MEDICINA CHINESA E DOR DO CÂNCER – PESQUISA

De 29 de janeiro de 2021Sem categoria

A Medicina Chinesa supera os medicamentos para o alívio da dor do câncer. A pesquisa demonstra que os pacientes com câncer em estágio avançado têm maior redução da dor usando um ponto especial de acupuntura em vez do uso de medicamentos. Este cenário de uso especial se aplica ao alívio da dor pós-operatória e à prevenção e gerenciamento da dor. Com base nos resultados, as propriedades não farmacológicas e analgésicas da acupuntura são clinicamente adequadas para pacientes com câncer em estágio avançado. Uma avaliação dos dados indica que uma abordagem da medicina integrativa para o atendimento ao paciente aumenta a segurança e a eficácia do tratamento da dor, fornecendo opções não farmacológicas, o que ajuda a reduzir a dependência de opioides.

Pesquisadores da Henan University of Science and Technology compararam os efeitos terapêuticos da acupuntura com os de um medicamento farmacêutico. Dois grupos foram comparados. O grupo de acupuntura recebeu eletroacupuntura verdadeira (EA) mais analgesia intravenosa simulada controlada pelo paciente (PCIA). O grupo da droga recebeu sham EA e verdadeiro sufentanil PCIA. O sufentanil é um analgésico opioide sintético. Os pesquisadores concluíram que o grupo de tratamento com acupuntura teve resultados superiores aos pacientes em comparação com o grupo de controle de drogas. [1]

O ponto de acupuntura selecionado para o tratamento da eletroacupuntura foi o Neimadiano (ponto anestésico interno). Ele está localizado 7 cun acima do maléolo medial e 0,5 cun atrás da borda posterior da tíbia. Na Medicina Tradicional Chinesa (TCM), este ponto de acupuntura é indicado para aliviar a dor, incluindo a dor pós-operatória. Pesquisas modernas confirmam que Neimadian é eficaz para alívio da dor pós-operatória e mitigação preventiva da dor. Por exemplo, Zhou et al. observe que a estimulação eletroacupuntura em Neimadian e Neiguan (PC6) fornece analgesia pós-operatória eficaz para pacientes submetidos à cirurgia torácica. [2] Chang et al. concluem que a eletroacupuntura em Neimadian supera um analgésico opioide (tramadol) no tratamento preventivo da dor em pacientes submetidos à cirurgia de membros. [3]

Os pesquisadores (Han et al.) Usaram o seguinte desenho de estudo. Um total de 140 pacientes com câncer em estágio avançado foram tratados e avaliados. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com EA e um grupo de controle de drogas, com 70 pacientes em cada grupo. O grupo de tratamento recebeu acupuntura verdadeira além do tratamento com PCIA placebo, usando solução salina normal. Para os pacientes do grupo controle, foi aplicado tratamento com sham acupuntura e sufentanil verdadeiro PCIA. O modelo de acupuntura simulada foi estabelecido usando o dispositivo placebo Streitberger (uma agulha curta e cega sob uma capa de plástico que imita a estimulação).

A repartição estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento era composto por 37 homens e 33 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 61,9 ± 7,9 anos. O peso médio no grupo de tratamento foi de 64,6 ± 6,9 kg. O grupo controle era composto por 36 homens e 34 mulheres. A média de idade no grupo controle foi de 62,4 ± 6,7 anos. O peso médio no grupo controle foi de 66,8 ± 7,5 kg. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e peso relevantes para as medidas de desfecho do paciente para os pacientes inicialmente admitidos no estudo.

O acuponto tratado foi Neimadiano. Após a desinfecção do local do ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,40 mm x 50 mm foi inserida perpendicularmente no ponto, atingindo uma profundidade de 37 mm. Uma vez obtida a sensação de deqi, a agulha foi conectada a um dispositivo de eletroacupuntura. Uma onda dispersa densa de 2/100 Hz foi aplicada com um nível de intensidade definido para os níveis de tolerância do paciente ou até que as contrações musculares fossem observadas. A eletroacupuntura foi aplicada uma vez por dia, 30 minutos por sessão de acupuntura, por um total de 2 dias.

Vários instrumentos subjetivos e objetivos foram usados ​​para medir os resultados dos pacientes em vários pontos de dados. Antes e após a conclusão do primeiro dia de tratamento, os pontos de dados foram: 1 hora antes da eletroacupuntura (T0), 1 hora (T1) depois, 8 horas (T2) depois, 24 horas (T3) depois. Após a conclusão do segundo dia de tratamento, os pontos de dados foram: 1 hora (T4), 8 horas (T5), 24 horas (T6). Primeiro, a melhora da intensidade da dor foi pontuada usando a escala visual analógica (VAS). Em segundo lugar, os níveis plasmáticos de norepinefrina (NE), 5-HT, leucina encefalina, β-endorfina e dinorfina A1-13 foram medidos. Terceiro, o nível de segurança foi avaliado.

Os escores VAS de T1 a T6 nos pacientes do grupo de tratamento com acupuntura foram todos menores do que os do grupo de controle de drogas (p <0,05). Os níveis plasmáticos de NE e 5-HT diminuíram significativamente em ambos os grupos após o tratamento (p <0,05), e o grupo EA verdadeiro produziu melhores resultados do que o grupo controle de drogas em T1, T2, T4 e T5 (p <0,05) .

Os níveis plasmáticos de leucina encefalina, β-endorfina e dinorfina A1-13 aumentaram significativamente no grupo EA (p <0,05), e as melhorias no grupo EA foram significativamente maiores do que no grupo de controle de drogas em todos os pontos de dados (p < 0,05). Os níveis de segurança do grupo EA foram significativamente maiores do que aqueles no grupo de drogas.

Os resultados indicam que a eletroacupuntura em Neimadian é mais eficaz do que o sufentanil PCIA para o alívio da dor em pacientes com câncer em estágio avançado. Han et al. concluem que a acupuntura é segura e eficaz para controlar a dor do câncer e melhorar o bem-estar dos pacientes com câncer. Com base nos dados, pesquisas adicionais são necessárias para confirmar os resultados e determinar os protocolos de tratamento integrativos ideais.

References:
[1] Han Xuechang, Xing Qunzhi, Li Yu, Dong Xu, Ma Xiaowu, Zhang Lu, Wang Qianqian. Clinical Trial of Electroacupuncture at Neimadian-point for Cancer Pain[J]. Acupuncture Research, 2020,45(10):845 -850.
[2] Zhou MT, Li Y, Han XC, Xing QZ, Wang YY, Dong X, Chang JX. Clinical Research of Electroacupuncture on the Analgesic Effect of Thoracic Perioperative Stage [J]. Chinese Acupuncture and Moxibustion, 2017, 37(7).
[3] Chang Gengshen, Mark Chang. Application of Preemptive Analgesia with Acupuncture Internal Numb Points in Orthopedic Surgery of Limbs [J]. Acupuncture Research, 2001, 26(3): 181-182.

 

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This