MEDICINA CHINESA NO TRATAMRNTO DE NEUROPATIA DIABÉTICA

De 7 de novembro de 2022Sem categoria

A Medicina Chinesa demonstra eficácia clínica no alívio dos sintomas de pacientes com neuropatia periférica diabética (DPN). Pesquisadores do Ruzhou Jiren Diabetes Hospital e do First People’s Hospital of Ruzhou realizaram um estudo clínico e analisaram os efeitos de dois protocolos de tratamento. Os resultados mostram que a abordagem integral de combinar acupuntura com agulha quente com suplementos de vitamina B-12 supera a monoterapia com vitamina B-12. [1]

Parâmetros observacionais, incluindo avaliação da função motora de Fugl-Meyer (FMA) e sistema de pontuação clínica de Toronto (TCSS), foram usados ​​para medir a eficácia clínica e gravidade da condição. Os índices de glicemia (Glu) dos pacientes, consistindo em glicemia de jejum (GBG), glicemia pós-prandial de 2 horas (2h PG), superóxido dismutase (SOD) e malondialdeído (MDA) foram registrados e comparados entre os dois grupos. A velocidade de condução nervosa sensorial (SCV) e a velocidade de condução nervosa motora (MCV) foram analisadas para medir a mobilidade.

Com base nessa escala, no grupo integral que consiste em acupuntura com agulha quente e vitamina B-12, 30 foram significativamente eficazes, 25 foram eficazes e 5 foram ineficazes. A taxa de eficácia total foi de 91,67%. No grupo de controle de vitamina B-12, 25 foram significativamente eficazes, 22 foram eficazes e 13 foram ineficazes. A taxa de eficácia total foi de 78,33%.
O estudo utilizou uma amostra de 120 casos internados no hospital de janeiro de 2019 a fevereiro de 2021. Os pacientes foram randomizados em um grupo de tratamento integral e um grupo de suplementação de vitamina B-12, com 60 casos em cada grupo.
 Os resultados demonstram que a Medicina Chinesa otimiza os resultados dos pacientes com neuropatia periférica diabética quando adicionada a um programa de ingestão de vitamina B-12.

Referência:
[1] Niu Yatao, Sun Lijun, Clinical Effect of Acupuncture and Moxabustion on Diabetic Peripheral Neuropathy, Clinical Medicine Research and Practice, June 2022, Volume 7, Issue 18.

Medicina Chinesa Brasil

Autor Medicina Chinesa Brasil

Mais mensagens de Medicina Chinesa Brasil

Deixe uma resposta

Share This