MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

De 12 de agosto de 2021Sem categoria

MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC).

Pesquisadores do First Affiliated Hospital of Guangzhou Medical University compararam dois grupos. Um recebeu tratamento para DPOC com agulhas de placebo e o outro grupo recebeu eletroacupuntura autêntica. Os resultados mostram que a MEDICINA CHINESA reduz as obstruções das pequenas vias aéreas e aumenta o volume respiratório, a ventilação, a função respiratória geral e a tolerância ao exercício.

A DPOC é uma categoria de doenças que envolvem bloqueio do fluxo de ar e problemas respiratórios e inclui distúrbios como enfisema e bronquite crônica. Os sintomas comuns são falta de ar, dispneia, respiração ofegante e tosse. O tratamento padrão geralmente inclui inaladores de resgate, esteróides orais, exercícios, modificações no estilo de vida e medicamentos adicionais. Os resultados foram definitivos. O verdadeiro grupo de acupuntura teve melhorias significativas que o grupo de placebo não teve. As melhorias foram significativas em vários parâmetros: Fluxo Expiratório Máximo (MEF), FVC Exalado, Teste de Avaliação de DPOC (CAT), Ventilação Voluntária Máxima (MVV), Fluxo Expiratório Máximo (MEF), Consumo de Oxigênio por Quilograma de Peso Corporal (VO2), Cardiopulmonar Índices de Teste Equivalente de Exercício / Metabólico (MET), Ventilação Mínima por Minuto (VEmáx), Distância de Caminhada de 6 Minutos (DTC6).As melhorias da acupuntura foram grandes o suficiente para melhorar o impacto geral da DPOC na vida do paciente.

Os pesquisadores concluíram  que o uso de eletroacupuntura aumentou a depuração mucociliar, reduziu o impacto do dano pulmonar, aliviou a dispnéia e inibiu o remodelamento das vias aéreas com GF-β regulado para baixo. Eles determinaram que a acupuntura é eficaz para tratar secreções excessivamente altas e fibrose de muco crônico nas pequenas vias aéreas.

Um total de 62 pacientes com DPOC estável foram categorizados aleatoriamente em um grupo de eletroacupuntura e um grupo de controle simulado, com 32 casos em cada grupo. À medida que o estudo avançava, um caso caiu em cada grupo. A idade dos pacientes variou de 40 a 70 anos. Os critérios de exclusão foram transtornos mentais graves, como demência e doença de Parkinson, doenças cardíacas graves, doenças do sangue, tumores, hipertensão e mau funcionamento do membro inferior.

O tratamento foi administrado em dias alternados por um total de seis semanas. Ambos os grupos receberam cápsulas de Zhi Ke Hua Tan para aliviar a tosse e reduzir o catarro. Os pacientes nesses dois grupos também realizaram exercícios aeróbicos de 40 minutos usando um aparelho de bicicleta (Monark Ergomedic 828E). Os exercícios eram suspensos se a escala da taxa de percepção de esforço (PSE) fosse superior a 14.

Para o grupo de eletroacupuntura, agulhas filiformes de 0,30 mm × 025 mm foram inseridas perpendicularmente. Os seguintes pontos de acupuntura foram escolhidos:

(Danzhong)
(Rugen)
(Guanyuan)
(Zhongwan)
(Tianshu)
(Yingchuang)

Dois pontos de acupuntura adicionais foram usados ​​com base na apresentação dos sintomas. Se os pacientes sofriam de influências patogênicas externas, (Hegu) foi escolhido. Se os pacientes apresentassem catarro interno, (Fenglong) era selecionado. As agulhas foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura ajustado para 2 Hz por 30 minutos. Uma onda contínua foi usada. Para o grupo de controle simulado, agulhas de placebo não penetrantes foram usadas nos pontos de acupuntura. Os resultados demonstram que a eletroacupuntura é eficaz no alívio da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Reference
1. He Ying, Li Guiyuan, Zheng Zeguang, Gao Yi, etc., Effect of Electroacupuncture on Small Airway Function in Patients with Stable Chronic Obstructive Pulmonary Disease, Chinese Acupuncture & Moxibustion, Aug. 2021, Vol. 41, No. 8.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This