TRANSTORNOS MENTAIS E A MEDICINA CHINESA

De 30 de novembro de 2020Sem categoria

TRANSTORNOS MENTAIS E A MEDICINA CHINESA

A fitoterapia chinesa é uma medida eficaz para o tratamento de transtornos mentais. Pesquisas apontam que a fitoterapia chinesa é eficaz para a redução dos sintomas associados a um tipo de doença mental, denominada doença de Bai He (百合), no sistema da medicina tradicional chinesa (MTC). Os pesquisadores observam que a doença de Bai He está diretamente relacionada ao moderno termo diagnóstico psiconeurose. [1]

O nome doença de Bai He é usado devido à eficácia da erva Bai He para o tratamento de doenças mentais. Os sintomas específicos variam de acordo com as apresentações individuais. Os sintomas comuns da doença de Bai He incluem dores de cabeça, mudanças frequentes de humor, volatilidade emocional, ansiedade, depressão, insônia, sensação de amargura ou secura na boca e dor surda na área abdominal. Alguns pacientes também apresentam uma perda repentina de apetite. [2]

De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa (MTC), várias apresentações da doença Bai He envolvem desequilíbrios internos, incluindo aumento do yang e deficiência do yin no corpo. Um correlato moderno a este princípio antigo é a presença de desequilíbrios bioquímicos e metabólicos endógenos. Outros desequilíbrios endógenos do qi do coração e do fígado contribuem para a doença Bai He. Fatores externos, como mudanças climáticas e pressões estressantes, também criam desequilíbrios nos ritmos naturais do corpo e prejudicam as defesas psicológicas.

Em um estudo clínico conduzido no Hospital Tongzi de Medicina Tradicional Chinesa (Guizhou, China), 32 pacientes com doença de Bai He (13 homens, 19 mulheres), com idades entre 28 e 76 anos, receberam a fórmula do medicamento fitoterápico chinês Shu Gan Bai He. ECGs (eletrocardiogramas), ultrassom B-scans e tomografia computadorizada (CT) foram usados ​​para triagem de anormalidades como parte dos parâmetros de exclusão para pacientes admitidos no estudo. A seguir estão os ingredientes da fórmula à base de ervas Shu Gan Bai He:

  • Bai He (百合), 40g
  • Chai Hu (柴胡), 25g
  • Dang Gui (当归), 20g
  • Bai Shao (白芍), 40g
  • Mu Xiang (木香), 15g
  • Bai Zhu (白 术), 20g
  • Qing Hao (青蒿), 10g
  • Sheng Di (生地), 40g
  • Huang Qi (黄芪), 40g
  • Gan Cao (甘草), 10g

Além disso, para pacientes com alerta mental obsessivo, Long Gu (龙骨) e Mu Li (牡蛎) foram adicionados. Para pacientes que sofrem de dores de cabeça, Yu Jin (郁金) e He Huan Pi (合欢 皮) também foram prescritos. Os ingredientes servem para umedecer os pulmões, nutrir o coração e tonificar o qi. O excesso de calor é reduzido e, portanto, o equilíbrio yin-yang é restaurado.

Entre os 32 pacientes, 14 pacientes se recuperaram após 7 doses, 17 pacientes se recuperaram após 10 doses e um paciente abandonou o procedimento de tratamento por motivos pessoais, resultando em uma taxa efetiva total de 96,9%. [3] A determinação da recuperação foi baseada na demonstração de melhorias clínicas significativas.

Outra fórmula de ervas usando Bai He como a erva-chefe é Bai He Da Zao. Essa fórmula foi usada em uma investigação de casos intratáveis ​​da doença de Bai He em dois hospitais de Pequim. A amostra foi composta por 25 homens e 31 mulheres, com duração da doença de 1 a 5 anos, e todos os pacientes apresentaram melhora significativa após o tratamento fitoterápico. Antes do tratamento, a maioria dos pacientes já havia tomado orizanol, vitaminas e valium; no entanto, os sintomas persistiram. Nos dois hospitais de Pequim, os pesquisadores classificaram os pacientes do grupo de amostra como tipo de calor excessivo pós-doença ou tipo de depressão preocupante demais. Os pacientes foram tratados com os seguintes ingredientes:

  • Bai He (百合), 12g
  • Sheng Di (生地), 15g
  • Gan Cao (甘草), 6g
  • Huai Xiao Mai (淮 小麦), 15g
  • Da Zao (大枣), 10g

Para pacientes que experimentam uma sensação de sede excessiva, Gua Lou Gen (瓜 蒌 根), Zhi Mu (知母) e Sha Shen (沙参) foram adicionados. Para todos os pacientes, foram administradas duas doses, uma de manhã e outra à noite. O tratamento durou de 20 a 80 dias, dependendo da gravidade. As medidas de desfecho para o estudo incluíram recuperado (sintomas eliminados), eficaz (sintomas reduzidos em 80%), ineficaz (sintomas agravados ou permaneceram). Após a conclusão do regime de fitoterapia, houve 20 casos recuperados, 28 casos eficazes e 8 casos ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de 85%. [4]

Os resultados dos estudos citados mostram que o uso de fitoterápicos chineses, como o Bai He (uma espécie de lírio), pode ser parte de uma solução eficaz para o tratamento de certas doenças mentais. De acordo com os princípios da MTC, Bai He (Lilii Bulbus) é uma erva tonificante yin que é fria, doce, ligeiramente amarga e entra nos canais do coração e dos pulmões. Bai He nutre e umedece o yin do pulmão, limpa o calor do pulmão e para de tossir. Bai He acalma o espírito, indicando que esta erva é benéfica para pacientes com necessidades de tratamento de doenças mentais

References:
[1] Shi Shasha, Zhou Yongxue. An analysis of the name and treatment of the Baihe disease in Jingui Yaolve, Clinical Journal of Chinese Medicine 2019 Vol.(11) No.2.
[2] Shi Shasha, Zhou Yongxue. An analysis of the name and treatment of the Baihe disease in Jingui Yaolve, Clinical Journal of Chinese Medicine 2019 Vol.(11) No.2.
[3] Ziuyong, Clinical observation of treating 32 cases with Bai He (百合) disease with Shugan baihe Chinese herbal formula. Yunnan Traditional Chinese Medicine and Herbal Medicine Journal, 2009,0705.
[4] Yang Weihua, Sun Zhenxia, Xie Jingxu, Clinical observation of treating 56 cases with Bai He (百合) disease with Baihe Dazao Chinese herbal formula.Beijing Traditional Chinese Medicine, 1999,03.

 

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This