MEDICINA TRADICIONAL CHINESA OTIMIZA TRATAMENTO PARA CIRROSE HEPÁTICA

De 25 de novembro de 2019Sem categoria

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA OTIMIZA TRATAMENTO PARA CIRROSE HEPÁTICA

Pesquisadores do Terceiro Hospital Popular da Cidade de Yiwu combinaram acupuntura e ervas com terapia medicamentosa padrão. Os pacientes que receberam terapia medicamentosa e tratamento com TCM (Medicina Tradicional Chinesa) em um protocolo de tratamento combinado tiveram resultados superiores em comparação aos pacientes que receberam apenas terapia medicamentosa. Os pesquisadores concluem que a adição de acupuntura e ervas à terapia medicamentosa convencional pode “melhorar efetivamente a função hepática, controlar o desenvolvimento da doença, promover a recuperação da função gastrointestinal e reduzir complicações relevantes”. [1]

Vários instrumentos subjetivos e objetivos foram utilizados para medir os resultados dos pacientes. Primeiro, os marcadores de fibrose hepática foram medidos, incluindo laminina (LN), ácido hialurônico (HA) e procolágeno tipo III (PCⅢ). Segundo, os sintomas gastrointestinais foram avaliados usando a escala de sintomas gastrointestinais. Escores mais altos de sintomas gastrointestinais estão associados ao agravamento dos sintomas gastrointestinais. Terceiro, foram registrados marcadores da função hepática, incluindo albumina (ALB), bilirrubina total (TBil), alanina transaminase (ALT) e aspartato transaminase (AST).

Quarto, o prognóstico da cirrose hepática foi calculado usando o escore de Child-Pugh. Escores mais altos de Child-Pugh estão associados a piores prognósticos. Quinto, a recuperação da função gastrointestinal foi quantificada através da medição do tempo de recuperação dos sons intestinais, tempo final de regurgitação e vômito e frequência diária de defecação. Sexto, a taxa de incidência de complicações (ascite, derrame pleural, edema de ambas as extremidades inferiores, varizes abdominais) nos dois grupos foram comparados.

Após o tratamento, os marcadores de fibrose hepática (LN, HA, PCⅢ) e os escores de sintomas gastrointestinais melhoraram significativamente nos dois grupos (p <0,01). Marcadores de fibrose hepática, escores de sintomas gastrointestinais, marcadores de função hepática (ALT, ALB, AST, TBil), escores de Child-Pugh e funções gastrointestinais no grupo de tratamento com TCM foram significativamente melhores do que aqueles no grupo controle de monoterapia (p <0,01) . Além disso, o grupo de tratamento com MTC apresentou uma taxa de complicações de 10,7%, enquanto o grupo de controle de monoterapia com medicamentos apresentou uma taxa de complicações de 38,2% (p <0,05).

desenhar
Pesquisadores (Li et al.) Usaram o seguinte desenho do estudo. Um total de 62 pacientes foram tratados e avaliados neste estudo. Todos foram selecionados no Hospital do Terceiro Povo da cidade de Yiwu. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e ervas e um grupo controle com monoterapia, com 28 e 34 pacientes em cada grupo, respectivamente. Para os pacientes do grupo controle, foi administrada terapia medicamentosa convencional. O grupo de tratamento recebeu acupuntura e ervas, além da terapia medicamentosa idêntica administrada ao grupo controle de drogas.

A discriminação estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento foi composto por 10 homens e 18 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 41 anos. O curso médio da doença no grupo de tratamento foi de 5,16 anos. O grupo controle foi composto por 12 homens e 22 mulheres. A idade média no grupo controle foi de 41 anos. O curso médio da doença no grupo controle foi de 5,16 anos. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e curso da doença relevantes para as medidas de resultados dos pacientes inicialmente admitidos no estudo. Nos dois grupos, os pacientes receberam a seguinte terapia medicamentosa convencional:

Medicamentos para aliviar a icterícia e proteger a função hepática
Medicamentos para aliviar a hipertensão portal
Terapia intravenosa para corrigir distúrbios de líquidos, eletrólitos e ácido-base
Suporte nutricional
Foram prescritas cápsulas de adefovir dipivoxil para cirrose hepática viral
A albumina sérica (ALB) foi prescrita para condições graves
Tratamento com MTC
Os pacientes do grupo de tratamento receberam acupuntura e ervas, além da terapia medicamentosa. Os seguintes pontos de acupuntura foram selecionados bilateralmente para o grupo de tratamento:

(Tianshu)
(Zusanli)

(Shangjuxu)
(Xiajuxu)
(Guanyuan)
(Zhongwan)
Os tratamentos de acupuntura começaram com os pacientes em decúbito dorsal. Após a desinfecção dos locais de ponto de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,30 mm x 40 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com uma alta velocidade de entrada da agulha. Uma sensação de deqi foi obtida e as agulhas foram estimuladas manualmente com técnicas de manipulação de Ping Bu Ping Xie (atenuação leve e tonificação). As agulhas foram retidas por 30 minutos. As sessões de acupuntura foram administradas uma vez por dia, por um total de 30 dias consecutivos. A fórmula à base de plantas usada neste estudo (Si Jun Zi Tang modificado) continha os seguintes ingredientes:

Huang Qi 30 gramas
Tai Zi Shen 30
Ze Xie 15
Da Fu Pi 15
Fu Ling 12
Sang Bai Pi 10
Chao Bai Zhu 10
Gan Cao 3
Ervas adicionais foram prescritas com base em diferentes padrões de diagnóstico. Para estase de sangue no fígado e baço, foram adicionadas as seguintes ervas:

Xian He Cao 30 gramas
Dan Shen 20
Bie Jia 15
Di Yu 15
Huai Hua 15
Para fabricação e encadernação de calor úmido, foram adicionadas as seguintes ervas:

Ji Gu Cao 30 gramas
Mian Yin 20
Bai Hua She She Cao 20
Para estagnação do qi e obstrução úmida, foram adicionadas as seguintes ervas:

Mai Ya 30 gramas
Sha Ren 10
Hou Po 10
Chen Pi 8
Para a umidade úmida do baço, foram adicionadas as seguintes ervas:

Mu Gua 10 gramas
Gan Jiang 6
Cao Guo Ren 6
Mu Xiang 6
Os pesquisadores observam que os ingredientes beneficiam o baço e o fígado, liberam os canais, drenam a água patogênica, aceleram a circulação sanguínea e ajudam o corpo a remover a estase sanguínea. A dosagem prescrita foi uma decocção diária. Os ingredientes acima foram fabricados com água para obter uma decocção de 350 ml, que foi então dividida em 2 porções, tomadas separadamente de manhã e à noite. Os pacientes consumiram o fitoterápico TCM nessa taxa por 30 dias consecutivos.

Resultados
Os resultados indicam que a acupuntura e as ervas combinadas à terapia medicamentosa em um protocolo de tratamento integrado são mais eficazes que a monoterapia medicamentosa. Li et al. concluímos que a acupuntura e as ervas são seguras e eficazes para o alívio da cirrose hepática.

Referência:

[1] Li J, Luo JC, Fu HM, Chen H, Feng LM. Clinical Study on Acupuncture plus Si Jun Zi Decoction in Treating Hepatocirrhosis [J]. Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion, 2019,38(04):369-373.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This