MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA PERIARTRITE DO OMBRO

A Medicina Chinesa tem se mostrado eficaz no tratamento da periartrite do ombro. Este distúrbio é caracterizado por inflamação da região do ombro, incluindo músculos, tendões e bursa. Pesquisadores do Second Affiliated Hospital of Nanyang Medical College conduziram um ensaio clínico para determinar a eficácia dos tratamentos de acupuntura. Eles compararam pacientes recebendo monoterapia com massagem com pacientes que receberam acupuntura com agulha quente e massagem terapêutica.

Os pacientes que receberam acupuntura tiveram resultados superiores. Isso incluiu tanto melhorias na Escala Visual Analógica (VAS) e medidas objetivas dos bioquímicos pró-inflamatórios séricos do endogeno. A acupuntura combinada com a massagem terapêutica diminuiu significativamente a regulação de IL-6, TNF-α e IL-10. Além disso, a terapia combinada aumentou os níveis endógenos de β-EP (beta-endorfina) e produziu um aumento maior do que no grupo que recebeu apenas massoterapia.

Após o tratamento, o grupo de acupuntura com agulha quente teve uma taxa efetiva total mais elevada em 94,33%, com 29 casos eficazes e 21 casos parcialmente eficazes. Em contraste, o grupo controle apresentou uma taxa de eficácia menor de 75%. Os níveis de fatores inflamatórios, incluindo IL-6, TNF-α e IL-10 foram muito mais baixos no grupo de acupuntura com agulha quente. O ensaio clínico indica que a acupuntura com agulha quente reduz significativamente a inflamação e promove a secreção de substâncias analgésicas.

A amostra de pacientes foi composta por 105 casos internados no hospital. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Para o grupo de acupuntura com agulha quente, 20 eram do sexo masculino e 32 do feminino. A faixa etária foi de 46 a 66 anos. A média de idade foi 54,03 ± 9,52. A duração média da doença foi de 4,56 ± 1,20 meses. Quinze casos apresentavam dor local no ombro esquerdo, 31 no direito e 6 em ambos os lados.

 

A amostra de pacientes foi composta por 105 casos internados no hospital. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Para o grupo de acupuntura com agulha quente, 20 eram do sexo masculino e 32 do feminino. A faixa etária foi de 46 a 66 anos. A média de idade foi 54,03 ± 9,52. A duração média da doença foi de 4,56 ± 1,20 meses. Quinze casos apresentavam dor local no ombro esquerdo, 31 no direito e 6 em ambos os lados.

Para o grupo controle, 21 eram do sexo masculino e 32 do feminino. A faixa etária foi de 46 a 65 anos. A média de idade foi 54,10 ± 9,55. A duração média da doença foi de 4,61 ± 1,22 meses. Quinze casos apresentavam dor local no ombro esquerdo, 30 no direito e 9 em ambos os lados. Não houve diferença estatística entre os dois grupos no início. Os critérios de diagnóstico incluíram um agravamento dos níveis de dor à noite e comprometimento da função do braço (extensão, levantamento).

O grupo de observação recebeu massagem terapêutica de um profissional licenciado com mais de 10 anos de experiência. Os pacientes sentaram-se e receberam massagem usando um método de compressão e rotação. A terapia foi administrada principalmente nas áreas frontais do ombro e da parte superior do braço. O tratamento foi administrado durante 15 a 20 minutos por dia, durante 7 dias consecutivos.

Além da massagem terapêutica, o outro grupo também recebeu 15 a 20 minutos diários de tratamento de acupuntura com agulha quente por um curso de 7 dias (incluindo uma pausa de um dia). Uma posição supina foi tomada, e agulhas filiformes de 0,25 mm × 13 mm foram inseridas perpendicularmente nos seguintes pontos de acupuntura:

(Jianzhen)
(Jianyu)
(Quchi)
Após obter uma sensação de deqi, a moxa foi conectada à ponta das agulhas e então acesa. O procedimento durou um curso de 6 dias consecutivos, seguido de uma pausa de um dia, e um total de três cursos de cuidados foram administrados. As medidas de resultado foram categorizadas em 3 classes:

Eficaz: sintomas eliminados, braços funcionam normalmente.
Parcialmente eficaz: alívio dos sintomas, função do braço melhor.
Ineficaz: sintomas persistentes, função do braço restrita.
A monoterapia com massagem produziu uma taxa efetiva total de 75% e a acupuntura mais massagem produziu uma taxa efetiva total de 94,33%. Notavelmente, as terapias combinadas produziram 29 casos eficazes e 21 casos parcialmente eficazes. Os 29 casos eficazes demonstram a capacidade da abordagem combinada para eliminar o transtorno.

Reference:
1. Wang Xu, Clinical Observation of Treating Periarthritis of Shoulder in 53 Cases with Warm Acupuncture and Massage Therapy, Chinese Journal of Ethnomedicine and Ethnopharmacy, 2021, Vol. 30, No. 6.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This