PESQUISA COM A MEDICINA CHINESA E OSTEOARTRITE DO JOELHO, DOR LOMBAR E FIBROMIALGIA

De 21 de outubro de 2020Sem categoria

PESQUISA COM A MEDICINA CHINESA E OSTEOARTRITE DO JOELHO, DOR LOMBAR E FIBROMIALGIA

A Medicina Chinesa é eficaz no tratamento da osteoartrite do joelho, dor lombar e fibromialgia. Pesquisadores da Escola de Medicina da Tufts University (Boston, Massachusetts) conduziram uma meta-análise de 16 revisões médicas e 11 ensaios clínicos randomizados controlados e determinaram que a acupuntura é segura e eficaz para o tratamento dessas condições. Eles acrescentam que há evidências consideráveis ​​de que a acupuntura produz efeitos de alívio da dor ao estimular os nervos que ativam os sistemas opióides naturais do corpo.

Os pesquisadores da Tufts University também observam que estudos de fMRI (imagem de ressonância magnética funcional) “demonstram que a acupuntura tem efeitos regionalmente específicos e quantificáveis ​​em estruturas relevantes e restauração do equilíbrio na conectividade do cérebro humano implicada na modulação descendente da dor e alteração da dor, atenção e memória relacionadas. ” [1] Os pesquisadores observam que a acupuntura é uma “opção de encaminhamento segura e razoável” para pacientes com osteoartrite de joelho e dor lombar crônica. ” [2] Eles observam que os dados científicos também indicam que os pacientes que sofrem de fibromialgia sentem alívio com os tratamentos de acupuntura.

Os pesquisadores da Tufts University analisaram uma variedade de investigações científicas. Observam que um estudo de 2019 de “evidências de alta qualidade” de 246 ensaios clínicos randomizados e 12 revisões sistemáticas indica que a acupuntura é eficaz para o tratamento da dor devido à osteoartrite do joelho. [3] Outra meta-análise em 2017 de 17 investigações também considera a acupuntura eficaz para o alívio da dor no joelho, mesmo quando comparada com o tratamento padrão e outras modalidades de tratamento. [4] Estudos adicionais de qualidade foram citados como evidências e a acupuntura superou os controles com placebo e as intervenções ativas. A equipe de pesquisa observa que há “evidências substanciais” demonstrando que seis ou mais sessões de acupuntura fornecem alívio da dor da osteoartrite do joelho “quando comparadas com a medicina ocidental ou acupuntura simulada”. [5]

 

Evidências significativas indicam que a acupuntura beneficia os pacientes com fibromialgia. Os pesquisadores observam que quando a acupuntura é administrada 1–2 vezes por semana durante um período de 4–13 semanas, há melhorias significativas, incluindo menos dor e outros sintomas associados ao distúrbio. Um dos estudos na meta-análise descobriu que “os valores da serotonina sérica e da substância p” melhoraram após oito tratamentos de acupuntura. [6]

Os pesquisadores observam que quatro estudos adicionais controlados com placebo demonstram que a acupuntura fornece melhora significativa na capacidade funcional, pontuação de qualidade de vida e níveis de depressão para pacientes com fibromialgia. Eles acrescentam que uma meta-análise de 2019 de doze ensaios clínicos randomizados e controlados confirma os resultados. Esse estudo conclui que a acupuntura é mais eficaz do que medicamentos para o alívio da dor relacionada à fibromialgia, tanto a curto como a longo prazo.

O maior conjunto de evidências científicas revisadas pelos pesquisadores foi sobre o tema da dor lombar. Os pesquisadores revisaram um grande número de estudos concluídos nas últimas duas décadas. Nos últimos cinco anos, sete visões gerais de aproximadamente 300 ensaios clínicos randomizados “demonstraram consistentemente que a acupuntura fornece benefícios clinicamente relevantes de curto prazo para o alívio da dor e melhora funcional quando comparada com  placebo, tratamento padrão ou outros tipos de controle”. [7] Nenhum estudo relatou quaisquer efeitos adversos graves associados ao tratamento com acupuntura.

Um estudo determinou que a acupuntura reduz potencialmente a necessidade de opioides para pacientes com dor lombar. [8] Outro estudo determinou que a acupuntura é uma modalidade de tratamento com boa relação custo-benefício para pacientes com dor lombar crônica. [9] Os pesquisadores observam que o American College of Physicians formalmente recomenda a acupuntura como uma modalidade de tratamento de primeira linha para a dor lombar. [10] Eles acrescentam que esta recomendação e conclusões baseadas em evidências são consistentes com a inclusão de acupuntura para o tratamento de dor lombar em janeiro de 2020 na cobertura dos Centros de Serviços de Medicare e Medicaid dos EUA, que permite 12–20 tratamentos de acupuntura. [11]

Os pesquisadores concluíram que uma abordagem da medicina integrativa para o tratamento da dor musculoesquelética melhora os resultados dos pacientes. Os pesquisadores da Tufts University observam que “evidências emergentes de estudos clínicos sugerem que a acupuntura é um tratamento seguro e eficaz para pacientes com dor de origem”.

References:
[1] Zhang, YuJuan, and Chenchen Wang. “Acupuncture and Chronic Musculoskeletal Pain.” Current Rheumatology Reports 22, no. 11 (2020): 1-11. Tufts University School of Medicine (Boston, Massachusetts).
[2] Ibid.
[3] Li J, Li YX, Luo LJ, Ye J, Zhong DL, Xiao QW, et al. The effectiveness and safety of acupuncture for knee osteoarthritis: an overview of systematic reviews. Medicine. 2019;98(28):e16301.
[4] Zhang Q, Yue J, Golianu B, Sun Z, Lu Y. Updated systematic review and meta-analysis of acupuncture for chronic knee pain. Acupunct Med. 2017;35(6):392–403.
[5] Zhang, YuJuan, and Chenchen Wang. “Acupuncture and Chronic Musculoskeletal Pain.” Current Rheumatology Reports 22, no. 11 (2020): 1-11.
[6] Karatay S, Okur SC, Uzkeser H, Yildirim K, Akcay F. Effects of acupuncture treatment on fibromyalgia symptoms, serotonin, and substance P levels: a randomized sham and placebo-controlled clin- ical trial. Pain Med. 2018;19(3):615–28.
[7] Zhang, YuJuan, and Chenchen Wang. “Acupuncture and Chronic Musculoskeletal Pain.” Current Rheumatology Reports 22, no. 11 (2020): 1-11.
[8] Zheng Z, Gibson S, Helme RD, Wang Y, Lu DS, Arnold C, et al. Effects of electroacupuncture on opioid consumption in patients with chronic musculoskeletal pain: a multicenter randomized controlled trial. Pain Med. 2019;20(2):397–410.
[9] Lorenc A, Feder G, MacPherson H, Little P, Mercer SW, Sharp D. Scoping review of systematic reviews of complementary medicine for musculoskeletal and mental health conditions. BMJ Open. 2018;8(10):e020222.
[10] Qaseem A, Wilt TJ, McLean RM, Forciea MA. Noninvasive treatments for acute, subacute, and chronic low back pain: a clinical practice guideline from the American College of Physicians. Ann Intern Med. 2017;166(7):514–30.
[11] CMS finalizes decision to cover acupuncture for chronic low back pain for Medicare beneficiaries. Decision Memo for Acupuncture for Chronic Low Back Pain (CAG-00452N).

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This