Practical Traditional Chinese Internal Medicine Vol.33 (8) pp.44-45.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This