MEDICINA CHINESA E APNÉIA

De 17 de março de 2021Sem categoria

A Medicina Chinesa aumenta a taxa efetiva total da terapia medicamentosa para o alívio da síndrome da apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS). Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Jiaotong de Xangai combinaram a acupuntura com a terapia medicamentosa (montelucaste mais mometasona). Os pacientes que receberam apenas medicamentos tiveram uma taxa efetiva total de 60,0%. A adição da acupuntura aumentou a taxa efetiva para 80,0%. [1] Os resultados foram medidos com o índice de apnéia e hipopnéia (IAH), pontuações mínimas de saturação arterial noturna de oxigênio (SaO2) e indicadores de comprometimento da atenção na conclusão de todos os tratamentos médicos.

Os pesquisadores (Yu et al.) Usaram o seguinte desenho de estudo. Um total de 60 pacientes foram tratados e avaliados. Os pacientes foram diagnosticados com SAHOS leve a moderada. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de tratamento com acupuntura e um grupo de controle, com 30 pacientes em cada grupo. Para os pacientes do grupo controle, foram administrados grânulos de montelucaste e spray nasal de mometasona. O grupo de tratamento recebeu acupuntura, além dos tratamentos com drogas idênticas administradas ao grupo de controle de drogas.

A repartição estatística para cada grupo randomizado foi a seguinte. Para ambos os grupos, havia 14 homens e 16 mulheres. A idade mais jovem era três anos; o mais velho tinha seis anos. O curso mais curto da doença foi de três meses e o mais longo, de 14 meses. Não houve diferenças estatísticas significativas em sexo, idade e curso da doença relevante para medidas de desfecho do paciente para os pacientes inicialmente admitidos no estudo.

Todos os pacientes receberam grânulos de montelucaste e spray nasal de mometasona (4 mg de grânulos de montelucaste, 1 spray de mometasona em cada narina por dia). O tratamento medicamentoso durou três meses. Montelucaste (nome comercial Singulair) é um antagonista do receptor de leucotrieno oral. Mometasone é um esteróide. Ambos os medicamentos são usados ​​para tratar o estreitamento das vias aéreas. Os pontos de acupuntura primários usados ​​para o grupo de tratamento incluíram o seguinte:

(Yingxiang)
(Yintang)
(Shangxing)
(Hegu)
(Renying)
(Lianquan)
Os pontos de acupuntura secundários foram adicionados com base em considerações de diagnóstico. Para pacientes com deficiência de qi do pulmão, o seguinte ponto de acupuntura foi adicionado: (Feishu). Para pacientes com deficiência de qi do baço, os seguintes pontos de acupuntura foram adicionados: (Pishu), (Zusanli). Os tratamentos de acupuntura começaram com os pacientes sentados. Após a desinfecção dos locais dos pontos de acupuntura, uma agulha filiforme descartável de 0,35 mm x 13–25 mm foi inserida em cada ponto de acupuntura com alta velocidade de entrada da agulha.

Para Yingxiang, a agulha foi inserida em direção ao local do Bitong com a técnica de levantamento, até uma profundidade de 0,5 cun. Para Yintang, a agulha foi inserida em direção à raiz nasal e aplicada com a técnica de lifting para obter uma sensação de deqi em direção à ponta nasal. Para Shangxing, a agulha foi inserida em direção à ponta nasal por um comprimento de 1 cun, transversalmente.

Para Hegu, a agulha foi inserida obliquamente e proximalmente a uma profundidade de 1–1,5 cun. Para Renying e Lianquan, as agulhas foram inseridas em um ângulo de 90-180 graus e foram torcidas a uma frequência de 200 vezes / min por 30 segundos. Nenhuma retenção de agulha foi necessária para esses dois pontos. Para Feishu, Pishu e Zusanli, as agulhas foram inseridas perpendicularmente a uma profundidade de 0,5-1 cun. Com exceção de Renying e Lianquan, as agulhas foram retidas por 30 min. O tratamento foi realizado 3 vezes por semana, por um total de 3 meses.

Os pacientes foram avaliados antes e após o curso do tratamento. Primeiro, o IAH e os níveis mínimos de SaO2 noturno foram medidos para determinar a gravidade da SAHOS. Em segundo lugar, o quociente de atenção em escala total (FSAQ) e o quociente de controle de resposta em escala total (FSCQ) foram calculados para quantificar o comprometimento da atenção. Terceiro, a eficácia do tratamento para cada paciente foi categorizada em 1 de 4 níveis com base nos níveis de IAH e SaO2:

Recuperação: Ausência de sintomas. Sem apnéia ou hipopnéia. O SaO2 mínimo> 90%.
Significativamente eficaz: ausência significativa de sintomas. IAH ≥ 1 e ≤ 5 vezes / h. O SaO2 mínimo entre 85 – 90%.
Eficaz: os sintomas apresentaram melhora. IAH ≥ 5 e ≤ 15 vezes / h. O SaO2 mínimo entre 80 – 94%.
Ineficaz: os sintomas não mostraram melhora visível.
A taxa efetiva total foi de 80,0% no grupo de tratamento com acupuntura e 60,0% no grupo controle com monoterapia com drogas, com uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. Houve diferenças estatisticamente significativas pós-tratamento no IAH, escores de SaO2 e indicadores de comprometimento da atenção entre os dois grupos.

Os resultados indicam que o uso da acupuntura em um protocolo de tratamento integrativo aumenta significativamente a taxa efetiva. Yu et al. concluem que a acupuntura é um tratamento eficaz para o alívio da SAHOS pediátrica leve a moderada e melhora significativamente os resultados para pacientes de terapia medicamentosa.

Reference:
[1] Yu PB, Ding LF, Chen J. Observations on the Efficacy of Combined Acupuncture and Medicine for Mild to Moderate Obstructive Sleep Apnea-Hypopnea Syndrome [J]. Shanghai Journal of Acupuncture and Moxibustion, 2021, 40(02):163-167.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This