DOR POR CÂNCER E A MEDICINA CHINESA

De 25 de janeiro de 2021Sem categoria

DOR POR CÂNCER E A MEDICINA CHINESA

Pesquisadores da Flórida, Minnesota e Arizona Mayo Clinic encontraram evidências de revisão sistemática indicando que a Medicina Chinesa é segura e eficaz para o alívio da dor causada pelo câncer. A acupressão e a acupuntura a laser foram excluídas do estudo; no entanto, agulhamento de acupuntura filiforme, eletroacupuntura, acupuntura auricular, estimulação elétrica nervosa percutânea (PENS) e acupuntura do couro cabeludo foram incluídos. Os pesquisadores observam que a exclusão da acupressão e da acupuntura a laser da investigação reduz a heterogeneidade e melhora a qualidade dos resultados.

Os pesquisadores relataram: “A evidência sugere que a acupuntura é eficaz e segura no controle da dor do câncer em ambientes paliativos”. [1] No entanto, os pesquisadores da Mayo Clinic e da Jinan University acrescentam que estudos adicionais são necessários para confirmar os resultados.

A equipe de pesquisa concluiu: “Nossa revisão aborda a necessidade não atendida de acupuntura no tratamento de cuidados paliativos.” [2] Eles explicam que a falta de acesso e uso de cuidados paliativos surge, em parte, devido a um mal-entendido fundamental sobre o manejo da dor. Um ponto destacado pela equipe é que os cuidados paliativos são mal interpretados como cuidados no fim da vida. A fusão de cuidados paliativos com cuidados de fim de vida causa atrasos e encaminhamentos médicos tardios. Os pesquisadores estimam que aproximadamente 10% dos pacientes que requerem cuidados paliativos realmente os recebem.

Este é um estudo inovador porque se concentra na acupuntura administrada em um ambiente de cuidados paliativos. Os pesquisadores observam que existem vários estudos (incluindo metanálises) descobrindo que a acupuntura é eficaz para o alívio da dor do câncer. No entanto, nenhum destacou especificamente o ambiente médico de cuidados paliativos como o único local onde a prestação de cuidados é recebida.

Esta investigação examinou apenas a acupuntura como medida de cuidado paliativo, especificamente para o alívio da dor apenas. Eles observam que outras investigações incluíram outros sintomas, incluindo náusea, depressão, efeitos adversos associados à quimioterapia e radioterapia e fadiga. Essa abordagem direcionada à investigação visa atender às necessidades específicas do controle da dor.

Os pesquisadores observam que uma abordagem multidisciplinar para o tratamento da dor em pacientes com câncer é necessária devido à “natureza multifatorial e complexa da dor do câncer”. [3] Eles acrescentam que muitos pacientes com câncer, incluindo aqueles que recebem opióides, relatam alívio inadequado da dor. Além disso, muitos pacientes apresentam efeitos adversos associados à ingestão de medicamentos analgésicos e, consequentemente, não podem tomá-los. Como resultado, a equipe de pesquisa indica que o cuidado interdisciplinar é um componente necessário do manejo da dor.

Os pesquisadores relatam que “a acupuntura tem sido usada há muito tempo para o tratamento da dor, e evidências substanciais apóiam que a acupuntura é eficaz no tratamento da dor”. [4–6] Eles acrescentam que a acupuntura é frequentemente usada para aliviar a dor do câncer, mas também é usada para tratar os efeitos colaterais dos medicamentos e reduzir os níveis de dosagem dos medicamentos. Além disso, eles observam que as evidências científicas indicam que a acupuntura alivia náuseas, vômitos, boca seca e leucopenia induzidas por quimioterapia e radioterapia.

A equipe de pesquisa consistia em pesquisadores da Mayo Clinic de três estados dos EUA (Flórida, Minnesota, Arizona) e um pesquisador adicional da Universidade Jinan (Guangzhou, China). A equipe de investigação apresenta uma conclusão geral de que, com base nos resultados positivos atuais do paciente obtidos por meio do uso da acupuntura, pesquisas adicionais sobre a acupuntura são necessárias para confirmar os resultados do estudo.

References:
1. Yang, Juan, Dietlind L. Wahner-Roedler, Xuan Zhou, Lesley A. Johnson, Alex Do, Deirdre R. Pachman, Tony Y. Chon, Manisha Salinas, Denise Millstine, and Brent A. Bauer. “Acupuncture for palliative cancer pain management: systematic review.” BMJ Supportive & Palliative Care.
Author Affiliations:
Mayo Clinic: Jacksonville, Florida; Rochester, Minnesota; Scottsdale, Arizona. School of Traditional Chinese Medicine, Jinan University (Guangzhou, China).
2. Ibid.
3. Ibid.
4. Vickers AJ, Cronin AM, Maschino AC, et al. Acupuncture for chronic pain: individual patient data meta-analysis. Arch Intern Med 2012;172:1444–53.
5. Cho Y-H, Kim C-K, Heo K-H, et al. Acupuncture for acute postoperative pain after back surgery: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Pain Pract 2015;15:279–91.
6. Murakami M, Fox L, Dijkers MP. Ear acupuncture for immediate pain Relief-A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Pain Med 2017;18:551–64.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This