MEDICINA CHINESA PARA ALÍVIO DA DOR NO OMBRO E PESCOÇO

De 21 de dezembro de 2020Sem categoria

MEDICINA CHINESA PARA ALÍVIO DA DOR NO OMBRO E PESCOÇO

A acupuntura é eficaz para o alívio da dor no ombro. Duas investigações independentes descobriram que a acupuntura é eficaz para o alívio da periartrite escapulo-umeral, que envolve a inflamação da região do ombro (incluindo os tendões, músculos e bursa). Ambas as investigações determinaram que a acupuntura melhora com sucesso a função do ombro e reduz ou elimina a dor.

Os pesquisadores do Panjin Central Hospital (Liaoning) concluem que “a acupuntura pode aliviar significativamente as dores nos ombros e pescoço, melhorando assim a eficácia clínica”. [1] Eles compararam dois grupos, um recebeu medicamentos e o outro recebeu tuina e acupuntura. O estudo durou de 2017 a 2018. Oitenta pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo de observação de medicamentos foi composto por 12 homens e 28 mulheres, com idade média de 53,5 ± 2,3 anos. O grupo de acupuntura consistia em 19 homens e 21 mulheres. A média de idade do grupo de acupuntura foi de 55,2 ± 1,5 anos.

O grupo de observação de drogas foi tratado com medicamentos regulares. Os pacientes tomaram aspirina, sulindac (um AINE) ou nimesulida (um AINE) e outros medicamentos para limpar a inflamação e aliviar a dor. Além disso, as áreas afetadas receberam injeções regulares com base na gravidade dos sintomas. As injeções incluíram tetracaína (6-3 ml), prednisolona (2-3 ml) e vitamina B1 (1 ml). As injeções foram aplicadas regularmente com base nos níveis de dor individuais.

Os pacientes do grupo de acupuntura receberam técnicas de relaxamento com massagem tuina para aliviar a tensão nos ombros antes do tratamento com acupuntura. As agulhas foram inseridas a uma profundidade de 1–1,5 cun. Durante os períodos de tratamento de 30 minutos, os acupunturistas ajustaram as agulhas para adicionar mais estimulação a cada dez minutos. Os seguintes pontos de acupuntura foram usados:

(Jianzhen)
(Zhongfu)
(Quchi)
(陵 下, 2 cun abaixo  – Yanglingquan)
Os acupunturistas selecionaram de 2 a 3 pontos de acupuntura da lista mencionada acima para cada paciente, dependendo das apresentações clínicas. A desinfecção de rotina foi aplicada. As agulhas de acupuntura eram de calibre 30. O número total de tratamentos variou, dependendo das apresentações clínicas.

As medidas de resultados consistiram em três categorias: significativamente eficaz (dor no ombro eliminada, articulações do ombro se movem com flexibilidade, qualidade de vida do paciente melhorada), eficaz (dor no ombro aliviada, os ombros funcionam normalmente na maioria dos dias), ineficaz (os sintomas persistem ou pioram). Após a conclusão de todo o tratamento, o grupo de acupuntura teve uma taxa efetiva maior (90%) em comparação com o grupo de observação de drogas (72,5%).

Em outra investigação clínica (conduzida em Wenshang, China), os pesquisadores determinaram que a acupuntura é eficaz para o alívio da espondilopatia cervical com periartrite do ombro. Dois grupos foram observados. Um recebeu monoterapia de massagem tuina e o outro recebeu uma combinação de tuina e acupuntura. Um total de 40 pacientes foram randomizados nos dois grupos. A monoterapia de Tuina produziu uma taxa efetiva total de 80% e a combinação de acupuntura mais tuina produziu uma taxa efetiva total de 96,67%. [2] O grupo de tratamento combinado teve resultados superiores em todas as métricas, incluindo alívio da dor e função do ombro.

Os tratamentos foram administrados em dias alternados, por uma duração total de 30 dias em ambos os grupos.
Para o grupo de massagem tuina, foram aplicados métodos regulares, como manipulação de puxar, manipulação de rolamento e manipulação de amassamento. A terapia tuina de 30 minutos foi principalmente nas regiões dos músculos deltóide e trapézio. Os pacientes participaram das sessões de tuina movendo seus ombros para as direções esquerda e direita, formando uma posição em T com ambos os braços e, finalmente, movendo ambos os braços em um movimento circular.

Para o grupo de acupuntura, agulhas de 0,30 mm × 40,0 mm foram inseridas para obter uma sensação de deqi; a seguir, as agulhas foram retidas por 30 minutos. Os seguintes pontos foram escolhidos para a maioria dos pacientes:

(Jianzhen)
(Jianyu)
(Jianqian)
Para os pacientes que também experimentaram dor no pescoço, os seguintes pontos foram usados:

Ashi (阿 是)
(Jianjing)
(baihui)
(Fengchi)
(Jiaji)
Os pesquisadores comentaram os resultados. Eles observaram que a acupuntura estimula os centros cerebrais para estimular a liberação de encefalinas, contribuindo assim para o alívio da dor. Além disso, eles observaram que a acupuntura melhora a circulação, expele fatores patogênicos, fortalece a imunidade e regula as funções dos órgãos internos. No geral, eles concluíram que a acupuntura reduz os sintomas, melhora a qualidade de vida e é uma opção de tratamento viável para pacientes com espondilopatia cervical e periartrite do ombro.

 

REFERENCE:

Notes:
[1] Mu Lin, Analysis of the clinical efficacy of treating scapulohumeral periarthritis with acupuncture, Chinese Medicine Guide, 2019-11-17.
[2] China Prac Med, May 2019, Vol. 14, No. 15.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This