CONSTIPAÇÃO INTESTINAL E MEDICINA CHINESA

De 22 de janeiro de 2021Sem categoria

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL E MEDICINA CHINESA

A Medicina Chinesa  foi considerada eficaz no tratamento da constipação induzida pela doença de Parkinson em um estudo clínico recente conduzido no Hospital de Medicina Tradicional Chinesa da cidade de Wuhan. Os pesquisadores determinaram que a Medicina Chinesa alivia significativamente os sintomas não motores. Além disso,  melhorou significativamente os escores de qualidade de vida dos pacientes sem os efeitos colaterais associados aos laxantes ou à ingestão de agentes gastrointestinais. [1]

A duração do estudo foi de janeiro de 2018 a janeiro de 2019 e a amostra foi composta por 66 pacientes com constipação intestinal por Doença de Parkinson. A faixa etária dos 66 pacientes foi de 45 a 70 anos. Os critérios de inclusão foram baseados nos Critérios de Diagnóstico para a Doença de Parkinson da China (Edição de 2016) e Critérios de Diagnóstico Roman III para Gastroenterologia Funcional .

Os pacientes foram divididos aleatoriamente em um grupo de observação e um grupo de acupuntura, com cada grupo consistindo de 33 pacientes. Para o grupo de observação, os 18 homens e 15 mulheres tinham idade média de 64,82 ± 12,23 e tempo de doença de 3,76 ± 1,76 anos. Para o grupo de acupuntura, 17 homens e 16 mulheres tinham idade média de 64,41 ± 11,89 e duração da doença de 3,79 ± 1,86 anos. Nenhuma diferenciação estatística foi observada entre os dois grupos antes de iniciar o aspecto do tratamento da investigação.

Ambos os grupos receberam tratamento por um período de 20 dias. Antes e depois do tratamento, três parâmetros foram usados ​​para registrar e avaliar a condição dos pacientes: Escore de Constipação de Cleveland (CSS), Escala de Qualidade de Vida para Pacientes com Constipação (PAC-QOL) e Questionário de Qualidade de Vida para Pacientes de Parkinson (PDQ39).

Para o grupo de observação, Madopar (levodopa mais benserazida) foi prescrito aos pacientes, em doses de acordo com a gravidade da doença. Para o grupo de acupuntura, Madopar mais tratamento de acupuntura regular (incluindo acupuntura com agulha quente) foi administrado. Uma posição supina foi tomada e agulhas de acupuntura filiformes estéreis de 0,25 × 40 mm foram inseridas bilateralmente nos dois pontos a seguir:

  • (Shangjuxu)
  • (Zusanli)

Depois de obter uma sensação de deqi, uma técnica de manipulação Ping Bu Ping Xie (tonificante e atenuante suave) foi empregada junto com a estimulação manual dos pontos de acupuntura em intervalos de 10 minutos. As agulhas foram retidas por um total de 30 minutos. Além disso, a acupuntura com agulha quente foi aplicada ao seguinte:

  • (Tianshu)
  • (Qihai)

Após a obtenção da sensação de deqi, a moxa foi fixada na ponta das agulhas e mantida por 30 minutos. Os resultados do estudo indicam que os pacientes experimentaram uma mudança significativa nos escores CSS e PAC-QOL. O grupo que recebeu acupuntura mais medicamentos teve pontuações significativamente melhores após o tratamento do que o grupo de monoterapia com drogas.

Neste estudo, Tianshu foi usado como o ponto de acupuntura principal porque é um ponto de acupuntura do canal principal usado para o tratamento de problemas de motilidade intestinal. Com base nos princípios da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), Tianshu serve para separar a essência do desperdício de alimentos, regular o qi e eliminar o acúmulo de retenção de alimentos.

Qihai, localizado ao longo do Vaso da Concepção (任脉), é outro ponto importante na regulação da digestão, pois pode complementar o Tianshu e ativar o qi na região abdominal inferior. Além disso, um estudo anterior em 2010 determinou a eficácia do Tianshu no tratamento da constipação por trânsito lento (STC). [2] O estudo envolveu 120 pacientes e durou de agosto de 2008 a outubro de 2009. Neste estudo, os pacientes que receberam tratamento de eletroacupuntura apresentaram melhora acentuada em todos os parâmetros de observação. O grupo controle recebeu apenas doses diárias de lactulose por um curso de 20 dias. O grupo eletroacupuntura recebeu tratamento em Tianshu (bilateral). As agulhas foram conectadas a um dispositivo de eletroacupuntura, a 2/15 Hz por 30 minutos por sessão. Durante o tratamento,o objetivo era que os pacientes sentissem dor sutil ou estimulação da área abdominal. Os dados indicam que o grupo de eletroacupuntura teve melhores resultados para alívio da dor e melhora na restauração da frequência de defecação.

Ambos os estudos indicam que a Medicina Chinesa é um tratamento eficaz para o alívio da constipação. Tianshu  se destaca como um importante ponto de acupuntura para a restauração da motilidade gastrointestinal. Com base nas evidências, estudos adicionais são necessários para confirmar os resultados.

References:
1. Jiang Lei, Ke Jinsheng, Jin Jing, Clinical observation of treating Parkinson Disease-induced constipation, Neural Injury And Functional Reconstruction,December 2020, Vol.15, No.12.

2. Duan Jin-xiu,Peng Wei-na , Liu Zhi-shun , Yang De-li, Guo Jun, Cai Heng-jing, Clinical Observation on the Treatment of Slow Transit Constipation by Deeply Inserting Tianshu Acupoint, Shanghai Acupuncture Magazine, 2010, 29.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This