MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA FARINGITE

De 21 de junho de 2021Sem categoria

MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA FARINGITE

A Medicina Chinesa alivia a faringite. Pesquisadores do hospital da Southwest Medical University conduziram um ensaio clínico com 180 pacientes com faringite hipertrófica crônica. Os pacientes que receberam acupuntura tiveram reduções significativas na congestão da mucosa faríngea, sensações de globo, coceira e secura. [1]

Os pacientes que receberam apenas acupuntura tiveram uma taxa efetiva total de 95,6%. Pacientes que receberam apenas grânulos de Manyanshuning Qinghou Liyan, um medicamento fitoterápico chinês, tiveram uma taxa efetiva total de 67,8%. Com base nos dados, a acupuntura superou os grânulos de ervas.

O tamanho da amostra foi de 180 pacientes internados no hospital. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 90. Para o grupo de acupuntura, 57 eram do sexo masculino e 33 do feminino. A faixa etária foi de 16 a 68 anos e a média de idade foi de 48,8 ± 13,1 anos. O curso médio da doença foi de 6,5 ± 5,0 anos. Para o grupo de controle de grânulos de erva, 59 eram do sexo masculino e 31 do feminino. A faixa etária foi de 19 a 66 anos e a média de idade foi de 48,4 ± 13,2. O curso médio da doença foi de 6,2 ± 4,8 anos. Os dois grupos eram comparáveis; não houve distinções estatísticas entre eles antes dos tratamentos no estudo.

Os critérios de inclusão consistiram em congestão da parede posterior da faringe, ingurgitamento dos vasos, espessura dos pilares, aumento da secreção de muco, alargamento das bandas laterais da faringe, úvula alongada e hipertrofiada. Além disso, todos os pacientes se enquadram no tipo de diagnóstico diferencial de catarro e estase de sangue, de acordo com TCM (medicina tradicional chinesa). Os critérios de exclusão consistiram em gravidez, hipertensão, diabetes, doença cardíaca coronária, disfunção de coagulação, exposição nociva de longo prazo à poeira, danos devido à exposição a gases nocivos, doença do refluxo gastroesofágico, apneia obstrutiva do sono, síndrome de hipoventilação, síndrome do processo estilóide e Transtornos Mentais, Desordem Mental.

Para o grupo de acupuntura, o tratamento foi administrado em dias alternados durante duas semanas. Agulhas filiformes estéreis (0,5 cun a 1,5 cun de comprimento) foram inseridas nos seguintes pontos de acupuntura:

  • (Lianquan)
  • (Qihai)
  • (Zusanli)
  • (Fenglong)
  • (Taichong)
  • (Hegu)
  • (Renying)
  • Pontos de acupuntura Ashi (folículos linfóides retrofaríngeos e bandas faríngeas laterais)

As agulhas foram retidas por 30 minutos após atingir a sensação de deqi. Os pontos Zusanli, Qihai e Hegu também receberam acupuntura com agulha quente por 15 minutos. Após a obtenção da sensação de deqi em Taichong, Fenglong, Lianquan e Renying, as agulhas nesses pontos foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura, com onda intermitente, por 30 minutos.

Para pontos de acupuntura ashi, 3–5 pontos de regiões do folículo linfóide foram inseridos. Para bandas laterais da faringe, as agulhas devem ser inseridas perpendicularmente e rapidamente para atingir 1 mm abaixo da superfície da pele. Deve ser observado um leve sangramento. O grupo de controle; no entanto, eles receberam grânulos de Manyanshuning Qinghou Liyan, que foram tomados por via oral três vezes ao dia, durante duas semanas. O grupo controle de fitoterápicos não recebeu acupuntura.

A taxa de eficácia foi calculada com base em um sistema de pontuação de sintomas. Os sintomas, incluindo congestão da mucosa faríngea, sensações de globo, coceira e secura foram avaliados. As medidas de resultado foram classificadas em três categorias:

  • Recuperado: os sintomas desapareceram ou as pontuações dos sintomas caíram em mais de 95%
  • Significativamente eficaz: a pontuação dos sintomas caiu entre 70% e 95%.
  • Eficaz: a pontuação dos sintomas caiu entre 30% e 70%.
  • Ineficaz: as pontuações dos sintomas caíram menos de 30%.

Dentro do grupo de acupuntura, 10 casos recuperados, 43 casos foram significativamente eficazes, 33 casos foram eficazes e 4 casos foram ineficazes, resultando em uma taxa de eficácia total de 95,61%. O grupo de controle de grânulos de ervas atingiu uma taxa de eficácia total de 67,8%. Com base nas descobertas, os pesquisadores observam que a acupuntura é segura e eficaz para o alívio da faringite crônica hipertrófica. Eles observam que, com base nos princípios da MTC, a acupuntura reduz o catarro, dispersa as obstruções, ativa o qi e os colaterais e elimina a estagnação.

Reference:
[1] Efficacy Observation of Wenyang Tongluo Acupuncture Therapy on Hypertrophic Chronic Pharyngitis, ZHOU Xing-wei, WANG Jian, TONG Xin-ke, Shanxi Journal of TCM, May. 2021 Vol.37 No.5.

 

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This