A MEDICINA CHINESA É EFICAZ NO TRATAMENTO DO ZUMBIDO RELACIONADO A DISTÚRBIOS DA COLUNA CERVICAL

De 20 de agosto de 2021Sem categoria

A Medicina Chinesa é eficaz no tratamento do zumbido relacionado a distúrbios da coluna cervical, confirmados por pesquisadores do Second Affiliated Hospital da Heilongjiang University of Traditional Chinese Medicine. Na investigação, a eletroacupuntura superou a acupuntura manual e produziu uma taxa efetiva total de 86,7%. [1] A taxa de sucesso do grupo de acupuntura manual foi ligeiramente inferior em 83,3%.

 

No grupo de eletroacupuntura, houve 18 casos totalmente recuperados e 6 casos significativamente eficazes, combinando para produzir uma taxa de eficácia total de 86,7%. Após a conclusão do tratamento, a Escala de Avaliação da Gravidade do Zumbido (TSIS) para o grupo de eletroacupuntura apresentou uma mudança mais acentuada de 4,77 ± 1,04 para 2,03 ± 1,50, enquanto a mudança do grupo de acupuntura manual foi de 4,67 ± 1,12 para 2,93 ± 1,66. A velocidade média do fluxo sanguíneo da artéria vertebral anterior aumentou 6,281 cm / se a velocidade média do fluxo sanguíneo da artéria basal aumentou 6,794 cm / s no grupo de eletroacupuntura. Os números para o grupo de acupuntura manual foram 2,384 e 2,471, respectivamente.

 

O estudo utilizou uma amostra de 64 pacientes internados no hospital. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos, com 32 casos em cada grupo. Dois casos caíram de cada grupo. Para a ingestão inicial do grupo eletroacupuntura, 19 eram do sexo masculino e 11 do feminino. A idade média foi de 54,4 ± 8,52 anos. O curso médio da doença foi de 9,87 ± 5,56. A velocidade média do fluxo sanguíneo da artéria vertebral anterior foi de 27,66 ± 4,04 cm / s. A velocidade média do fluxo sanguíneo da artéria basal foi de 26,06 ± 2,86 cm / s. Tinnitus Severity Assessment Scale (TSIS) foi 4,77 ± 1,04.

Para o grupo de acupuntura manual, 16 eram do sexo masculino e 14 do feminino. A idade média foi de 54,4 ± 8,13 anos. O curso médio da doença foi de 8,43 ± 4,60. A velocidade média do fluxo sanguíneo da artéria vertebral anterior foi de 29,14 ± 3,99 cm / s. A velocidade média do fluxo sanguíneo da artéria basal foi de 25,99 ± 3,38 cm / s. TSIS foi de 4,67 ± 1,12.

Os critérios de diagnóstico incluíram pacientes com queixa de zumbido e história de espondilose cervical. O curso da doença pode ser paroxístico ou persistente. O registro de sintomas agravados devido a fatores emocionais internos e estimulação externa foi inserido nos dados. Também foram registrados movimentos de cabeça e pescoço que induziam ou pioravam os sintomas. Testes auditivos regulares e exames otoscópicos mostraram lesões cocleares ou pós-cocleares. As radiografias do pescoço e coluna vertebral mostraram alterações visíveis em todos os pacientes.

Ambos os grupos receberam tratamento uma ou duas vezes por dia durante 21 dias, com um intervalo de um dia a cada seis dias consecutivos. Para os grupos de acupuntura, foram utilizadas agulhas de 0,35 mm × 40 mm. Os seguintes pontos foram escolhidos:

  • EX-B2 (Jiaji)
  •  (Yifeng)
  •  (Tinggong)
  •  (Shuaigu)
  • (Tinghui)

As agulhas foram retidas por 30 minutos após atingir o deqi. As agulhas foram torcidas e empurradas a cada 5 a 10 minutos. Para o grupo de eletroacupuntura, um dispositivo de eletroacupuntura KWD-808I da marca Changcheng foi usado para fornecer uma onda esparsa. Agulhas em pontos Jiaji foram conectadas ao dispositivo. A intensidade foi gradualmente ajustada para os níveis de tolerância do paciente.

Os resultados demonstram que a acupuntura elimina ou reduz a intensidade do zumbido nos ouvidos. Os dados confirmam outras pesquisas recentes e também refletem uma tendência importante no tratamento para essa condição. O protocolo de tratamento inclui sessões consecutivas de acupuntura para obter resultados clínicos.

Note:
1. Wang Chunyin, Sun Zhongren, Yang Tiansong, Wang Linjin, Sun Chonghua, Clinical Observation on Treating Cervical Tinnitus With Sparse-wave Electroacupuncture, Liaoning Journal of TCM, 2020, Vol 47, 9.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This