MEDICINA CHINESA REDUZ O COLESTEROL

De 28 de setembro de 2020Sem categoria

A Medicina Chinesa é eficaz no tratamento da hiperlipidemia (colesterol alto e triglicerídeos). Os pesquisadores do Hospital Wuji de Medicina Tradicional Chinesa (Hebei) determinaram que os pacientes com doença coronariana obtêm melhorias significativas nos perfis de lipídios do sangue quando a acupuntura e a fitoterapia são adicionadas ao tratamento padrão. [i] Os resultados indicam que um protocolo de tratamento integrativo usando a medicina chinesa mais o cuidado usual produz resultados superiores ao paciente em comparação com a monoterapia de cuidado usual.

 

Oitenta e quatro pacientes com diagnóstico de doença cardíaca coronária e hiperlipidemia foram recrutados para o estudo e foram sequencialmente designados para receber monoterapia de tratamento padrão ou tratamento padrão mais acupuntura com agulha quente e chá de ervas. O grupo de cuidados padrão era composto por 25 participantes masculinos e 17 femininos com idades entre 43-74 anos (idade média de 61,5). Este grupo incluiu 17 pacientes com hipertensão concomitante e 19 pacientes com diabetes concomitante. O grupo de acupuntura com agulha quente era composto por 23 participantes do sexo masculino e 19 do sexo feminino, com idades entre 47-78 anos (idade média de 62,4). Este grupo incluiu 14 pacientes com hipertensão concomitante e 21 pacientes com diabetes concomitante.

 

Protocolo de atendimento padrão
Todos os participantes receberam tratamento padrão, incluindo tratamentos de anticoagulação e vasodilatação. Todos os participantes também receberam prescrição de sinvastatina, um medicamento freqüentemente usado para reduzir o colesterol LDL-C, embora também tenha alguns efeitos antiinflamatórios. Uma dose de sinvastatina de 40 mg foi administrada diariamente por um total de 16 semanas durante o estudo.

Acupuntura com agulha quente e ervas
Além do tratamento padrão, os participantes do grupo de acupuntura com agulha quente foram tratados com acupuntura com agulha quente e chá de ervas. A acupuntura foi administrada nos seguintes pontos de acupuntura:

Shousanli
Chengshan
Fengshi
Heding
Tianshu
Fenglong
Xuanzhong
Yangchi

Seguindo a desinfecção padrão, as agulhas foram inseridas e manipuladas usando técnicas de levantamento, impulso, torção e rotação para obter deqi. Um pedaço de rolo de moxa foi usado para embainhar o cabo da agulha e foi aceso para que uma sensação de aquecimento ocorresse abaixo da agulha e se propagasse para a área circundante. Os tratamentos duraram 30 minutos e foram administrados diariamente. Duas semanas de tratamento constituíram um curso, e um total de quatro cursos foram administrados durante o estudo.

O chá de ervas medicinais foi formulado de acordo com os princípios da TCM (medicina tradicional chinesa), utilizando os princípios clássicos de fortalecer o baço, regular o qi, dissipar a estase e liberar os vasos da rede. A fórmula era composta pelas seguintes ervas:

Gou Qi Zi 3g
Dan Shen 3g
Shan Zha 3g
Sang Ji Sheng 3g
Cao Jue Ming 3g
He Ye 3g
Chen Pi 3g
As ervas foram embebidas em água fervente por 30 minutos antes de beber o chá resultante. A fórmula foi considerada adequada para uso a longo prazo e foi administrada durante a investigação.

Resultados e discussão
A média de TC, TG, LDL-C e HDL-C basal no grupo de tratamento padrão foi de 6,22mmol / L, 2,91mmol / L, 4,15mmol / L e 1,37mmol / L, respectivamente. As pontuações correspondentes no grupo de acupuntura com agulha quente foram 6,27mmol / L, 2,83mmol / L, 4,14mmol / L e 1,35mmol / L, respectivamente. Não houve diferenças significativas nos perfis de lipídios no sangue entre os dois grupos nesta fase, que era anterior a todos os tratamentos.

Após o tratamento, o TC médio do grupo de tratamento padrão diminuiu para 5,94mmol / L, o TG médio diminuiu para 2,37mmol / L, o LDL-C médio diminuiu para 3,62mmol / L e o HDL-C médio aumentou para 1,43mmol / L. No grupo de acupuntura com agulha quente, o TC médio diminuiu para 5,12mmol / L, o TG médio diminuiu para 1,90mmol / L, o LDL-C médio diminuiu para 3,20mmol / L e o HDL-C médio aumentou para 1,58mmol / L. Embora ambos os grupos tenham visto melhorias em seus perfis de lipídios no sangue, as melhorias foram significativamente maiores no grupo de acupuntura com agulha quente.

Além dos perfis de lipídios no sangue, as melhorias nas síndromes da MTC também foram levadas em consideração. O grupo de acupuntura com agulha quente experimentou melhorias significativamente maiores nesta área em comparação com aqueles que receberam apenas o tratamento padrão.

Os resultados deste estudo demonstram que a acupuntura com agulha quente combinada com o chá medicinal tradicional chinês fornece um complemento útil para o tratamento padrão para pacientes com doença cardíaca coronária e hiperlipidemia. Os tratamentos TCM são adequados para uso a longo prazo e reduzem potencialmente os riscos associados a doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares.

 

Reference:
[i] Ge Yifeng (2019) “Observation of warm acupuncture combined with traditional Chinese medicine tea combined with simvastatin in the treatment of coronary atherosclerosis and the curative effect of patients with sclerosing heart disease (coronary heart disease) hyperlipidemia” Cardiovascular Disease Journal of Integrated Traditional Chinese and Western Medicine Vol. 7(4) pp.161.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This