ESTUDO SUGERE QUE A MEDICINA CHINESA É EFICAZ NO TRATAMENTO DA TDHA

De 15 de junho de 2021Sem categoria

A Medicina Chinesa aumenta a taxa efetiva total de intervenção psicológica para o alívio do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH). Os pesquisadores do Hospital Central Yidu Municipal de Weifang combinaram a acupuntura com o tratamento psicológico padrão. O tratamento com acupuntura e intervenção psicológica produziu uma taxa efetiva total de 83,3%. Pacientes usando apenas intervenção psicológica tiveram uma taxa efetiva total de 63,3%. [1] Os resultados foram medidos com o teste Cambridge Neuropsychological Test Automated Battery (CANTAB) e o Digi-Lite Digital Transcranial Doppler (TCD).

Os pesquisadores (Zhang et al.) Usaram o seguinte desenho de estudo. Um total de 100 pacientes foram tratados e avaliados neste estudo. Os pacientes receberam tratamento para TDAH entre janeiro de 2019 e setembro de 2019. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e um grupo de controle, com 50 pacientes em cada grupo. Os pacientes do grupo controle receberam monoterapia de intervenção psicológica. O grupo de tratamento recebeu acupuntura, além do tratamento psicológico idêntico administrado ao grupo de controle de drogas.

Os critérios de inclusão foram os seguintes. Todos os participantes foram diagnosticados com TDAH de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da American Psychiatric Association, 5ª Edição (DSM-5). Além disso, os pacientes participantes do estudo atenderam aos seguintes critérios de inclusão:

  • 6–14 anos de idade
  • Não recebeu nenhum tratamento antes da pesquisa
  • O pai / responsável assinou um formulário de consentimento antes da pesquisa

Pacientes com as seguintes condições não participaram do estudo:

  • Doenças cerebrovasculares comórbidas
  • Transtornos de tiques comórbidos, atraso no desenvolvimento neurológico, transtornos afetivos, epilepsia e outras doenças neurológicas
  • Doenças crônicas sistêmicas comórbidas

Para ambos os grupos, os pacientes receberam intervenção psicológica. Em primeiro lugar, os ambientes de vida e de estudo dos pacientes foram avaliados para eliminar quaisquer fatores de risco que possam agravar a condição. Em segundo lugar, os pacientes receberam treinamento de concentração (ou seja, encenação), duas vezes por dia, com cada sessão durando 30 minutos. Terceiro, o desempenho durante o treinamento foi registrado para monitorar o progresso do tratamento. A intervenção psicológica durou três meses. O grupo de acupuntura recebeu acupuntura corporal nos seguintes pontos de acupuntura:

  • (Taichong)
  • (Neiguan)
  • (Shenmen)
  • (Sanyinjiao)
  • (baihui)
  •  (Sishencong)
  • Dingshen I (0,5 cun superior a EX-HN3 / Yintang)

O tratamento foi iniciado com os pacientes em posição supina. Após a desinfecção dos locais de pontos de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,25 mm × 25 mm ou 0,25 mm × 40 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Para Taichong e Shenmen, a agulha foi inserida perpendicularmente a uma profundidade de 7–12 mm e aplicada com a técnica tonificante (Bu).

Para Neiguan, a agulha foi inserida perpendicularmente a uma profundidade de 7–20 mm. Para Sanyinjiao, a agulha foi inserida perpendicularmente a uma profundidade de 20–37 mm. Neiguan e Sanyinjiao foram aplicados com a técnica tonificante. Para Baihui, a agulha foi inserida obliquamente e posteriormente, atingindo uma profundidade de 7–15 mm. Para Sishencong, a agulha foi inserida obliquamente em direção a Baihui, atingindo uma profundidade de 7–15 mm. Para Dingshen I, a agulha foi inserida obliquamente, atingindo uma profundidade de 7–15 mm. Baihui, Sishencong e Dingshen I foram aplicados com a técnica de tonificação e atenuação suave (ping bu ping xie). Uma sessão de acupuntura foi aplicada todos os dias, cinco sessões por semana. O tratamento foi aplicado por um total de três meses.

Todos os pacientes foram submetidos às avaliações de Cambridge Neuropsychological Test Automated Battery (CANTAB) e Digi-Lite Digital Transcranial Doppler (TCD) antes e após os tratamentos. CANTAB é um instrumento de medição para avaliar a atenção do paciente e a inibição da resposta. Consiste em dois aspectos: processamento rápido da informação visual (RVP) e tarefa do sinal de parada (SST). Os testes de RVP sustentam a atenção e o SST mede a capacidade de resposta dos pacientes às distrações.

O TCD foi usado para medir a velocidade do fluxo sanguíneo arterial cerebral em várias áreas, incluindo a artéria basilar (BA), artéria vertebral (VA), artéria cerebral média (MCA), artéria cerebral anterior (ACA) e artéria cerebral posterior (PCA). Após a conclusão do tratamento, as taxas de eficácia para cada paciente foram categorizadas em 1 de 4 níveis com base no DSM-5 e na Escala de Avaliação dos Pais e Professores Swanson, Nolan e Pelham (SNAP):

  • Recuperação: ausência completa de sintomas de TDAH.
  • Significativamente eficaz: pelo menos cinco sintomas de TDAH foram aliviados.
  • Eficaz: pelo menos dois sintomas de TDAH foram aliviados.
  • Ineficaz: nenhuma melhora na gravidade do TDAH.

O grupo de acupuntura mais intervenção psicológica superou o grupo de intervenção psicológica para melhora de todos os parâmetros de RVP e SST. O TCD revelou que ambos os grupos melhoraram a velocidade média do sangue no MCA esquerdo, ACA esquerdo e ACA direito, e o grupo de tratamento com acupuntura superou o grupo controle na velocidade média do sangue do PCA esquerdo, MCA esquerdo, ACA esquerdo e ACA direito . Além disso, a acupuntura mais intervenção psicológica alcançou uma taxa efetiva total de 83,3%. Usar apenas intervenção psicológica produziu uma taxa efetiva total de 63,3%. Os pesquisadores concluíram que a acupuntura melhora o fluxo sanguíneo da artéria cerebral em crianças com TDAH, aumenta sua atenção sustentada e capacidade de inibir a distração (resposta de inibição) e aumenta a eficácia geral do tratamento para pacientes com TDAH.

Reference:
[1] Zhang HJ, Dong XL, Zhang YF, Fang YF, Zhang HY. Effect of combination of acupuncture and psychological intervention on attention, response inhibition and cerebral blood flow in children with attention deficit hyperactivity disorder [J]. Chinese Acupuncture and Moxibustion, 2021,04:400-404.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This