MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DE VERTIGEM

A MEDICINA CHINESA é eficaz no tratamento da vertigem devido a condições relacionadas à coluna cervical e diminuição do fluxo sanguíneo. Pesquisadores do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Anhui compararam dois grupos. Um grupo recebeu apenas quiropraxia e terapia medicamentosa. Outro grupo recebeu intervenções idênticas, além da adição de acupuntura com agulha quente. O grupo que recebeu acupuntura teve resultados superiores para os pacientes. [1]

Após a conclusão do tratamento, o grupo de acupuntura com agulha quente rendeu uma taxa de eficácia de 97,50%, enquanto que o do outro grupo foi de 80,00%. Com base no sistema de pontuação de sintomas usado para avaliar o funcionamento da vértebra cervical, a pontuação do grupo de acupuntura com agulha quente melhorou de 13,33 ± 1,73 para 9,54 ± 1,18. O outro grupo teve uma melhora significativamente menor.

O grupo de acupuntura demonstrou melhorias sistêmicas adicionais. Os níveis de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) aumentaram mais marcadamente. Os níveis de dímero D (DD) e colesterol total (TC) produziram maiores reduções no grupo de acupuntura com agulha quente. A velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias bilaterais e na artéria basilar também melhorou mais significativamente no grupo de acupuntura.

Houve 80 casos admitidos no hospital no início do estudo. A amostra foi dividida aleatoriamente em grupo de acupuntura e grupo de observação, com 40 casos em cada grupo. Entre o grupo de acupuntura, 21 homens e 19 mulheres. A faixa etária foi de 32 a 59 anos, a média de idade foi de 46,77 ± 5,11 anos. O curso da doença foi de 1 a 3 meses. O curso médio da doença foi de 2,48 ± 0,25 anos: 11 casos eram hiperlipidemia, 16 eram hipertensão e 13 eram pacientes com diabetes.

Entre o grupo de observação, 19 eram do sexo masculino e 21 do feminino. A faixa etária foi de 33 a 61 anos. A média de idade foi de 47,99 ± 6,21 anos. O curso da doença foi de 1 a 3 meses. O curso médio da doença foi de 2,28 ± 0,35 anos: 13 casos eram hiperlipidemia, 15 eram hipertensão e 12 eram pacientes com diabetes.

Os critérios de inclusão mostraram exames de doppler craniano com irrigação sanguínea insuficiente da artéria vertebral basal e o paciente apresentou teste de torção cervical positivo. Os critérios de exclusão padrão consistiram no seguinte: lesões ocupantes intracranianas, enfarte cerebral, hemorragia cerebral, epilepsia, doenças infecciosas agudas, função de coagulação anormal, gravidez e lactação.

Ambos os grupos receberam comprimidos de 30 mg de nimodipina (um bloqueador dos canais de cálcio), três vezes ao dia. A terapia quiroprática foi administrada na posição sentada. A tração da coluna cervical e a manipulação da coluna foram aplicadas por 30 minutos, respectivamente. Para o grupo de acupuntura com agulha quente, os seguintes pontos foram escolhidos para aplicar terapia de acupuntura com agulha quente lei-huo-jiu (雷火 温 针灸):

(Jiaji)
(Fengchi)
(Shuaigu)
(baihui)
(Qihai)
(Zhongwan)
(Shangxing)
Agulhas filiformes (0,30 mm × 40,00 mm) foram inseridas de forma rápida e oblíqua, com comprimento de inserção de 15 mm. Depois de obter uma sensação de deqi, um método moderado de reforço-atenuação (Ping Bu Ping Xie Fa) foi usado. Moxa especial feita de várias ervas, incluindo Yinchenhao (茵陈), Muxiang (木香), Chenxiang (沉香), Chuanshanjia (穿山甲) e Ganjiang (干姜) foram conectadas às pontas da agulha e inflamadas. Agulhas e moxa foram retidas por 30 minutos. O tratamento foi administrado três vezes por semana durante quatro semanas.

Com base nas descobertas, os pesquisadores indicam que a acupuntura com agulha quente melhora o fluxo sanguíneo para as artérias vertebrais, alivia a tensão dos músculos e ligamentos das articulações e melhora a vertigem. Os resultados indicam que uma abordagem de medicina integrativa abrangente para o atendimento ao paciente é superior à monoterapia de tratamento usual.

Reference:
[1] Guo Qingjun, Jiang Tao, Chenfei. Ni Lu, etc., Effect of Needle-Warming Moxibustion Combined with Chiropractic Therapy on the Serum Levels of TC and CGRP and Vertebro-Basal Artery Blood Flow Velocity in Patients with Cervical Vertigo, Journal of Acupuncture and Moxibustion, May 2021,Vol. 37,NO. 5.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This