MEDICINA CHINESA NO ALÍVIO DA DOR APÓS O PARTO CESÁREO

MEDICINA CHINESA NO ALÍVIO DA DOR APÓS O PARTO CESÁREO

A MEDICINA CHINESA demonstra eficácia clínica no alívio da dor após o parto cesáreo (cesariana). Xu et al. compararam a monoterapia com analgesia intravenosa controlada pelo paciente (PICA) com um protocolo de medicina integrativa eletroacupuntura. Com base nos dados, os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura associada a medicamentos é significativamente mais segura e mais eficaz na produção de alívio da dor do que a monoterapia com drogas. [1] A pesquisa delineia pontos de acupuntura específicos que demonstram a capacidade de interromper as vias de transdução do sinal de dor.

Ambos os grupos receberam cesáreas após a anestesia. Para o grupo de observação, foi utilizada analgesia intravenosa controlada pelo paciente (PICA) 30 minutos após o procedimento. Uma combinação de sufentanil (100 μg) e tropisetron (10 mg) foi diluída com solução salina de cloreto de sódio a 0,9% (100 ml) e injetada em bomba analgésica. A velocidade foi fixada em 2 ml / h. O PICA foi removido após 48 horas.

Para o grupo de acupuntura, agulhas de acupuntura filiformes de 0,40 mm × 50 mm foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura com onda contínua. A frequência foi ajustada para 10–100 Hz. A eletroacupuntura foi realizada 30 minutos cada sessão, durante 2 dias consecutivos. Os seguintes pontos de acupuntura foram usados:

(Zusanli)
(Yinlingquan)
(Sanyinjiao)
Antes e depois do tratamento, a Escala Visual Analógica (VAS) e os níveis de β-endorfina mais os níveis de prostaglandina no sangue venoso do paciente foram registrados e avaliados. Além disso, os dados de uso do PCIA foram avaliados e analisados.

Os resultados indicam que o grupo eletroacupuntura apresentou uma mudança mais acentuada nos escores VAS, diminuindo de 4,73 ± 1,02 para 3,68 ± 0,92. Em média, o grupo de observação usou uma média de uso de PCIA 6,34 ± 1,88 vezes, enquanto o grupo de eletroacupuntura teve uma média de 4,37 ± 1,21 vezes. As estatísticas indicam que a eletroacupuntura ajudou a melhorar o alívio da dor. Os pesquisadores comentam que a eletroacupuntura interrompeu as vias de transdução do sinal de dor e melhorou os resultados.

Reference:
[1] Xu Liyuan, Wang Dong, Zhong Taidi, Clinical Study on Electroacupuncture for Pain After Cesarean Section, Journal of New Chinese Medicine, January 2021.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This