MEDICINA CHINESA E RINITE ALÉRGICA

De 10 de novembro de 2020Sem categoria

Em uma meta-análise de 39 estudos envolvendo 3.433 pacientes com rinite alérgica, a acupuntura melhorou os sintomas nasais e os escores de rinoconjuntivite. Os pesquisadores determinaram que todos os tipos de modalidades de acupuntura são significativamente superiores aos controles simulados. [1] Além disso, a moxabustão foi considerada eficaz em seis tratamentos.

A medicina integrativa produziu excelentes resultados. Uma combinação de acupuntura com medicina convencional melhorou significativamente as reduções gerais dos sintomas nasais e os escores de qualidade de vida em nove tratamentos de acupuntura. A combinação foi mais eficaz do que a monoterapia com medicamento convencional.

A rinite alérgica (febre do feno, alergias) é uma doença inflamatória da mucosa nasal causada por exposições a alérgenos que desencadeiam inflamação mediada por IgE. Aproximadamente 40–60 milhões de pessoas sofrem de rinite alérgica anualmente nos EUA. Os sintomas incluem rinorreia (secreção nasal fina e principalmente clara), espirros, coceira nasal e congestão nasal. Está associada à diminuição da concentração e concentração, irritabilidade, distúrbios do sono e fadiga. Pacientes com rinite alérgica apresentam risco aumentado de desenvolver asma.

Os pesquisadores concluíram que a acupuntura “não é inferior à terapia farmacológica”. Eles concluíram que a acupuntura é recomendada para pacientes que não respondem à medicina convencional ou são intolerantes aos efeitos adversos dos medicamentos. Os pesquisadores acrescentam que uma combinação de acupuntura manual com medicina convencional produz resultados superiores aos pacientes que recebem apenas a medicina convencional.

Os dados foram baseados em escores de qualidade de vida e avaliações de IgE específica de alérgeno sérico. Os parâmetros foram analisados ​​pelo software STATA (College Station, Texas) para gerar plotagens da rede de meta-análise. A modelagem digital do gráfico de funil foi usada para eliminar o viés.

Entre os 39 ensaios clínicos randomizados, 37 eram em chinês e 2 em inglês. O tamanho total da amostra foi de 3.433 pacientes com rinite alérgica. Os principais pontos de acupuntura mais comumente usados ​​em todos os estudos foram os seguintes:

Yingxiang
Yintang
Shangyingxiang, Bitong
Feishu
Dazhui
Hegu
A duração do tratamento em todos os estudos variou de quatro a oito semanas de sessões de acupuntura. Com base nos dados, os pesquisadores concluem que a acupuntura é uma terapia eficaz para o tratamento da rinite alérgica.

As diretrizes da American Academy of Otolaryngology afirmam: “Os médicos podem oferecer acupuntura, ou encaminhar a um clínico que pode oferecer acupuntura, para pacientes com rinite alérgica que estão interessados ​​em terapia não farmacológica”. [2] Isso é consistente com os pesquisadores da UCLA (Los Angeles, Califórnia), Morehouse School of Medicine (Geórgia) e Henry Ford Health System (Michigan) que observam: “Existem ensaios clínicos randomizados de alta qualidade que demonstram eficácia e efetividade para acupuntura no tratamento da rinite alérgica sazonal e perene. Estudos menores comparativos também mostram alguns benefícios preliminares da acupuntura quando comparados aos anti-histamínicos. ” [3]

Em um estudo relacionado, pesquisadores do Hospital Afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim conduziram uma meta-análise de 30 ensaios clínicos (tamanho da amostra: 2.602 pacientes com rinite alérgica). Os pesquisadores concluem: “A acupuntura, usada sozinha ou combinada com outros tratamentos, como moxabustão, fitoterapia e medicina ocidental, demonstrou ter benefícios clínicos de curto e longo prazo para quem sofre de rinite alérgica”. [4] Os pontos de acupuntura comuns usados ​​em vários estudos na meta-análise foram os seguintes:

(Yingxiang)
Yintang
(Hegu
(Zusanli)
(Shangyingxiang, Bitong)

References:
1. Yin, Zihan, Guoyan Geng, Guixing Xu, Ling Zhao, and Fanrong Liang. “Acupuncture methods for allergic rhinitis: a systematic review and bayesian meta-analysis of randomized controlled trials.” Chinese medicine 15, no. 1 (2020): 1-28.

2. nccih.nih.gov/health/providers/digest/seasonal-allergies-and-complementary-health-approaches-science#mind-and-body-practices. NCCIH Clinical Digest for Health Professionals, NIH, National Center for Complementary and Integrative Health, 11-9-2020.

3. Taw, Malcolm B., William D. Reddy, Folashade S. Omole, and Michael D. Seidman. “Acupuncture and allergic rhinitis.” Current opinion in otolaryngology & head and neck surgery 23, no. 3 (2015): 216-220.

4. Qu SH, Liu YX. Systematic Review and Meta-analysis of the Randomized Controlled Trial of Acupuncture for Allergic Rhinitis [J]. World Journal of Integrated Traditional and Western Medicine, 2016,11(07):900-906+948.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This