TRATAMENTO DA ENXAQUECA NA MEDICINA CHINESA

Pesquisadores do Hospital Afiliado de Shanxi da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa conduziram um ensaio clínico e determinaram que a acupuntura com moxabustão é mais eficaz do que a flunarizina para o alívio ou eliminação de tonturas e cefaléias devido a enxaquecas vestibulares. A acupuntura com agulha quente produziu melhoras clínicas significativamente maiores e produziu uma taxa de recidiva menor do que a flunarizina. [1] Os seguintes parâmetros de medição foram registrados e avaliados: Dizziness Handicap Inventory (DHI), Escala Visual Analógica (VAS) e duração da tontura.

Os pesquisadores observam que os princípios do jing-luo se aplicam aos seus protocolos de tratamento. A abordagem do atendimento ao paciente foi baseada no princípio do tratamento de melhorar o qi e a circulação sanguínea para o cérebro e a cabeça usando acupuntura com agulha quente. O tamanho da amostra de pacientes foi de 68 pacientes que deram entrada no hospital. Os 68 pacientes foram divididos aleatoriamente em um grupo de observação de monoterapia com drogas e um grupo de acupuntura com agulha quente, com 34 pacientes em cada grupo. Os participantes do estudo não tiveram diferenças significativas em termos de curso da doença ou idade média quando admitidos inicialmente. Para os critérios de inclusão, a amostra atendeu à Classificação Internacional de Transtornos de Cefaléia (ICHD-3).

O grupo de observação de drogas recebeu doses regulares de flunarizina (5 mg) por um período de duas semanas, mas não recebeu qualquer acupuntura. A flunarizina é um vasodilatador, um agente antivertiginoso, um antagonista do receptor da histamina (anti-histamínico) e um bloqueador dos canais de cálcio. O grupo de acupuntura recebeu tratamentos de acupuntura em posição supina; no entanto, eles não receberam nenhum medicamento. Os seguintes pontos de acupuntura foram utilizados com agulhas filiformes de 0,35 mm (marca Hwato / Huatuo):

  • (baihui)
  • (Taixi)
  • (Fengchi)
  • (Taiyang)
  • (Shuaigu)
  • (Zusanli)
  • (Sanyinjiao)
  • (Taichong)

Para os dois primeiros pontos, um método tonificante (Bu Fa) foi empregado e um método atenuante de reforço suave (Ping Bu Ping Xie Fa) foi usado para o resto dos pontos. A profundidade e o ângulo das agulhas variaram com base nos pontos de acupuntura usados. Para Fengchi bilateral, as agulhas foram inseridas obliquamente em direção à ponta nasal. Para Baihui e Shuaigu, as agulhas foram inseridas obliquamente transversalmente, atingindo uma profundidade de 0,8 cun. Para Taiyang e Taichong, as agulhas foram inseridas perpendicularmente a 0,8 cun. Para Zusanli e Sanyinjiao, as agulhas foram inseridas perpendicularmente a 1 cun. As agulhas foram retidas por 30 minutos antes da remoção.

Peças de moxabustão de dois centímetros de comprimento foram conectadas a Baihui, Taiyang, Shuaigu, Zusanli e Sanyinjiao. Duas peças de moxabustão foram queimadas em cada cabo da agulha durante o tratamento. Tratamentos diários de acupuntura foram aplicados por um período de duas semanas. As avaliações de acompanhamento foram realizadas 8 semanas após o término do tratamento.

Os pesquisadores observaram que um estudo anterior comparou a eficácia da acupuntura com agulha quente mais ervas com pacientes que receberam ibuprofeno e cloridrato de flunarizina. Esse estudo mostrou resultados semelhantes. [2] O estudo se concentrou em enxaquecas sem aura devido à estase de sangue do tipo frio e incluiu acupuntura e fitoterapia. A fórmula à base de plantas para todos os pacientes foi Xue Fu Zhu Yu Tang. Um total de 84 pacientes foram incluídos na pesquisa, com 42 casos nos grupos de observação e acupuntura com agulha quente, respectivamente. Um método de torção e redução foi aplicado aos seguintes pontos de acupuntura:

  • (Fengchi)
  • (Qiuxu)
  • (Sanyinjiao)
  • (Guanyuan)

Após a obtenção da sensação de deqi, as agulhas foram retidas por 30 minutos. A Moxa foi colocada na ponta das agulhas e o tratamento foi administrado diariamente durante 4 semanas. Após a conclusão do tratamento, o grupo de acupuntura com agulha quente apresentou maiores melhorias em todos os parâmetros de medição. Os escores VAS dos pacientes caíram de 15,27 ± 2,43 para 8,03 ± 1,14, valor maior do que a mudança observada no grupo de drogas. Com base na pesquisa de saúde de forma abreviada do item MOS (SF-36), a condição física geral e as condições de saúde mental dos pacientes também mudaram mais significativamente no grupo de acupuntura com agulha quente. Os ensaios clínicos mencionados indicam que a acupuntura com agulha quente é um tratamento eficaz para enxaquecas.

 

References:
[1] Zhao Ziye, Wang Piming, Clinical Observation on 34 Cases of Vestibular Migraine with Deficiency of Qi and Blood Treated by Warming Acupuncture, Chinese Journal of Ethnomedicine and Ethnopharmacy,2021,Vol. 30,No. 4.
[2] Xuefu Zhuyu Decoction Combined with Warm Needle Moxibustion for the Treatment of 42 Cases of Migraine without Aura of Cold Blood Stasis Type. Wu Can, Deng Xingxing, (Qionghai City Hospital of Traditional Chinese Medicine, Qionghai, Hainan, 571400), Forum on Traditional Chinese Medicine, Nov. 2020, v. 35, no. 6.

 

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This