MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA DISTENSÃO ABDOMINAL

A MEDICINA CHINESA é eficaz para o alívio da distensão e plenitude abdominal devido à gastrite crônica, dispepsia funcional e gastroptose. Os pesquisadores do Hospital Popular de Guangdong Yangjiang conduziram um ensaio clínico e determinaram que três protocolos de tratamento separados são eficazes. As três abordagens para os cuidados com a acupuntura aliviam o Pi Man (痞 满), que é a distensão e plenitude abdominal devido à gastrite crônica, dispepsia funcional e gastroptose. [1]

Os pesquisadores usaram o seguinte desenho de estudo. A amostra de pacientes foi composta por 80 casos internados no hospital. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Para o grupo de observação, 27 eram do sexo masculino e 13 do feminino. A faixa etária foi de 18 a 69 anos e a média de idade foi de 49,38 ± 7,71 anos. O curso da doença foi de 1 mês a 8 anos, e o curso médio da doença foi de 2,37 ± 0,85 anos: 17 casos eram gastrite crônica, 15 casos eram dispepsia funcional e 8 casos eram gastroptose.

Para o grupo de acupuntura com agulha quente, 25 eram do sexo masculino e 15 do feminino. A faixa etária foi de 25 a 75 anos e a média de idade foi de 52,22 ± 8,04 anos. O curso da doença foi de 3 meses a 10 anos, e o curso médio da doença foi de 2,55 ± 0,80 anos: 20 casos eram gastrite crônica, 13 casos eram dispepsia funcional e 7 casos eram gastroptose.

O grupo de observação do medicamento recebeu 20 mg de comprimidos com revestimento entérico de rabeprazol sódico (um inibidor da secreção de ácido gástrico), diariamente, e um medicamento farmacêutico adicional. Os pacientes foram submetidos a 14 dias de tratamento. O outro grupo recebeu acupuntura com agulha quente, mas não recebeu medicamentos. Para pacientes com dispepsia funcional, os seguintes pontos de acupuntura foram escolhidos:

(Zusanli)
(Zhongwan)
(Neiguan)
(Taichong)
(Weishu)
(Pishu)
(Tianshu)
(Liangmen)
Para gastrite crônica, os seguintes pontos foram escolhidos:

(Zusanli)
(Zhongwan)
(Neiguan)
(Pishu)
(Weishu)
(Sanyinjiao)
(Guanyuan)
Para gastroptose, os seguintes pontos foram escolhidos:

(Zusanli)
(Zhongwan)
(Shangwan)
(Weishu)
(Tianshu)
(Qihai)
(baihui)

Para a maioria dos pontos, foi adotada uma posição supina. Para Weishu e Pishu, uma posição lateral foi adotada. Para Zusanli, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 20–50 mm de comprimento. Para Zhongwan, Shangwan, Qihai, Guanyuan e Tianshu, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 20–40 mm de comprimento. Para Pishu e Weishu, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 13–25 mm de comprimento. Para Liangmen, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 13 a 20 mm de comprimento. Para Neiguan, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 13–25 mm de comprimento. Para Taichong, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 13–20 mm de comprimento. Para Sanyinjiao, as agulhas foram inseridas perpendicularmente, com uma agulha de 25–40 mm de comprimento. Para Baihui, as agulhas foram inseridas obliquamente, com uma agulha de 20–50 mm de comprimento.

Após a obtenção da sensação de deqi, as agulhas foram retidas por 30 minutos. Durante os 30 minutos, a moxa (2 cm de comprimento) foi conectada na ponta das agulhas. Três pedaços de moxa foram aplicados para cada ponto. O tratamento foi administrado por 14 dias. Um sistema de pontuação de sintomas foi usado para registrar e avaliar os resultados do tratamento. O sistema usava 3 níveis:

Nível 1: 10-28 pontos
Nível 2: 28-56 pontos
Nível 3: mais de 56 pontos

Após a conclusão do tratamento, a pontuação para o grupo de acupuntura com agulha diminuiu significativamente de 36,07 ± 5,80 para 11,72 ± 3,60, enquanto que o do outro grupo demonstrou uma melhora menor de 34,73 ± 5,17 para 25,08 ± 5,51. As diminuições nos valores numéricos são proporcionais às diminuições na distensão e plenitude abdominal. O estudo indica que a acupuntura com agulha quente é um protocolo de tratamento eficaz para a distensão e plenitude abdominal causada por gastrite crônica, dispepsia funcional e gastroptose.

 

Reference:
[1] Lin Qiuyi, Cai Zhixiao, Liang Jiyuan, Clinical Observation of Treating Abdominal distention and fullness, China Snaturopathy, April. 2021, Vol. 29 No. 8.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This