ARTRITE NO JOELHO E A MEDICINA CHINESA

De 15 de janeiro de 2021Sem categoria

A Medicina Chinesa foi considerada eficaz para o tratamento da osteoartrite do joelho (KOA) em um ensaio clínico controlado conduzido no Hospital Ziyang de Medicina Tradicional Chinesa. A investigação variou de janeiro de 2018 a setembro de 2019. Os pesquisadores determinaram que a eletroacupuntura aplicada ao longo do meridiano de Shaoyang, complementada com o treinamento funcional, promove acentuadamente o alívio da dor, bem como a restauração da função articular do joelho, sem causar efeitos colaterais. [1]

A amostra foi composta por um total de 120 pacientes, com idades entre 40 e 75 anos. Todos os pacientes estavam em um estágio inicial ou intermediário em termos de duração da doença. Os sintomas comuns incluem disfunção muscular ao redor dos joelhos e dificuldade para andar. Os critérios de exclusão foram os seguintes: osteomielite, tumores ósseos, coração, fígado e insuficiência renal, doenças graves de órgãos internos, artrite deformante, tumores malignos ou benignos do joelho, distúrbios mentais ou ingestão de qualquer medicamento que possa potencialmente interferir no estudo. Os 120 sujeitos foram divididos em um grupo de eletroacupuntura e um grupo de observação. Não houve diferença estatística significativa entre os dois grupos antes do julgamento.

Os pacientes no grupo de observação receberam cápsulas de sulfato de glucosamina (50 mg por dose, três vezes ao dia). Além de tomar a medicação, os pacientes também realizavam um treino diário com o objetivo de restaurar a estabilidade e flexibilidade da articulação do joelho. Os tratamentos duraram 30 dias. A intensidade e a duração das sessões de treinamento foram baseadas nos níveis de tolerância individual dos pacientes. As principais rotinas de exercícios são listadas a seguir:

  • Os pacientes sentaram-se com as costas retas, levantaram ambas as pernas e dobraram os pés para dentro.
  • Os pacientes assumiram a posição de pé com os dois pés separados, alternadamente dobrados nos joelhos e quadris, voltando a ficar em pé.
  • Os pacientes assumiram a posição supina, levantando e alongando alternadamente as duas pernas.
  • Os pacientes assumiram uma posição dorsal, puxando alternadamente as pernas esquerda e direita mais perto do peito.
  • Os pacientes assumiram uma posição prostrada e, em seguida, dobraram as pernas para que os pés alcançassem os quadris.

No mesmo período, o mesmo protocolo de treinamento funcional e medicamento foi aplicado ao grupo de acupuntura; no entanto, os pacientes também receberam tratamento de eletroacupuntura em dois pontos ao longo do meridiano de Shaoyang:

  • (Yanglingquan)
  • (xiyanguan)

Os pacientes sentaram-se para os tratamentos de acupuntura. Alternativamente, uma posição supina com os joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus também era viável. As agulhas de acupuntura foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura com uma onda densa esparsa. O eletrodo positivo foi conectado a Yanglingquan e o eletrodo negativo foi conectado a Xiyangguan. A frequência foi ajustada para 4/20 Hz, com o nível de intensidade definido para os níveis de tolerância do paciente. As agulhas foram retidas por 30 minutos após o início da eletroacupuntura. Idealmente, uma sensação de entorpecimento ou contração foi alcançada para significar a chegada de deqi.

Os indicadores de avaliação incluíram a escala visual analógica (VAS), a pontuação do joelho de Lysholm, a Western Ontario e a McMaster University Osteoartrite Survey Scale e as pontuações da amplitude de movimento (ROM). As medidas de resultado consistiram em quatro categorias: clinicamente controlado (dor na articulação do joelho eliminada, função da articulação do joelho recuperada), significativamente eficaz (dor nas articulações do joelho e rigidez aliviada, função da articulação do joelho recuperada melhorada), eficaz (sintomas ligeiramente aliviados), ineficaz (sintomas persistentes ou piorar). Após a conclusão do tratamento, o grupo de acupuntura teve uma taxa de eficácia mais alta (56%) em comparação com o grupo de observação de drogas (45%). Os pesquisadores observam que os dados indicam que a acupuntura melhora significativamente o alívio da dor e facilita a restauração da função da articulação do joelho.

De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, a osteoartrite  pode ser categorizada como síndrome bi (痹症), indicando que causa dor e dormência. Os principais fatores incluem deficiência de qi e sangue, deficiência de fígado e rim e estagnação de meridianos e colaterais devido a influências perniciosas externas e deficiência. Tradicionalmente, os procedimentos de tratamento se concentram no relaxamento dos tendões e na ativação dos colaterais, combinados com o fortalecimento dos ossos e a eliminação da estagnação. A acupuntura, incluindo a acupuntura com agulha quente, em Yanglingquan e Xiyangguan é usada para reduzir consideravelmente a dor e melhorar a função da articulação do joelho.

Uma análise independente da clínica Medicina Chinesa Brasil sobre a seleção do ponto de acupuntura mostra que ambos os pontos  são locais na região do joelho. O Huangdi Neijing (Clássico da Medicina do Imperador Amarelo) observa que “o joelho é a casa dos tendões”. De acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Yanglingquan  é o ponto de encontro dos tendões (ponto de encontro dos tendões de Hui) e beneficia as articulações. Agulhar este ponto  beneficia os tendões, incluindo áreas relacionadas aos joelhos. Esta função é confirmada no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão de Yang Jizhou, escrito durante a Dinastia Han. Este trabalho clássico de MTC descreve: “para doenças dos tendões, selecione Yanglingquan “. Este ponto de acupuntura também  é especificamente indicado para inflamação e dormência nos joelhos, dor por frio, síndromes bi, hemiplegia e incapacidade de levantar as pernas.

A escolha do (Xiyangguan) é lógica, dada sua localização na face lateral do joelho, na depressão acima do epicôndilo lateral do fêmur. A tradução literal de Xiyangguan é porta do joelho yang. Sua função é beneficiar tendões e articulações e também dissipar a umidade do vento. Outros pontos de acupuntura comuns usados ​​para beneficiar os joelhos que não foram utilizados durante este estudo incluem o seguinte: Xiyan, Xixia, Heding.

Reference:

1. Cao HB, Wang SM, Gui GF, Clinical effects of electroacupuncture along Shaoyang meridian combined with functional training on knee osteoarthritis, Chinese Journal of Rehabilitation, Dec 2020.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This