MEDICINA CHINESA MELHORA ÍNDICE DE GESTAÇÃO

De 10 de junho de 2020Sem categoria

A Medicina Chinesa melhora a permeabilidade das trompas uterinas e aumenta as taxas de gestação. Uma combinação de acupuntura com agulha quente e fitoterapia chinesa melhora a permeabilidade tubária e aumenta as taxas de gravidez em mulheres com obstrução das trompas uterinas. Essas são as conclusões de um estudo realizado no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Medicina Chinesa de Tongchuan (Shaanxi, China). [1]

O estudo comparou dois grupos. Um deles recebeu acupuntura com agulha quente e a fórmula herbal Tong Guan Tang. O outro recebeu monoterapia em Tong Guan Tang. O tamanho da amostra foi de 88 mulheres com trompas uterinas obstruídas. A taxa efetiva total no grupo de acupuntura e ervas foi de 93% em comparação com 70% no grupo de controle de monoterapia com fitoterapia. Um total de 39% no grupo de acupuntura ficou grávida dentro de 12 meses após o tratamento, em comparação com 14% no grupo de controle de monoterapia com ervas. O estudo observa que a acupuntura mais ervas é um tratamento seguro e eficaz para as trompas uterinas obstruídas  e é digno de promoção clínica quando aplicada em ambientes clínicos controlados.

Um total de 88 mulheres foram recrutadas para o estudo e foram aleatoriamente designadas para o grupo controle ou o grupo de acupuntura. O grupo controle foi composto por 44 mulheres, com idades entre 22 e 37 anos (idade média de 32 anos). As mulheres tentaram engravidar sem sucesso por 1,5 a 8 anos (média 3,7 anos) e houve 18 casos de infertilidade primária e 26 casos de infertilidade secundária. Das 88 trompas  no grupo controle, 46 estavam totalmente obstruídas e 42 parcialmente obstruídas. O grupo de acupuntura era composto por 44 mulheres, com idades entre 23 e 38 anos (idade média de 32,1 anos). As mulheres tentaram engravidar sem sucesso por 2 a 7 anos (média de 3,8 anos) e houve 16 casos de infertilidade primária e 28 casos de infertilidade secundária. Das 88 trompas  no grupo de acupuntura, 43 estavam totalmente obstruídas e 45 parcialmente obstruídas. Não houve diferenças estatisticamente significativas nas características basais entre os dois grupos no início da investigação (p> 0,05).

Acupuntura e Ervas
Ambos os grupos foram tratados com Tong Guan Tang, composto pelas seguintes ervas:

Huang Qi 20g
Yi Mu Cao 20g
Gui Zhi 15g
Tao Ren 15g
San Leng 15g
Dang Gui 15g
Chi Shao 15g
Bai Jiang Cao 15g
Hong Hua 12g
Dan Pi 12g
E Zhu 12g
Chuan Xiong 12g
Fu Ling 12g
Lu Lu Tong 9g
Gan Cao 6g
As ervas foram decoctadas em água e tomadas diariamente enquanto quentes, divididas em duas doses pela manhã e à noite. A fórmula foi introduzida 3 dias após o último dia do período menstrual e interrompida durante a menstruação. Um curso de tratamento foi composto por um ciclo menstrual. Após cada curso, um teste de gravidez foi administrado e o tratamento foi interrompido se fosse positivo. Se o teste foi negativo, o tratamento continuou por até um total de 3 ciclos. Além disso, os pacientes designados para o grupo de acupuntura receberam tratamento nos seguintes pontos de acupuntura:

Zigong
Zhongji
Qihai
Hegu
Sanyinjiao
Taixi
Após a desinfecção padrão, agulhas estéreis descartáveis ​​foram inseridas e manipuladas por rotação, usando uma técnica de redução de reforço balanceada. Uma vez no local, um pedaço de rolo de moxa foi preso às alças da agulha e inflamado. As agulhas foram removidas assim que a moxabustão terminou e as agulhas esfriaram. O tratamento foi administrado por 5 dias consecutivos, seguido de um descanso de 2 dias. O tratamento foi interrompido durante a menstruação e cada ciclo menstrual constituía um curso de tratamento. Um teste de gravidez foi administrado no final de cada curso para determinar se o tratamento cessaria ou continuaria.

Resultados
As medidas de resultado para o estudo incluíram RI da artéria ovariana (índice de resistência) e IP (índice de pulsatilidade), medidos por ultrassonografia doppler em cores abdominal, viscosidade completa do sangue (alto cisalhamento), níveis de fibrinogênio e taxas de gravidez após 6 meses e 1 ano. As taxas efetivas totais também foram calculadas para cada grupo de acordo com a permeabilidade tubária geral.

O RI médio pré-tratamento foi de 0,56 no grupo controle e de 0,57 no grupo acupuntura. Após o tratamento, caiu para 0,55 e 0,51, respectivamente. O IP médio pré-tratamento foi de 2,95 no grupo controle e 2,96 no grupo acupuntura. Após o tratamento, caiu para 2,89 e 2,48, respectivamente. Melhorias significativamente maiores em ambas as medidas foram observadas no grupo de acupuntura (p <0,05).

A viscosidade média do sangue pré-tratamento foi de 5,8 mPa-s no grupo controle e no grupo acupuntura. Após o tratamento, caiu para 5,5 mPa-s no grupo controle e 4,2 mPa-s no grupo acupuntura. O fibrinogênio médio pré-tratamento foi de 4,4 g / L nos dois grupos. Após o tratamento, caiu para 4,2 g / L no grupo controle e 3,0 g / L no grupo acupuntura. Melhorias significativamente maiores foram observadas no grupo de acupuntura (p <0,05), indicando um possível efeito aditivo ou sinérgico da terapia combinada.

No seguimento de 6 meses, 4 mulheres no grupo controle e 13 no grupo acupuntura engravidaram. Nos 12 meses de acompanhamento, mais 2 mulheres no grupo controle e 4 mulheres no grupo acupuntura engravidaram. As taxas gerais de gravidez após 1 ano foram de 14% e 39%, respectivamente (p <0,05).

As taxas efetivas totais foram calculadas para cada grupo. Cada caso foi classificado como recuperado, melhorado ou ineficaz, de acordo com a permeabilidade tubária avaliada por radiografia. No grupo controle, houve 15 casos recuperados, 16 aprimorados e 13 ineficazes, resultando em uma taxa efetiva total de 70%. No grupo de acupuntura, houve 32 casos recuperados, 9 melhorados e 3 ineficazes, produzindo uma taxa efetiva total de 93%. A diferença nas taxas efetivas entre os dois grupos foi estatisticamente significante (p <0,05).

Os resultados deste estudo sugerem que a medicina herbal chinesa melhora a permeabilidade tubária e as taxas de gravidez, mas seus efeitos são bastante aumentados pela adição de acupuntura com agulha quente. Nenhuma reação adversa foi relatada em nenhum dos grupos, indicando que esses tratamentos são seguros e bem tolerados quando aplicados por acupunturistas licenciados em ambientes clínicos controlados.

 

Reference:
Xiao Jinhuan (2019), “Clinical observation on treatment of infertility due to fallopian tube blockage with traditional Chinese medicine Tong Guan Tang and warm acupuncture,” Shanxi Medical Journal Vol. 48 (16) pp. 1991, 1992.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This