MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA DISLIPIDEMIA

De 2 de setembro de 2020Sem categoria

A MEDICINA CHINESA É EFICAZ no tratamento da hiperlipidemia. Os pesquisadores do Wuhan First Hospital descobriram que a acupuntura combinada com a terapia medicamentosa alivia a hiperlipidemia e demonstra resultados superiores aos pacientes em relação à monoterapia com medicamentos. Em outro estudo (Xue et al.), Uma fórmula à base de plantas usada para tonificar o baço e transformar a umidade supera a sinvastatina na regulação dos níveis de colesterol no sangue em pacientes com hiperlipidemia.

Jin et al. (Wuhan First Hospital) concluem que o protocolo de combinação de acupuntura com atorvastatina produz resultados superiores ao uso apenas de atorvastatina para controlar a hiperlipidemia. [1] A acupuntura mais atorvastatina (nome comercial Lipitor) produziu uma taxa efetiva total de tratamento de 91,1%. Os comprimidos de atorvastatina sem acupuntura alcançaram uma taxa efetiva total de tratamento de 75,6%. A adição da acupuntura ao protocolo de tratamento medicamentoso aumentou a taxa efetiva total em 15,5%. Os resultados indicam que a acupuntura potencializa a atorvastatina.

Jin et al. teve um tamanho de amostra de 90 pacientes. Os pacientes foram diagnosticados com hiperlipidemia entre dezembro de 2016 e janeiro de 2019. Eles foram divididos aleatoriamente em grupo de tratamento com acupuntura mais medicamentos e grupo controle com monoterapia com medicamentos, com 45 pacientes em cada grupo. Para os pacientes do grupo controle, 10 mg de atorvastatina foi administrado diariamente, antes de ir para a cama, para controlar os níveis de colesterol no sangue. O grupo de tratamento recebeu acupuntura além do tratamento medicamentoso idêntico administrado ao grupo de controle.

A repartição estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. O grupo de tratamento era composto por 19 homens e 26 mulheres. A idade média no grupo de tratamento foi de 59 ± 11 anos. O curso médio da doença no grupo de tratamento foi de 7,94 ± 2,89 anos. O grupo controle era composto por 20 homens e 25 mulheres. A idade média no grupo controle foi de 59 ± 11 anos. O curso médio da doença no grupo controle foi de 7,98 ± 2,84 anos. Não houve diferenças estatísticas significativas em gênero, idade e curso da doença relevante para medidas de desfecho do paciente para os pacientes inicialmente admitidos no estudo. Os pontos de acupuntura usados ​​para o grupo de tratamento incluíram o seguinte:

(Zusanli)
(Neiguan)
(Fenglong)
(Zhongwan)
(Tianshu)
Para Zusanli, foi aplicada a técnica de manipulação Bu (tonificante). Para Neiguan e Fenglong, a técnica Xie (atenuante) foi usada. Para Zhongwan e Tianshu, a técnica Ping Bu Ping Xie (tonificante e atenuante suave) foi administrada. As técnicas de manipulação foram aplicadas a cada 10 minutos durante o tempo de 30 minutos de retenção da agulha. Os tratamentos de acupuntura foram administrados uma vez ao dia, 6 dias como um curso de tratamento, seguido por um intervalo de 1 dia, para um total de 8 cursos de tratamento.

Os pacientes foram avaliados antes e depois dos cursos de tratamento do tratamento. Primeiramente, foram avaliados os níveis de colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C). Em segundo lugar, os níveis séricos de monóxido de nitrogênio (NO), fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e homocisteína (Hcy) foram calculados. Enquanto níveis mais altos de TC, TG, LDL-C, Hcy indicam um risco maior de hiperlipidemia, níveis mais altos de HLD-C, NO e VEGF estão relacionados a um risco menor de hiperlipidemia. Terceiro, a taxa efetiva total foi medida usando as Diretrizes para Pesquisa Clínica usando TCM New Drugs para medir os níveis de melhoria. Havia 4 camadas no total:

Recuperação: ausência completa de sintomas e melhora ≥95% na pontuação dos sintomas da MTC
Significativamente eficaz: ausência significativa de sintomas e ≥70%, mas <95% de melhora na pontuação dos sintomas da MTC
Eficaz: os sintomas mostraram melhora e ≥30%, mas <70% de melhora na pontuação dos sintomas da MTC
Ineficaz: nenhuma melhoria visível.
O estudo confirma que o protocolo de tratamento combinado de acupuntura mais medicamentos supera a monoterapia com drogas. Em comparação com o grupo controle de drogas, a acupuntura mais atorvastatina produziu resultados superiores na redução dos níveis de TG, TC, LDL-C e Hcy, enquanto simultaneamente aumentava os níveis de HDL-C, NO e VEGF.

Outro estudo. Os pesquisadores (Xue et al., Shenyang Fourth People’s Hospital) concluem que “o tratamento com ervas chinesas para hiperlipidemia tem um efeito curativo óbvio”. [2] No estudo, uma fórmula que tonifica o baço e transforma a umidade superou a terapia medicamentosa que consiste em sinvastatina. A sinvastatina é um medicamento para baixar o colesterol. O medicamento fitoterápico usado no estudo produziu melhorias mais significativas nos níveis de TG, TC, HDL e LDL do que a sinvastatina.

Para este estudo, 110 indivíduos com hiperlipidemia foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: grupo de tratamento e grupo de controle. O grupo controle recebeu de 10 a 20 mg de sinvastatina diariamente, por um total de um mês. O grupo de tratamento recebeu uma decocção de ervas tradicional. A decocção foi dividida em 2 porções, tomadas separadamente de manhã e à noite. Os tratamentos foram administrados todos os dias durante um mês. A fórmula incluiu os seguintes ingredientes:

Dan Shen 15 g
Shen Qu 10 g
Shan Zha 30 g
Chen Pi 10 g
Huang Jing 15 g
Ban Xia 10 g
Zé Xie 15 g
Jiao Gu Lan 10 g
Cao Jue Ming 15 g
Após o tratamento, os níveis de CT no grupo de tratamento com fitoterápicos diminuíram de 7,16 ± 1,15 para 3,51 ± 0,80 mmol / L, enquanto que no grupo de controle diminuíram de 7,20 ± 1,10 para 4,89 ± 0,90 mmol / L. Ambos os grupos demonstraram melhorias.

Os níveis de TG no grupo de tratamento fitoterápico caíram de 2,55 ± 0,51 para 1,22 ± 0,40, mais significativo do que o grupo controle, cujo nível de TG caiu de 2,51 ± 0,53 para 1,95 ± 0,42 mmol / L. Os níveis de LDL no grupo de tratamento diminuíram de 4,30 ± 0,76 para 2,61 ± 0,63 mmol / L, superiores aos declínios no grupo de controle de 4,32 ± 0,85 para 3,59 ± 0,67 mmol / L. Os níveis de HDL no grupo de tratamento aumentaram de 0,80 ± 0,11 para 1,69 ± 0,07, enquanto que no grupo controle aumentou de 0,81 ± 0,11 para 1,10 ± 0,10. Ambos os grupos mostraram melhorias. O grupo de fitoterápicos ultrapassou o grupo de medicamentos ao produzir resultados superiores.

Os pesquisadores testaram várias abordagens para a aplicação de acupuntura e fitoterapia. Os resultados demonstram que tratamentos de acupuntura e fitoterapia consistentes e frequentes geram resultados positivos significativos para pacientes com hiperlipidemia.

 

References:
[1] Jin H, Li XS, Wang Q, Zhang HX. The effect of acupuncture on hyperlipidemia and its influence on blood lipids [J/OL]. Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion: 1 – 6. issn.1005-0957.2020.13.1080.

[2] Xue F. Efficacy of Chinese herbal medicine for tonifying the spleen and transforming dampness in the treatment of hyperlipidemia and its effect on blood lipid levels [J]. Guide of China Medicine, 2018,16(17):181.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This